Buscar

1ª Questão a

Prévia do material em texto

1ª Questão a) qual é situação jurídico-penal de ASTÉRIO, em face do ocorrido;
No caso em tela Caio praticou o delito de homicídio qualificado, por motivo torpe, com redação tipificada no artigo 121, parágrafo 2º, inciso I, CP, não incidindo o instituto do arrependimento eficaz, pois Caio atuava como agente garantidor, art. 13, parágrafo 2º, alínea "c", CP, uma vez que seu comportamento anterior (aumento da vasão do ralo/ideia da "brincadeira") criou o risco da ocorrência do resultado. Dessa forma ainda que não tenha atuado de forma comissiva, responderá como se fosse, haja vista incorrer na hipótese do referido artigo 13 CP (crime omissivo impróprio, ou comissivo por omissão) o qual tem natureza jurídica de norma de extensão da adequação típica!
b) caso ele conseguisse soltá-la do ralo com vida?
Se Caio obtivesse êxito em conseguir soltar Natercia do ralo com vida, este incidiria sobre o caso concreto o instituto do arrependimento eficaz exposto no art 15,in fine do CP, fazendo com que Caio não responda pela tentativa e tao somente responda pelos atos praticados anteriormente.
2ª Questão a) em relação as autolesões praticadas pelos menores, que foram acompanhadas em tempo real via internet pelo administrador, são possível imputar algum delito a Jerônimo Macabro? Afirmativa a resposta, mencione qual delito a ser imputado por cada conduta dos menores.
Jerônimo Macabro deverá responder pelo delito de induzimento ao suicídio, art 122 CP, com pena reclusão, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, pois este criou a ideia nos menores de se auto mutilarem. Tal conduta passou a ser tipificada após a promulgação da Lei 13.968/2019 que alterou o dispositivo, ora citado.
b) no caso do menor Cicero ter ido a óbito como decorrência das lesões, qual a situação jurídica de Jerônimo Macabro?
Jerônimo Macabro deverá responder pela prática de homicídio, em razão de Cicero não possuir capacidade de compreensão do que estava fazendo devido a sua pouca idade.
 
3ª Questão
Zuleica responderá pelo crime de infanticídio art 123 CP com pena de detenção de 2 a 6 anos, pois praticou a conduta do verbo “matar” descrita também no art 121 CP quando tratamos do homicídio sendo o mais conhecido dos crimes contra vida, porém entende-se de forma majoritária que por se tratar de uma condição de vulnerabilidade e mudanças hormonais que provocam alterações no estado psíquico da mulher, no caso em tela Zuleika, esta cometeu um homicídio privilegiado, ou seja com pena mais branda em razão da natureza do delito.

Continue navegando