Buscar

Prática arquivística na gestão do conhecimento

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
SEC 301 
GESTÃO DOCUMENTAL
*
*
*
	
A prática arquivística em tempos de gestão do conhecimento
Autor: Vanderlei Batista dos Santos
*
*
*
INTRODUÇÃO
	Moderna arquivística, novos paradigmas – principal fundamento – teoria das três idades.
	Terceira fase – recebe maior atenção
	Objetivo principal: preservar e conceder acesso à memória governamental em sua esfera de competência, composta pelos fundos arquivísticos.
*
*
*
b
	Estudos arquivísticos da primeira fase – privilegia as funções arquivísticas voltadas para a organização dos documentos.
Acesso: resultado dessas funções e responsabilidade do usuário
*
*
*
	Informação de interesse do administrador ou do acumulador/produtor do documentos – encontra-se predominantemente na fase corrente e reduzida na fase intermediária.
	Gestão documental – abrange as duas primeiras fases.
*
*
*
Conceito de gestão documental:
	“É um conjunto de procedimentos e operações técnicas visando à racionalização e eficiência na produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, do documento, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.” 
Art.3º da Lei nº 8.159/91
Dicionário de terminologia Arquivística.
*
*
*
	Apesar de explícita prioridade aos documentos oficiais, o conceito de gestão documental é extensivo a qualquer organização privada.
	Advento das tecnologias de informação, produção de documentos digitais e a constatação de que não chegariam à fase permanente aqueles que não fossem submetidos a procedimentos adequados de produção, uso, trâmite, conservação e avaliação; valorizam a gestão de documentos arquivísticos.
	Atuação dos arquivistas na gestão de documentos – record managers – atuam como profissionais essenciais à consecução dos objetivos da instituição à qual são vinculados.
*
*
*
	Surgimento do conceito: ativos informacionais da instituição.
 	Exemplificações da ABNT: bases de dados e arquivos, documentação de sistema, manuais de usuário,material de treinamento, procedimento de suporte ou operação, planos de continuidade, procedimentos de recuperação e as informações armazenadas na instituição.
*
*
*
Referência Bibliográfica:
	SANTOS, Vanderlei Batista dos. A prática arquivística em tempos de gestão do conhecimento. In: SANTOS, Vanderlei Batista dos ;INNARELLI, Humberto Celeste; SOUSA, Renato Tarciso Barbosa de (orgs). Arquivística: temas contemporâneos: classificação, preservação digital, gestão do conhecimento. Distrito Federal: SENAC, 2007.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando