Buscar

Projeto Social (crianças especiais no Kung Fu)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Lutadores especiais
Grupo Summer
06 de Maio de 2011
�
Apresentação
Um grande problema que identificamos na nossa sociedade é o preconceito que crianças e adolescentes especiais (por exemplo, com síndrome de Down) sofrem, a dificuldade que eles têm de se misturar com outros da mesma idade e se sentirem iguais.
Com base nisso, resolvemos realizar um Projeto Social: procuramos um centro que trabalhasse com esse público e nos preparamos para ajudá-los nesse ambiente durante esse semestre.
O local escolhido foi uma academia de Kung-Fu, que é a Arte Marcial mais antiga desenvolvida pelo Homem, por volta de 5 mil anos atrás, onde hoje é a China e arredores.
A Associação Daruma Táishi de Artes Marciais, localizada no bairro Jardim Botânico da cidade do Rio de Janeiro, abriu suas portas às crianças, jovens e adultos especiais, para participar de suas aulas, onde treinam em turmas também com outros jovens sem deficiência física ou mental alguma.
O Kung Fu é uma arte marcial de inclusão, e proporciona o convívio com outras pessoas fora do círculo familiar.
Muitas pessoas especiais e seus familiares vêem nesse esporte um meio de superação das suas deficiências, podendo ser físicas ou mentais.
Num treino de Kung-Fu, os jovens, inclusive os especiais, desenvolvem extremamente a coordenação motora, melhoram a postura, fortalecem os músculos e aprendem defesa pessoal que, de certa forma, os deixa menos suscetíveis a atos covardes como o bullying.
Além disso, aprendem a respeitar o próximo independentemente da idade, pois pessoas mais novas podem ser de um nível mais avançado dentro da hierarquia marcial, portanto superiores. Lá desenvolvem também a disciplina, essencial no local de treino na presença do Mestre - e na sua ausência, conseqüentemente -, o caráter e a honra.
Nesse projeto, nós oferecemos ao Mestre e dono da academia, Renan Tobias, para ajudar essas crianças especiais em seus desenvolvimentos marciais, que então aceitou a nossa proposta.
O nosso objetivo geral é ajudar os alunos especiais a executar golpes desta Arte Marcial, que sempre possuem significados educativos.
Tendo em vista que alguns integrantes do grupo nunca tinham praticado essa luta, tivemos uma semana de treino para poder, então, assessorar aos alunos por mais duas semanas.
Para alcançarmos esse objetivo, cada integrante do grupo foi à academia e, com o consentimento do Mestre, aprendeu as técnicas básicas para um iniciante de Kung-Fu.
Além disso, criamos turmas extras, só para os alunos especiais, fora do horário das turmas que já existem.
O aluno que participa da turma extra recebe mais atenção, já que a atenção do professor não é mais dividida também com os alunos sem deficiência, além de nós do grupo estarmos lá para ajudá-los na aula.
Como os horários nessa Associação são livres, das 14 às 20 horas todos os dias, cada um compareceu no horário que lhe foi mais conveniente.
A academia conta com aproximadamente 25 alunos especiais, dos 9 aos 23 anos. 
�
Justificativa
De acordo com dados do IBGE (Censo 2000), 617 mil pessoas com idade entre 0 e 17 anos apresentam deficiência mental, em um total de 24,6 milhões de pessoas portadoras de algum tipo de deficiência (física, mental, auditiva, visual e motora) no Brasil.
Baseados nesses dados, percebemos também que um grande problema na nossa sociedade é o preconceito que sofrem essas crianças e adolescentes especiais, portadores de algum tipo de deficiência, o que acaba dificultando o convívio com outras pessoas da mesma idade.
Algumas pessoas não vêem esses jovens especiais como indivíduos que possuem apenas necessidades, colocando-os à margem do seu convívio social.
Com base nisso, procuramos um local que trabalhasse com esse público, que foi a academia de Kung-Fu Associação Daruma Táishi de Artes Marciais. Seus principais objetivos são o desenvolvimento integral do ser humano, aprendizado de gentileza, justiça, amizade e integridade e uso do poder das Artes Marciais em prol da paz e não da guerra, além de fortalecimento físico em todos os sentidos.
Dessa forma, visa-se melhorar a comunicação, o desempenho familiar, habilidades sociais, independência na locomoção, saúde, desempenho escolar e no lazer desses deficientes.
Muitos pais de jovens deficientes não sabem o fazer para sociabilizar seus filhos, não conseguem dar limites e noções de responsabilidade e respeito à eles, e esse papel acaba sendo transferido para a figura do Mestre da academia.
Entretanto, são raros os professores e Mestres que se comprometem a ajudar os alunos psicologicamente.
Normalmente é oferecida nas academias apenas o desenvolvimento da parte física, pois um comprometimento de tal importância dá muita responsabilidade ao professor, que muitos preferem não ter.
Os reflexos dos benefícios da prática desse esporte pelos jovens especiais é sentido por todos que o cercam, de forma especial a família e a escola.
�
Objetivos
Objetivo Geral:
Melhorar a inclusão social dos jovens especiais, ajudando-os no aprendizado da Arte Marcial Kung Fu.
Objetivos Específicos:
1) Aumentar a coordenação motora e equilíbrio
2) Aumentar a auto-estima e integração social
3) Aumentar a força
4) Melhorar a postura
5) Diminuir o stress
6) Aprender defesa pessoal
7) Desenvolver disciplina e respeito
Público alvo
Diretos:
Grupo de 25 (vinte e cinco) alunos especiais, dentre crianças e adolescentes, dos 9 (nove) aos 23 (vinte e três) anos.
Indiretos:
Pais, familiares, professores e amigos desses alunos especiais, ou seja, pessoas próximas e que têm grande convivência com eles.
�
METODOLOGIA
Ações
OBJETIVO 1: Aumentar a coordenação motora e equilíbrio
AÇÕES:
1.1) Realizar Katis e o manejo de armas
1.2) Realizar movimentos de ataque e defesa
OBJETIVO 2: Aumentar a auto-estima e integração social
AÇÃO:
2.1) Proporcionar a convivência com pessoas com e sem necessidades especiais
OBJETIVO 3: Aumentar a força
AÇÕES:
3.1) Realizar flexões
3.2) Realizar abdominais
3.3) Realizar exercícios com halteres
OBJETIVO 4: Melhorar a postura
AÇÕES:
4.1) Realizar bases de animais
4.2) Realizar exercícios de alongamento
OBJETIVO 5: Diminuir o stress
AÇÃO:
5.1) Bater no saco de areia em rounds de 1 minuto
OBJETIVO 6: Aprender defesa pessoal
AÇÕES:
6.1) Realizar combates técnicos (sem proteção)
6.2) Realizar combates de Sanshou (com proteção)
OBJETIVO 7: Desenvolver disciplina e respeito
AÇÃO:
7.1) Respeitar e obedecer ordens do Mestre e de alunos mais graduados
�
Atividades
AÇÃO 1.1: Realizar Katis e o manejo de armas
ATIVIDADE:
1.1.1) Ensinar a ordem da movimentação e corrigir detalhes
AÇÃO 1.2: Realizar movimentos de ataque e defesa
ATIVIDADE:
1.2.1) Ensinar quais tipos de defesa se usa para cada tipo de ataque
AÇÃO 2.1: Proporcionar a convivência com pessoas com e sem necessidades especiais
ATIVIDADE:
2.1.1) Marcar reuniões nas turmas especiais com pessoas sem necessidades especiais também
AÇÃO 3.1: Realizar flexões
ATIVIDADE:
3.1.1) Mostrar a posição correta do exercício para não provocar dores posteriores, como na coluna
AÇÃO 3.2: Realizar abdominais
ATIVIDADE:
3.2.1) Mostrar a posição correta do exercício para não provocar dores posteriores, como no pescoço
AÇÃO 3.3: Realizar exercícios com halteres
ATIVIDADE:
3.3.1) Ensinar a base e postura correta para uso desse equipamento
AÇÃO 4.1: Realizar bases de animais
ATIVIDADE:
4.1.1) Explicar as origens de cada base e detalhes da posição corporal, como mãos, pés e dedos
AÇÃO 4.2: Realizar exercícios de alongamento
ATIVIDADE:
4.2.1) Explicar quais músculos e tendões devem ser alongados antes da realização de quais exercícios
AÇÃO 5.1: Bater no saco de areia em rounds de 1 minuto
ATIVIDADE:
