Buscar

SIMULADO CURRÍCULOS E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL –RS
CURSO DE PEDAGOGIA - EAD
CURRÍCULO E DESAFIOS CONTEPORANEOS - 2021
Professor: Cláudio José de Oliveira (coliveir@unisc.br)
SIMULADO PROVA
1 Tendo em vista as constantes mudanças nos currículos, frente aos aspectos culturais, sociais e políticos, podemos inferir que o século XXI demanda um currículo adequado aos novos tempos, marcado pelas características da contemporaneidade.
Nessa perspectiva, assinale a alternativa que traz características do currículo contemporâneo.
A. Na contemporaneidade, frente às questões sociais, culturais e políticas, os currículos estão marcados pela diversidade cultural ou multiculturalismo.
B. O século XXI exige um currículo cada vez mais tecnológico, que direcione as aprendizagens para a inteligência artificial e para a indústria 4.0.
C. As concepções curriculares são orientadas culturalmente; por isso, observa-se que há um domínio sobre as ideologias de gênero, as tecnologias e os aspectos econômicos.
D. A homogeneidade torna-se, prioritariamente, uma demanda contemporânea, haja vista que a sociedade se caracteriza pelo pluralismo de ideias.
E. O currículo neste século está marcado pela educação cada vez mais virtual e plural; assim, as referências são abertas e os governos não definem mais o que ensinar.
2 A palavra currículo significa um caminho a percorrer e isso quer dizer um caminho não linear, mas permeado por situações que o modificam em seu percurso. Na educação básica o currículo também se modifica de acordo com cada novo contexto socioeconômico. Podemos considerar como exemplo/s dessa mudança:
A. O processo de industrialização e a democratização.
B. A democratização e a universalização do ensino.
C. O processo de industrialização, a democratização e a universalização do ensino.
D. O processo de industrialização.
E. A democratização.
3 A teoria considerada de forma descontextualizada, mecânica e fragmentada em disciplinas, tendo uma organização rígida e metódica, na qual o professor é a autoridade do saber é chamada de:
A. Teoria crítica.
B. Teoria tradicional.
C. Teoria pós-crítica.
D. Teoria inovadora.
E. Teoria pós-inovadora.
4 O currículo constitui significativo instrumento utilizado por diferentes sociedades tanto para desenvolver os processos de conservação, transformação e renovação dos conhecimentos historicamente acumulados como para socializar as crianças e os jovens segundo valores tidos como desejáveis” (MOREIRA, 2010, p.11).
A partir da citação do autor e de seus estudos da relação do currículo com a formação das identidades dos estudantes, pode-se afirmar que:
A. currículo e identidade não se associam, pois o primeiro trata das questões da escola enquanto que o segundo remete aos aspectos culturais.
B. as representações que a escola repassa aos alunos por meio dos conhecimentos que ensina podem contribuir para formar as identidades destes.
C. como as identidades são fixas, os estudantes já chegam à escola com sua formação bem resolvida, construída no ambiente familiar.
D. a escola tem como finalidade transmitir os valores dos grupos culturais dominantes da sociedade, assim homogeneizar as identidades culturais.
E. o processo de formação da identidade ocorre nas relações entre as pessoas, sendo a escola isenta a esse espaço.
5 O desenvolvimento de um currículo por projetos se fundamenta em propostas construtivistas de aprendizagem. Este pressuposto prevê qual estrutura de desenvolvimento dos alunos?
A. Linear.
B. Por estágios.
C. Cumulativo.
D. Hierárquico.
E. Multidisciplinar.
6 Caso o professor caia na rotina, corre-se o risco de os projetos de trabalho perderem sua flexibilidade, e o conhecimento se tornar estático. Entre as alternativas, qual das ações pode reduzir esse risco?
A. Desenvolver toda a sequência planejada inicialmente.
B. Centrar o trabalho em aulas expositivas.
C. Refletir e sistematizar a prática educativa.
D. Aplicar avaliações somativas.
E. Utilizar o dossiê como instrumento avaliativo.
7 Uma das metas do Plano Nacional de Educação é a elaboração de uma Base Nacional Comum Curricular para alinhar os conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes brasileiros deverão ter acesso e se apropriar ao longo da Educação Básica. De acordo com a BNCC, qual o principal objetivo das 10 competências propostas pela Base?
A. Visar o desenvolvimento integral do sujeito a partir da criação de uma base curricular que priorize a área da linguagem.
B. Articular a construção dos conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores que contribuirão para o desenvolvimento integral do sujeito.
C. Nortear os currículos do Ensino Fundamental e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum.
D. Elaborar um currículo que priorize e leve em consideração exclusivamente os saberes e influências que ultrapassam os muros da escola.
E. Fixar conteúdos pré-estabelecidos que precisam ser contemplados pelas instituições de ensino ao elaborarem seus currículos.
8 Conforme preconiza as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (BRASIL, 2010), são definidos dois eixos estruturantes para as práticas pedagógicas, que são:
A. interações e brincadeiras.
B. jogos e brincadeiras.
C. brincadeiras e desafios.
D. interações e aprendizagens.
E. competências e habilidades.
9 “O currículo abarcado pelos procedimentos de avaliação é, enfim, o currículo mais valorizado, a expressão da última concretização de seu significado para professores, que, assim, evidenciam uma ponderação, e para alunos, que, dessa forma, percebem através de que critérios são avaliados.” (SACRISTÁN, 2020, p. 311)
A partir da citação do autor e de seus estudos sobre o currículo e a avaliação, pode-se afirmar:​​​​​​​
A. As avaliações costumam ser projetadas para os aspectos do conteúdo que compõem o currículo escolar, que têm maior valor.
B. A partir das avaliações presentes no currículo, o professor pode analisar suas práticas, e os estudantes podem se preparar para os itens em que serão avaliados.
C. O currículo impõe os procedimentos avaliativos a serem aplicados pelos professores para medir o desempenho de seus alunos.
D. O processo avaliativo ocorre de forma independente do currículo existente na escola, pois apresenta objetivos distintos para a formação dos estudantes.
E. Avaliar em relação aos aspectos curriculares é sinônimo de medição, por meio da qual se classificam os melhores alunos e se reconhece seu mérito.
10- Um dos instrumentos avaliativos que se relaciona com os aspectos curriculares presentes na educação escolar do século XXI, devido aos seus resultados e possibilidades, é a construção de portfólios pelos estudantes.
Em relação às características desse instrumento avaliativo, analise as alternativas e marque aquela que traz uma afirmação correta:
A. O portfólio é uma técnica avaliativa que é produzida pelos professores, sendo que cada aluno terá o seu conjunto de elementos a serem analisados.
B. Valer-se do portfólio apresenta potencialidades como a reflexão e a autoavaliação, mas restringe a criatividade e a personalização pelos alunos.
C. Proporcionar aos alunos a construção de portfólios permite um processo contínuo e processual de avaliação do desenvolvimento da sua aprendizagem.
D. Ao finalizar a produção de seu portfólio, o estudante consegue visualizar seu desempenho ao longo das aulas, o que prejudica sua autoconfiança.
E. Por meio dos inúmeros elementos textuais e imagéticos presentes nos portfólios, estes se distanciam da demonstração dos resultados obtidos pelos alunos.

Continue navegando