Buscar

PESQUISA SOBRE O MILHO

Prévia do material em texto

O MILHO.
 Com o nome de origem indígena, os primeiros relatos de sua aparição foram na América do sul e central entre as grandes civilizações como Olmecas, Maias, Astecas e Incas. 
 Ele significava “O sustendo da vida”, era reverenciado e usado inclusive nos rituais religiosos e é usado até hoje como um dos alimentos bases da alimentação das Américas e também mundial. 
 O milho no Brasil tem grande importância culturalmente, economicamente e para as agropecuárias, abastece a alimentação de quase todo nosso gado, suinocultura e aviculturas. Ele também é muito usado pela industria alimentícia na produção de elementos espessantes,colantes e na produção de óleos. 
 Por ser o segundo produto mais consumido no país a subsistência de muitas famílias dependem da produção e da venda local do milho como matéria prima, o baixo custo de produção e o enriquecimento do solo causado pela decomposição rica em minerais do milharal permite com que o plantio aconteça por muito mais vez que os outros grãos. 
 Atualmente o Brasil é o maior exportador de milho do mundo ultrapassando até os Estados Unidos que liderava nos últimos anos, com isso tivemos um aumento de 88% em relação ao ano anterior como indica a figura 1, o que é bom para o produtores, mas que inevitavelmente acaba aumentando o preço da saca e afetando a compra para alimentação animal e para a industria, o que causou a escassez de milho para o mercado interno brasileiro encarecendo todos os produtos do mercado, como demonstrado na figura 2.
FIGURA 1: AUMENTO DA EXPORTAÇÃO.
FIGURA 2: AUMENTO DAS SACAS.
 A produção de milho no mundo é 85% voltada para alimentação animal e o resto para ser utilizado na industria, a média no Brasil não é muito diferente como mostra a figura 3. Mas isso tem mudado com as diversas pesquisas feitas pelo mundo voltadas para o grão. No Brasil, Europa e Estados unidos o milho tem sido muito explorado e utilizado como base na produção do combustível etanol, como mostram as figuras 4 e 5.
 Ele também anda tendo um grande destaque nas pesquisas voltadas para fator nutricional, nele foram descobertas propriedades que ajudam a combate doenças degenerativas ligadas a
visão como os carotenoides zeaxantina e a luteína, são essenciais para prevenção da degeneração além de estimularem o sistema imunológico e agirem com antioxidante. Isso tem sido muito usado aqui no Brasil, através de um melhorador genético os cientistas tem aumentado a concentração de vitamina A para suprir a deficiência da mesma que é uma das maiores causadoras de cegueira infantil no país, além de fortificarem o ferro e zinco dos grãos para aumentar seu valor nutricional. 
 Outro grande uso do grão em nossa alimentação é para produção de óleo vegetal, o óleo antes de passar pelos processos químicos é extraído do gérmen ,contém em sua composição ácidos graxos insaturados que atuam no combate ao colesterol sanguíneo elevado e na prevenção de doenças cardiovasculares. Além disso, há a presença de tocoferóis, compostos biológicos que compõem o grupo da vitamina E, conhecida por suas propriedades antioxidantes. E também as fibras retiradas da moagem do grão que influenciam no perfil das lipoproteínas que ajudam no transporte das gorduras pelo plasma sanguíneo e auxilia na diminuição do colesterol ruim, além de auxiliar na flora intestinal. 
 A importância do milho para a gastronomia vai desde o cabelo da espiga (fazer chás), grãos em natura, proteínas da moagem para enriquecimento, farinhas e derivados do mesmo (amido/glucose) que são são muito usados como espessantes naturais e o óleo extraído dele que pode ser tanto natural quanto o modificado quimicamente (óleo vegetal). No nosso país o milho está em grande parte da nossa cultura e está sempre em nossas mesas através de doces, pães,pipoca, pratos típicos ou até mesmo ao seu natural. 
 
 FIGURA 3: USO DO MILHO POR SEGMENTO NO BRASIL.
 
 
 
 FIGURA 4: CRESCIMENTO NO ETANOL A BASE DE MILHO EUA.
 
 FIGURA 5: PRODUÇÃO DE ETANOL A BASE DE MILHO NO BRASIL.
 
BIBLIOGRAFIA: 
1- CULTURA DO MILHO. CULTURA O MILHO, http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252019000100016, 4 jun. 2020.
2- BOLETIM do milho. Boletim o milho abril, file:///D:/Downloads/file-20200413143957-boletimmilhoabril2020.pdf, 4 jun. 2020.
3- A IMPORTANCIA DO MILHO. A IMPORTANCIA DO MILHO , https://www.grupocultivar.com.br/artigos/a-importancia-do-milho-na-vida-das-pessoas, 4 jun. 2020.
4- PRODUÇÃO DO ETANOL CRESCE 20X. ETANOL A BASE DE MILHO CRESCE 20X, https://matogrossomais.com.br/2020/05/19/producao-de-etanol-de-milho-cresceu-mais-de-20-vezes-nos-ultimos-anos/, 4 jun. 2020.
5- A ORIGEM do milho: o. a origem do milho, https://agropos.com.br/origem-do-milho/, 4 jun. 2020.

Continue navegando