5.1.1) Ensinar todos os tipos de chutes, socos e golpes possíveis para aplicar no adversário, que no caso é o saco
AÇÃO 6.1: Realizar combates técnicos (sem proteção)
ATIVIDADE:
6.1.1) Ensinar como aplicar golpes de forma técnica e de forma a não machucar o colega com quem está lutando de areia
AÇÃO 6.2: Realizar combates de Sanshou (com
proteção)
ATIVIDADE:
6.2.1) Equipar-se com proteção especial para combates (luvas, capacete, caneleira e proteção para os dentes)
AÇÃO 7.1: Respeitar e obedecer ordens do Mestre e de alunos mais graduados
ATIVIDADE:
7.1.1) Tratar o jovem especial como uma pessoa igual às outras e conversar com o Mestre e outros alunos seriamente 
�
Benefícios de cada Ação/Objetivo
(Avaliação)
Todas as informações abaixo vêm da experiência do Mestre Renan Tobias nos últimos 30 anos dando aulas de Kung Fu para todos os tipos de público, especialmente jovens especiais. O Mestre Renan Tobias tem vasta experiência com educação de jovens especiais, tendo lecionado Kung Fu por mais de dez anos à crianças e adolescentes do Colégio Constructor Sui, um colégio Montessori, no bairro da Gávea, no Rio de Janeiro.
Uma grande deficiência das pessoas com necessidades especiais é a coordenação motora e o equilíbrio: elas não têm total controle de seus movimentos como as pessoas sem deficiências possuem. No Kung Fu, é possível melhorar essa condição, mas não curá-la completamente, através da realização de Katis, que são uma sequência de movimentos simulando um combate contra um ou mais adversários. Em Campeonatos Estaduais, Brasileiros e Mundiais, essa categoria também é chamada de Formas. Outra forma de ensinar o controle de seus membros a esses jovens é o manuseio de armas como nunchaku, bastão, tonfa, corrente, bastão articulado, kuandao, shuriken, facas, entre outros. Ao ensinar essas técnicas aos alunos, é avisado a eles, como se fossem alunos normais, com a mesma seriedade, que as armas são perigosas se manuseadas de forma errônea. Portanto, sugere-se máxima atenção ao que se está realizando com tais armas. Ao aprender a manusear as diversas armas, é necessário ter controle sobre elas, que na maioria das vezes são longas, como os bastões e a corrente, por exemplo. Com esse treinamento contínuo, é desenvolvida em pouco tempo a coordenação motora dessas pessoas. Um terceiro exercício que ajuda na coordenação é o “ataque e defesa”, onde um aluno simula um ataque e a “vítima” se defende aplicando algum golpe em resposta de forma a se defender e sair com vantagem sobre o adversário.
Já a parte física, como fazer flexões, abdominais, correr, bater no saco de areia, se alongar e fazer combates com outros alunos, possui inúmeras vantagens. As principais para os jovens especiais são:
Há um fortalecimento de músculos, tendões, ossos e ligamentos, o que aumenta a força do indivíduo, que na grande maioria dos casos ficam em casa, sedentários: porque o filho não se sociabiliza bem com outros da mesma idade e, assustadoramente, porque os pais têm vergonha dos filhos especiais.
Há uma enorme melhora do sono durante à noite, devido ao cansaço físico durante o dia na academia
 Muitos jovens especiais sofrem preconceito devido à sua situação, o que os deixa estressados e com raiva. Bater no saco de areia alivia essa tensão reprimida, bem como realizar combates contra outros alunos, podendo ser com ou sem proteção. Os combates com proteção não possuem tantas restrições: é permitido socar de luva na face do adversário, que está usando um capacete. Essa atividade é a principal e mais importante forma de aliviar a tensão acumulada durante o dia, para todas as pessoas.
