Buscar

resposta at 03 texto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caro(a) estudante, 
Nesta disciplina, você tem aprendido os conceitos-chave para a elaboração de um projeto arquitetônico de um hotel central contemporâneo de médio e alto padrão (midscale e upscale). No Brasil, um dos problemas que mais tem chamado atenção dos pesquisadores da arquitetura hoteleira é a necessidade de ampliar a infraestrutura de hotéis do país, assim como melhorar a infraestrutura dos hotéis existentes.
A construção de novos hotéis, bem como a modernização dos existentes, deve seguir os padrões internacionais e oferecer, além da estadia, todos os serviços que podem apoiar o turista que utiliza de sua infraestrutura devido a variados fatores, que vão de negócios a lazer. Nesse contexto, o arquiteto e urbanista tem sua função valorizada, pois deve encontrar possibilidades de aperfeiçoamento, planejamento e projeto do empreendimento hoteleiro, aperfeiçoando esse setor da economia.
Nós vimos que as chamadas áreas públicas dos hotéis compõem cerca de 15% da área total dos hotéis centrais, podendo ultrapassar tal índice, a depender dos estudos de viabilidade econômica. Tais áreas são componentes fundamentais do programa de necessidades dos hotéis centrais, pois atraem hóspedes, aumentando o índice de ocupação dos apartamentos, suítes e, ainda, atraem um público externo variado, aumentando o nível de consumo dos estabelecimentos e diversificando a possibilidade de lucro do empreendimento. Além disso, as áreas públicas devem ser implementadas próximas aos acessos para a rua. Dessa forma, a qualquer momento do dia ou da noite, as pessoas podem circular livremente por esses espaços.
Com base na contextualização e no conteúdo estudado
pergunta: indique os ambientes que compõem o programa de necessidades das áreas públicas de um hotel central contemporâneo e disserte sobre as características de cada tipo.
resposta:
 É a área que tipifica o hotel: o coração do edifício, onde o hóspede tem a primeira impressão do local, que em geral é a que permanece” (GÓES, 2015, p. 108). A partir do lobby, deve ser clara a orientação aos demais espaços do hotel, como a recepção, os elevadores, o acesso aos bares e restaurantes e áreas de eventos e lazer. Usualmente o programa de necessidades dessa área consiste em área de estar, área do balcão ou front desk (atendimento), circulação e áreas de comércio/lojas. Melachos (2014, p. 171) observa que em grandes cidades há a necessidade de se prever uma antecâmara entre a entrada e o lobby para minimizar a poluição sonora do espaço exterior, além de se projetar as áreas de circulação e de estar desimpedidas de grandes obstáculos. No Diagrama 1, proposto por Andrade, Brito e Wilson (2019), pode-se observar o modo como os demais espaços do hotel se agrupam em torno do lobby. Veja, também, a distinção entre os fluxos de hóspedes e funcionários.
Os pesquisadores da arquitetura hoteleira afirmam que há diferentes maneiras de se dimensionar o lobby e os balcões de atendimento em hotéis centrais. Segundo Melachos (2014, p. 172), nos Estados Unidos, os hotéis upscale possuem lobbies com 0,55 a 0,93 m² por unidade habitacional (UH). Andrade, Brito e Jorge (2019) colocam cerca de 1,0 m² por UH. Já Góes (2015, p. 156) recomenda 2,0 m² por UH, ou entre 2% e 6% da área total do hotel. Esse dimensionamento se refere somente à área do lobby, excluindo a área da recepção, bares, restaurantes e lojas. Sobre o dimensionamento do balcão (front desk), Góes (2015, p. 108) sugere o cálculo de 2,5 cm de comprimento por UH, ou até 50 UH – 3 m; até 150 UH – 7,5 m e até 250 UH – 7,5 m. De acordo com Melachos (2014, p. 173), podemos considerar, também, duas recomendações. Pode-se organizar módulos de 1,80 m para cada atendente, sendo dois módulos para os primeiros 150 apartamentos, mais um módulo para cada 100 apartamentos adicionais. Ou o comprimento mínimo de 3,6 m para hotéis de até 120 apartamentos, com acréscimo de 30 cm para cada dezena de apartamentos a mais, no entanto não ultrapassando seis metros. Porém, o autor afirma que não há uma regra clara sobre esse aspecto, pois, com a inserção das tecnologias de autoatendimento, a natureza do balcão muda rapidamente.

Outros materiais