Buscar

APX1 Geografia na Educação 1 - 2020. 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO I 
Coordenador: Prof. Clézio dos Santos 
 	APX1 - 2020.2 	 
 
Questão 1 – Com base na citação abaixo de Milton Santos (1996) comente o que é o meio técnico-científico-informacional e suas repercussões na produção do espaço geográfico. (2,5) 
Pelo fato de ser técnico-científico-informacional, o meio geográfico tende a ser universal. Mesmo onde se manifesta pontualmente, ele assegura o funcionamento dos processos encadeados a que se está chamando globalização (SANTOS, 1996, p.191). 
 O meio técnico-científico-informacional é a fase atual da construção do espaço geográfico e dos processos de transformação da natureza, as suas principais características são: maior presença das descobertas científicas e tecnologias da informação, trabalhando em união e intensificando o processo de globalização. Porém, essas modificações além de alterarem o espaço geográfico, alteram também nossas percepções e maneiras de lidarmos com ele. Trazendo consequências como o aumento da desigualdade, dependência política e econômica, por não funcionar de maneira igual em todos os lugares.
 
Questão 2 – Como você explicaria o binômio globalização-fragmentação no mundo contemporâneo, e como explicaria para alunos do segundo ciclo do ensino fundamental? (2,5).
O binômio globalização-fragmentação ocorre porque o processo de globalização pode ter pontos positivos para um lugar e pode não ter pra outros, ocorrendo assim uma fragmentação, ou seja, ele não ocorre de forma homogênea em todos os lugares. Eu explicaria para os alunos o processo binômio globalização-fragmentação usando como exemplo algo que está inserido no cotidiano deles, para que eles possam entender e assimilar, como por exemplo um tênis. Suponhamos que hoje o José comprou um tênis importado em uma loja da cidade dele por R$: 30,00, o amigo dele Vitor que mora na cidade vizinha comprou o mesmo tênis importado pelo dobro do preço R$: 60,00 e o outro amigo dele Paulo que mora em outra cidade mais distante também estava super ansioso para comprar esse tênis importado mas na cidade dele não vende. É assim que acontece o binômio globalização-fragmentação, enquanto alguns lugares e pessoas, são beneficiados, outros são prejudicados. 
 
 
Questão 3 – Uma das questões relevantes para ensinar geografa nas primeiras séries do Ensino Fundamental diz respeito o despertar da criança para três aspectos: 
· A consciência sobre o mundo; o que é o mundo; 
· A consciência de si no mundo que se descobre; 
· A consciência do outro a partir da mediação do si com o mundo; 
Como se efetivaria o ensino de Geografia em sala de aula levando em conta esses três aspectos? Exemplifique com uma ou mais aulas. (2,5). 
· A consciência sobre o mundo; o que é o mundo (Aula 1): Durante a aula o professor pode elaborar uma atividade individual que tem como objetivo descobrir “o que é o mundo?” para cada aluno, descobrindo assim um pouco mais da percepção e da visão de mundo deles. Já que tudo dependerá das informações, crenças e referências culturais. 
· A consciência de si no mundo que se descobre (Aula 2): Passar um exercício de pesquisa, onde os alunos levam fotos de lugares frequentados por eles e pelos pais para sala de aula e lá a professora explica os vínculos que aqueles lugares tem com a moradia do aluno e dos outros alunos também. Estabelecendo assim a importância que os locais tem na vida delas.
· A consciência do outro a partir da mediação do si com o mundo (Aula 3): Elaborar juntamente com os alunos uma semana da diversidade, onde cada dia da semana a professora vai falar sobre uma região do Brasil, mostrando a cultura, a comida e os costumes através de vídeos, ao final de cada aula cada aluno vai apontar o que eles acharam mais interessante sobre aquele lugar. 
 
 
Questão 4 – O que é cidadania e como se pode formar cidadãos por meio do ensino de geografia? (2,5). 
Entende-se por cidadania os direitos e deveres de um cidadão na sociedade, como por exemplo: votar, ter acesso a educação, respeitar os direitos dos outros, cumprir as leis e etc. A Geografia tem um papel fundamental na formação de um cidadão, pois seu objeto de estudo é o espaço geográfico e os resultados da relação do homem-natureza com ele ao longo dos anos, através do mesmo conseguimos desenvolver o senso crítico e político dos educandos, contribuindo assim para que sejam cidadãos mais conscientes, ativos e participativos na sociedade. Portanto, é necessário que se mude a visão ultrapassada a respeito do ensino de Geografia e que se compreenda que é um conteúdo extremamente relevante, que ajuda na construção do saber de mundo, sociedade, natureza, transformações sociais, influências e relações do homem com o espaço.

Outros materiais