 Os jovens especiais do sexo masculino, quando estão na adolescência e também na fase adulta, possuem uma grande carga de testosterona que não é aliviada através de relações sexuais de nenhum tipo, e então precisam ser liberadas através de exercícios físicos.
 Depois de se exercitar fisicamente, quando se gasta bastante energia, esses jovens mostram um aumento do apetite, gerado por um melhor funcionamento do organismo, um melhor metabolismo. Muitas vezes, por negligência dos pais, esses jovens passam o dia em casa, na frente da televisão ou do computador, comendo comidas consideradas “junk”, sem nenhuma vitamina ou minerais, tornando-se pessoas com deficiência também alimentar. É muito importante que após uma aula de Kung Fu ou qualquer outro exercício físico a pessoa se alimente de frutas, verduras, comidas consideradas “saudáveis”, e também beber muita água, que sempre limpa o organismo.
 Por muitas vezes ficarem em casa sem se exercitar, a maioria dos jovens especiais são acima do peso e até obesos. Com o começo da prática frequente de exercícios físicos, o peso deles diminui e muitas vezes chegam ao ideal.
A Associação Daruma Táishi de Artes Marciais, em especial, se preocupa com os hábitos de cada aluno, também por ser uma academia de tamanho modesto, e isso proporciona um melhor conhecimento de cada um dos alunos que lá frequentam. No caso de jovens especiais, esse tratamento é igualmente especial: lá eles são tratados como qualquer outro aluno, sem diferenciações. As ordens são dadas exatamente da mesma maneira, assim como as “broncas”. Da mesma forma, elogios são distribuídos a todos que os merecem. Por conta desse tratamento “VIP” porém não mais do que o normal, esses jovens se sentem à vontade na presença de outros, que sempre que entram na academia são instruídos a trata-los de forma igual, sob a pena de ser sumariamente expulso de lá. Eles também devem respeitar o Mestre e os alunos mais graduados (sistema de graduação por faixas de cor diferentes). Por outro lado, se um aluno especial é mais graduado, ele é quem vai dar as ordens aos outros alunos menos graduados, sejam eles especiais ou não. Isso os torna mais confiantes em si mesmo, eles passam a perceber que são capazes de comandar um pequeno grupo.�
Responsabilidades
1) André Simões
Objetivos:
3) Aumentar a força
Ações:
3.3) Realizar exercícios com halteres
Atividades:
3.3.1) Ensinar a base e postura correta para uso desse equipamento
2) Carolina Oliveira
Objetivos:
2) Aumentar a auto-estima e integração social
Ações:
2.1) Proporcionar a convivência com pessoas com e sem necessidades especiais
Atividades:
2.1.1) Marcar reuniões nas turmas especiais com pessoas sem necessidades especiais também
3) José Martins
Objetivos:
5) Diminuir o stress
Ações:
5.1) Bater no saco de areia em rounds de 1 minuto
Atividades:
5.1.1) Ensinar todos os tipos de chutes, socos e golpes possíveis para aplicar no adversário, que no caso é o saco de areia
4) Márcio Amadeus
Objetivos:
3) Aumentar a força
Ações:
3.1) Realizar flexões
3.2) Realizar abdominais
Atividades:
3.1.1) Mostrar a posição correta do exercício para não provocar dores posteriores, como na coluna
3.2.1) Mostrar a posição correta do exercício para não provocar dores posteriores, como no pescoço
5) Marcos Pacheco
Objetivos:
1) Aumentar a coordenação motora e equilíbrio
Ações:
1.1) Realizar Katis e manejar armas
1.2) Realizar movimentos de ataque e defesa
Atividades:
1.1.1) Ensinar a ordem da movimentação e corrigir detalhes
1.2.1) Ensinar quais tipos de defesa se usa para cada tipo de ataque
6) Patrícia Zalmon
Objetivos:
7) Desenvolver disciplina e respeito
Ações:
7.1) Respeitar e obedecer ordens do Mestre e de alunos mais graduados
