Buscar

prova nivel 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Considerando: 
- o posicionamento do Grupo CRM com a criação da 2ª marca de chocolates e derivados,
- a realidade econômica apontada no artigo publicado no Correio Brasiliense e
- o aprendizado desenvolvido nas disciplinas desta etapa do seu curso;
Como você avalia o movimento realizado pelo Grupo CRM entre 2009 e 2010 agora com a realidade econômica? Se posicione com clareza a favor ou contra nas suas considerações.
Texto
	O futuro é sempre incerto, por mais que os planos são traçados, a realidade nem sempre condiz com o planejado. Entende-se que a economia brasileira passou por diversas oscilações durante os diferentes governos que estiveram no poder, e ainda hoje é visto a pobreza assolando muitas famílias. Com a leitura dos artigos e observando os dias de hoje, é observado um grande aumento no índice de desemprego. Com o aumento da inflação, pessoas que estavam tendo uma classe social média, hoje sobrevivem com dificuldades. Mesmo com os cálculos de Neri da FGV que diz que os índices de pobrezas voltarão a ser semelhantes aos de 2014 somente em 2030, onde se teve o menor índice de desemprego, hoje vivemos em uma realidade incerta com diversos fatores que atrapalham esse cálculo. O que antes era apenas o aumento da inflação, hoje convivemos com a pandemia que dificulta ainda mais esse quadro.
	A Brasil Cacau surgiu no intuito de buscar novos públicos, aqueles que a Kopenhagen não estava conseguindo alcançar. Seu intuito era buscar um público mais jovem de classes B e C, que não eram contempladas nas demandas da Kopenhagen. 
	Apesar dos desafios que as duas marcas trazem, das estratégias que precisam ser traçadas para atender públicos diferentes, elas foram um sucesso de faturamento em 2018.
	O movimento realizado pelo Grupo CRM não imaginaria que em 2021 a realidade seria tão diferente. Costuma-se ter o olhar positivo quanto ao futuro, com possibilidades maiores de desenvolvimento e de ganhos, mas com tantos fatores contribuindo para o aumento dos produtos e aumento do desemprego, o que tem acontecido é a diminuição do consumo e de compras pela população. 
	Mas apesar de tudo, vejo essas lojas sobrevivendo em meio ao caos que se encontra o país, de forma positiva. Os valores mais acessíveis da Brasil Cacau conseguem se sobressair em períodos comemorativos em que as pessoas estão tendo poucas condições de gastarem, não vendem apenas chocolate mas também oferecem serviços de Capuccino, chocolate quente, e hoje com a tecnologia ainda contam com a internet para conseguirem suas vendas, o que tem sido de grande ajuda. Além de abrirem novas oportunidades de emprego para empreendedores venderem os produtos pela internet, ou trabalhando nas lojas físicas que tem aumentado cada vez mais pelo país.

Continue navegando