Buscar

Posicionamento- Acesso Venoso Central

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ÁGATA BEOLCHI
Posicionamento- Acesso Venoso Central
Antes da realização do acesso é necessário posicionar o paciente adequadamente dependendo do sítio que irá utilizar e se posicionar adequadamente em relação ao paciente para que tenha maiores probabilidades de sucesso no seu procedimento.
Veia Subclávia Direita
Você irá se posicionar à direita do seu paciente, o paciente pode estar deitado em 180° graus. A posição de Trendelemburg irá aumentar o calibre do vaso, essa manobra consiste em elevar os membros inferiores do paciente em relação a posição do tórax, o paciente fica levemente inclinado para baixo.
Tração do paciente para baixo: o próprio paciente pode tracionar o ombro para baixo ou alguém, com essa manobra a clavícula é inclinada para baixo, fazendo com que se anteriorize mais em relação a artéria, essa manobra é interessante se estiver possuindo dificuldade técnica ou se puncionar a artéria em uma primeira tentativa, o deslocamento da clavícula e naturalmente da veia subclávia te dará maior segurança durante o procedimento aumentando suas chances de conseguir executar com  maior tranquilidade.
A altura da maca também é importante, quando deixa muito baixa talvez tenha uma dificuldade técnica, a altura ideal é aproximadamente na altura da sua cintura pois estará anatomicamente mais bem posicionado em relação ao paciente. 
Outro ponto importante é pedir para o seu paciente virar contralateral ao lado que irá puncionar, pois além de conseguir visualizar o trígono com maior clareza estará posicionado de uma forma mais adequada e ergonomicamente irá facilitar o seu procedimento. 
Especialmente quando fizer um acesso de jugular direita recomendamos que esteja a direita do seu paciente porque irá inserir a agulha em direção ao mamilo do paciente, ou seja, se estiver posicionado de frente para o trígono e de frente para o mamilo não precisará fazer tanto esforço, irá te facilitar no procedimento estando adequadamente posicionado.
Agora quando o paciente apresentar uma anatomia desfavorável uma boa estratégia é solicitar que o paciente levante um pouco a cabeça, pois quando o paciente levanta a cabeça independente se for obeso, se apresentar dificuldade de observar a anatomia dele, com essa elevação da cabeça você consegue palpar essa depressão entre os ventres do músculo esternocleidomastoideo. 
Quando precisar fazer um acesso na artéria femoral do seu paciente, independente da femoral que for acessar, seja esquerda ou direita, se for destro se posicione sempre à direita do paciente. Também sempre posicione o material à sua direita, para que não necessite fazer manobras para buscar os materiais. 
Na artéria femoral direita é importante que o paciente dobre o joelho e posicione o calcanhar contralateral, sendo possível a visualização das artérias dos membros inferiores, a sua chance de sucesso é muito maior, conseguindo estar pronto para executar o Acesso Venoso Central com mais sucesso.

Continue navegando