Atividades:
7.1.1) Tratar o jovem especial como uma pessoa igual às outras e conversar com o Mestre e outros alunos seriamente
7) Rebecca Puetter
Objetivos:
6) Aprender defesa pessoal
Ações:
6.1) Realizar combates técnicos (sem proteção)
6.2) Realizar combates de Sanshou (com proteção)
Atividades:
6.1.1) Ensinar como aplicar golpes de forma técnica e de forma a não machucar o colega com quem está lutando
6.2.1) Equipar-se com proteção especial para combates (luvas, capacete, caneleira e proteção para os dentes)
8) Rhamany Santana
Objetivos:
4) Melhorar a postura
Ações:
4.1) Realizar bases de animais
4.2) Realizar exercícios de alongamento
Atividades:
4.1.1) Explicar as origens de cada base e detalhes da posição corporal, como mãos, pés e dedos
4.2.1) Explicar quais músculos e tendões devem ser alongados antes da realização de quais exercícios
	Objetivos
	Ações
	Atividades
	Responsabilidades
	1) Aumentar a coordenação motora e equilíbrio
	1.1) Realizar Katis
e manejar armas
	1.1.1) Ensinar a ordem da movimentação e corrigir detalhes
	Marcos
	
	1.2) Realizar movimentos de ataque e defesa
	1.2.1) Ensinar quais tipos de defesa se usa para cada tipo de ataque
	Marcos
	2) Aumentar a auto-estima e integração social
	2.1) Proporcionar a convivência com pessoas com e sem necessidades especiais
	2.1.1) Marcar reuniões nas turmas especiais com pessoas sem necessidades especiais também
	Carolina
	3) Aumentar a força
	3.1) Realizar flexões
	3.1.1) Mostrar a posição correta do exercício para não provocar dores posteriores, como na coluna
	Márcio
	
	3.2) Realizar abdominais
	3.2.1) Mostrar a posição correta do exercício para não provocar dores posteriores, como no pescoço
	Márcio
	
	3.3) Realizar exercícios com halteres
	3.3.1) Ensinar a base e postura correta para uso desse equipamento
	André
	4) Melhorar a postura
	4.1) Realizar bases de animais
	4.1.1) Explicar as origens de cada base e detalhes da posição corporal, como mãos, pés e dedos
	Rhamany
	
	4.2) Realizar exercícios de alongamento
	4.2.1) Explicar quais músculos e tendões devem ser alongados antes da realização de quais exercícios
	Rhamany
	5) Diminuir o stress
	5.1) Bater no saco de areia em rounds de 1 minuto
	5.1.1) Ensinar todos os tipos de chutes, socos e golpes possíveis para aplicar no adversário, que no caso é o saco de areia
	José
	6) Aprender defesa pessoal
	6.1) Realizar combates técnicos (sem proteção)
	6.1.1) Ensinar como aplicar golpes de forma técnica e de forma a não machucar o colega com quem está lutando
	Rebecca
	
	6.2) Realizar combates de Sanshou (com proteção)
	6.2.1) Equipar-se com proteção especial para combates (luvas, capacete, caneleira e proteção para os dentes)
	Rebecca
	7) Desenvolver disciplina e respeito
	7.1) Respeitar e obedecer ordens do Mestre e de alunos mais graduados
	7.1.1) Tratar o jovem especial como uma pessoa igual às outras e conversar com o Mestre e outros alunos seriamente
	Patricia
�
Código de Ética e Conduta da Associação Daruma Táishi de Artes Marciais
A Associação Daruma Táishi de Artes Marciais possui um próprio Código de Ética e Conduta, onde são especificadas as regras para permanência como aluno na academia. Está disponível também no site da academia: www.darumataishi.com
Uniforme
O uniforme deve ser adquirido num prazo máximo de 30 dias a partir da inscrição na Associação; 
Deve ser mantido limpo e bem conservado; 
O aluno que possuir uniforme completo deve usá-lo nos treinos; 
Alunos que já possuírem faixa devem usá-la. O aluno que não usar a faixa será considerado, na formação, como o menos graduado dos faixas branca; 
A faixa só pode ser usada com a calça do uniforme. 
Horários
As aulas começam nas horas cheias e há 10 (dez) minutos de tolerância para atrasos depois do qual o aluno só poderá participar do próximo treino; 
Alunos que chegarem com antecedência ao treino poderão participar do treino em andamento desde que autorizado pelo Mestre ou instrutor responsável pela aula; 
É permitido que o aluno deixe o treino antes do seu fim por motivos pessoais desde que o faça de forma respeitosa e educada, cumprimentando o líder do treino e o Mestre ainda de uniforme antes de sair. 
Disciplina
Só é permitido entrar descalço na Associação; 
O cumprimento de palma e punho é obrigatório no início e no fim de cada aula; 
Observar o vocabulário utilizado durante o treino. A Associação Daruma Taishi não proíbe que seus alunos falem, mas é importante que eles atentem para o que falam; 
Conversas não são permitidas durante a aula. Somente temas no contexto marcial devem ser tratados; 
Alunos mais graduados devem ser respeitados como superiores hierárquicos; 
Alunos menos graduados devem ser tratados com educação pelos mais graduados; 
As alunas da Associação devem ser tratadas com igual respeito pelos demais alunos. Observações e comentários desrespeitosos não serão tolerados; 
Ao chegar à academia durante o andamento de um treino, o aluno deve fazê-lo discreta e respeitosamente, em silêncio. Não se deve cumprimentar ou falar com alunos que estejam treinando, a não ser que lhe seja dirigido o cumprimento, isso deve ser feito no intervalo dos treinos. Se for preciso trocar de roupa, o aluno deve passar para o vestiário em silêncio e sem atrapalhar o treino em andamento. Os alunos que estiverem treinando, não devem interromper seu treino para cumprimentar e/ou falar com o aluno que acabou de chegar; 
Sempre que alguém cumprimentar é obrigatório a qualquer um na Associação retribuir o cumprimento; 
Só é permitido beber água com autorização do Mestre, instrutores ou líder do treino; 
É dever de todos cuidar dos equipamentos e instalações da Associação. 
Drogas
Não é permitido que nenhum aluno da Associação seja usuário de drogas ilegais. O aluno que for descoberto fazendo uso desse tipo de drogas será sumariamente expulso da Associação; 
É permitido que os alunos façam uso de drogas lícitas sem que abusem desta vindo a cometer exageros ou violações da lei. 
Nas dependências da Associação nem as drogas lícitas são permitidas. 
Mensalidades
A data do vencimento da mensalidade deve ser respeitada como qualquer vencimento de qualquer pagamento mensal; 
O aluno perderá seu desconto na mensalidade se deixar de pagar a mensalidade sem prévio aviso; 
Em caso de atrasos de mais de 10 (dez) dias o aluno perde o desconto do mês; 
Descontos eventualmente concedidos a algum aluno não deve, em hipótese alguma, ser questionado por outros alunos. 
Direitos e deveres dos alunos
É direito dos alunos serem respeitados tanto por alunos menos graduados quanto pelos mais graduados; 
As dúvidas dos alunos devem ser esclarecidas pelo Mestre ou pelos instrutores de forma adequada; 
Limitações físicas do aluno serão respeitadas mas sem exageros. Um dos objetivos de todos os esportes é aumentar a capacidade e ultrapassar os limites do atleta, o Kung Fu foge à regra e busca superar esses limites de várias formas; 
Os alunos têm o direito de serem informados sobre as regras e eventos da Associação e da Federação de Kung Fu do Estado do Rio de Janeiro; 
Os alunos têm o direito de pleitear participação em Campeonatos e Copas organizados pela Federação ou por outras associações e exames de faixa, mas cabe ao Mestre e/ou Diretor Técnico decidir sobre sua participação ou não; 
É dever do aluno se dedicar aos treinos com afinco de forma a buscar seu aprimoramento físico e técnico. 
