Buscar

Caroline dos Santos Camilo_Helenara Regina Sampaio Figueiredo_Cristiane Carvalho Trindade_Daniel Lima Ruas_Resumo expandido

Prévia do material em texto

Atividades de revisão de literatura em um projeto de iniciação científica (IC) E EAD: dificuldades iniciais de alunos IC
Helenara Regina Sampaio Figueiredo (UNOPAR)
Caroline dos Santos Camilo (UNOPAR)
Cristiane Carvalho Trindade (UNOPAR)
Daniel Lima Ruas (UNOPAR)
Introdução
A função básica da iniciação científica é colocar o aluno de graduação em contato com o método científico, isto é, com as diferentes etapas do processo de pesquisa (Silva, 2012; Massi e Queiroz, 2015). Ser alunos de IC traz benefícios (UNOPAR, 2018) como trabalhos publicados em eventos científicos, domínio da metodologia científica. A iniciação científica pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades de argumentação, linguagem, comunicação, sistematização. O ingresso de estudantes de Iniciação Científica em um projeto de iniciação científica exige planejamento e uma orientação adequada por parte do pesquisador sobre os procedimentos da pesquisa científica. 
Objetivo: 
Identificar a partir de uma atividade de iniciação científica aos alunos IC, as possíveis dificuldades deles relacionadas a realização de uma revisão de literatura da temática “iniciação científica” nos cursos de Nutrição, Pedagogia e Engenharia.
Material e Método
A pesquisa é qualitativa, parte envolva a pesquisa bibliográfica e outra etapa envolve a apresentação relatando uma experiência em uma atividade de revisão de literatura como atividade inicial para os estudantes de um projeto de iniciação científica EAD. A atividade consistia em levantar pesquisas no Portal de periódicos da Capes com a temática “iniciação científica”. Foi explicado para os alunos a atividade e como pesquisar no portal da Capes. A partir das orientações, os alunos de IC faziam a síntese, conforme a orientação e enviavam por e-mail à orientadora. 
Resultados e Discussões
Para Silva (2012), a função básica da iniciação científica é colocar o aluno de graduação em contato com o método científico, isto é, com as diferentes etapas do processo de pesquisa. Fava-de-Moraes e Fava (2000) os alunos de IC possuem um treinamento mais coletivo e com espírito de equipe e detêm maior facilidade de falar em público e de se adaptar às atividades didáticas futuras, aprendem a ler bibliografias de forma crítica. Ao realizarem a busca por artigos que abordavam a “iniciação científica” em cursos de Pedagogia, Nutrição e Engenharia, os três orientandos (IC) tiveram dificuldades, sendo elas: - diferenciar divulgação científica de iniciação científica; - confundiam com pesquisas que envolveram estudos com coleta de dados de graduandos não relacionados a iniciação científica e não realizam a busca avançada corretamente. De 7 sínteses realizadas, somente 1 deles contemplava a iniciação científica, uma vez que a atividade necessitou de novos esclarecimentos da orientadora.
Conclusões
As reflexões sobre as dificuldades identificadas no início das orientações quanto as atividades que envolvem a revisão de literatura podem propiciar estratégias para a prática de busca de dados, o pode facilitar a comunicação e sanar as dificuldades dos orientandos de IC de forma mais ativa. Uma das estratégias pensadas pela orientadora é direcionar os alunos IC para o treinamento que o Portal da Capes oportuniza gratuitamente para a busca de pesquisas, de forma técnica e detalhada.
Referências
FAVA-DE-MORAES F, FAVA M. A iniciação científica: muitas vantagens e poucos riscos. São Paulo Perspec, 2000 jan./mar. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n1/9803.pdf. Acesso em: 18 de julho, 2018.
MASSI, L., QUEIROZ, SL.,orgs. Iniciação científica: aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro. São Paulo: Editora UNESP: 2015, 160 p.
SILVA, Luiz Fernando Ferraz da. Iniciação científica – contexto e aspectos práticos. Rev Med. São Paulo: 2012. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revistadc/article/viewFile/58973/61960. Acesso em: 22 de julho, 2018.
UNOPAR. A iniciação científica. Disponível em: <https://goo.gl/Xeodg3>. Acesso em: 20 de julho, 2018.

Continue navegando