Os alunos têm o dever de respeitar seus colegas como iguais e os instrutores e especialmente o Mestre como seus superiores hierárquicos na arte marcial; 
É dever de todo aluno respeitar este Código de Ética e Conduta. 
Direitos e deveres dos instrutores
Os direitos dos alunos se estendem aos instrutores integralmente; 
É direito dos instrutores chamarem atenção dos alunos por motivo de disciplina ou para corrigir detalhes referentes à forma, mesmo que o instrutor não esteja no treino; 
Os instrutores têm o direito de sair do treino e dirigir-se ao mestre a qualquer momento e movimentar-se livremente pelas dependências da Associação. 
Os deveres dos alunos se estendem aos instrutores integralmente; 
Os instrutores têm o dever de auxiliar o Mestre sempre que necessário; 
É dever de todo instrutor esclarecer dúvidas dos alunos e auxiliá-los nos treinos; 
Os instrutores devem chamar atenção dos alunos em casos de indisciplina. 
Internet
Não é objetivo da Associação controlar o uso que seus alunos fazem da internet, no entanto, algumas regras devem ser observadas para que a imagem da Associação não seja comprometida: 
Vídeos só devem ser postados com autorização do Mestre; 
Fotos de eventos e treinos podem ser postadas; 
Fotos de eventuais lesões ocorridas em treinos ou eventos não devem ser postadas; 
Nenhum aluno deve se envolver em discussões sobre artes marciais na internet. É bom lembrar que muitas discussões visam apenas provocar e denegrir a imagem de alguém. O Kung Fu é uma arte marcial muito ampla e antiga, muitas interpretações e versões podem
ser feitas ou escritas então discussões públicas se mostrarão inúteis. 
Higiene
As unhas dos pés e das mãos devem estar bem cortadas e limpas. Alunas podem manter as unhas da mão ligeiramente compridas mas devem estar limpas. Unhas grandes podem machucar os colegas e causar infecções; 
É obrigatória a retirada de piercings, brincos, anéis, relógios e cordões no treino para evitar lesões no próprio aluno e nos colegas; 
Cabelos longos são permitidos mas devem permanecer presos durante a aula e devem ser limpos; 
É proibido comer ou beber na sala de treino. 
Outras Artes Marciais
É liberado aos alunos da Associação que assistam treinos ou frequentem outras artes marciais ou outras academias de Kung Fu; 
Alunos vindos de outras artes marciais são bem-vindos e estão autorizados a demonstrar técnicas específicas desta arte; 
Não cabem discussões sobre qual a melhor arte marcial. Não existe melhor arte marcial e sim a melhor arte para cada pessoa. 
Punições
O aluno que violar algum item deste código receberá punição que pode variar de repreensão verbal durante a aula à expulsão da Associação. Tais punições poderão ficar a critério do líder do treino, dos instrutores, do Mestre ou do Assembléia da Associação em caso de expulsão. 
�
Equipe e parcerias
1) Integrantes do Grupo Summer:
André Simões
Carolina Oliveira
José Martins
Márcio Amadeus
Marcos Pacheco
Patrícia Zalmon
Rebecca Puetter
Rhamany Santana
2) Mestre da Associação Daruma Táishi de Artes Marciais:
Renan de Roma Tobias, 6º Grau
3) Instrutores da Associação Daruma Táishi de Artes Marciais:
Daniel Almeida
Gabriela Valente
João Antenor
Raphael Escócio
�
Cronograma
Presença durante 3 (três) semanas na Associação Daruma Táishi de Artes Marciais, sendo a primeira de treino para um aprendizado básico da Arte Marcial Kung Fu.
Horários individuais:
1) André Simões
Segundas-feiras: 18:00 às 20:00
Terças feiras: 18:00 às 20:00
Quartas-feiras: 18:00 às 20:00
Quintas-feiras: 18:00 às 20:00
Sextas-feiras: 16:00 às 20:00
2) Carolina Oliveira
Segundas-feiras: 18:00 às 20:00
Terças feiras: 14:00 às 20:00
Quintas-feiras: 14:00 às 20:00
3) José Martins
Segundas-feiras: 18:00 às 20:00
Terças feiras: 18:00 às 20:00
Quartas-feiras: 18:00 às 20:00
Quintas-feiras: 18:00 às 20:00
Sextas-feiras: 18:00 às 20:00
4) Márcio Amadeus
Segundas-feiras: 17:00 às 20:00
Quartas-feiras: 17:00 às 20:00
Sextas-feiras: 16:00 às 20:00
5) Marcos Pacheco
Segundas-feiras: 17:00 às 20:00
Terças feiras: 08:00 às 09:30 e 16:00 às 19:00
Quartas-feiras: 14:00 às 20:00
Quintas-feiras: 08:00 às 09:30 e 17:00 às 19:00
6) Patrícia Zalmon
Segundas-feiras: 16:00 às 20:00
Terças feiras: 16:00 às 20:00
Quartas-feiras: 16:00 às 20:00
Quintas-feiras: 16:00 às 20:00
7) Rebecca Puetter
Terças feiras: 16:00 às 20:00
Quartas-feiras: 14:00 às 20:00
Sextas-feiras: 16:00 às 18:00
8) Rhamany Santana
Segundas-feiras: 14:00 às 15:00
Quartas-feiras: 14:00 às 15:00
Quintas-feiras: 18:00 às 20:00
Sextas-feiras: 16:00 às 20:00
�
Anexos
 Base Crânio						Base Urso
Base Macaco
�
			Golpe Long Tien (“voadora”)
				Golpe Shu Lai Wu
			(chute duplo lateral no ar em
 dois adversários diferentes)
Treinamento com bastão longo
no Parque da Cidade, na Gávea
Lançamento de machados no Curso Sobrevivência na Selva,
realizado na Mata Atlântica dentro do Município de Magé
Demonstração
de equilíbrio
na execução
de um chute
	 Mestre Renan Tobias no Programa do Jô
Mestre Renan Tobias
na gravação do 	módulo Lata Velha 	do Caldeirão do
Huck, realizada em 	sua academia no 	Jardim Botânico
Mestre Renan Tobias
com Hélio de La Peña
e Bussunda no Colégio Constructor Sui
Alunos do Colégio Constructor Sui,
onde o Mestre Renan Tobias lecionou
por mais de 10 anos
Observações
Os pais dos alunos com quem trabalhamos não proibiram a divulgação de fotos de seus filhos com necessidades especiais, mas deixaram claro que preferiam que não as puséssemos ao acesso de todos, para proteção dos filhos e deles próprios.
Avaliação
	Na realização desse Projeto Social não é possível mensurar as melhoras físicas, mentais e sociais dos alunos especiais de forma numérica. No entanto, os principais benefícios de cada objetivo, ação e atividade está explicado no tópico “Benefícios de cada Ação/Objetivo (Avaliação)”.
	Nós, integrantes do grupo Summer, ajudamos e avaliamos esses alunos durante três semanas, percebendo melhoras a cada aula, que só foram possíveis devido à dedicação e vontade de melhora deles próprios.
Agradecimentos
À Associação Daruma Táishi de Artes Marciais
Ao Mestre Renan Tobias
Aos Instrutores da Associação: Daniel Almeida, Gabriela Valente, João Antenor e Raphael Escócio
por nos ceder tempo, espaço e dedicação
para a realização de nosso Projeto Social.
ASSOCIAÇÃO DARUMA TÁISHI DE ARTES MARCIAIS
Mestre Renan Tobias
6º Grau
Mestre Internacional
(BRA, ARG, ITA, AUT, EUA, ALE)
Rua Jardim Botânico, 719/loja 09,
Jardim Botânico, Rio de Janeiro
Telefone: 2239-9654
www.darumataishi.com
Horários:
2ª à 6ª feira das 14:00 às 20:00,
com aulas de hora em hora
3ª e 5ª feira das 08:00 às 09:30

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais