Buscar

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA claudionor junior

Prévia do material em texto

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
Claudionor Vaconcellos da Silva Junior
PESQUISA EXPERIMENTAL
ANALISE DO COMPORTAMENTO RATO VIRTUAL SNNYF
 MACEIÓ
JUNHO /2021
	
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
Claudionor Vasconcellos da Silva Junior-201908156831
PESQUISA EXPERIMENTAL
ANALISE DO COMPORTAMENTO RATO VIRTUAL SNNYF
Trabalho apresentado no Curso de graduação em Psicologia da Universidade Estácio de Sá, para complemento de nota AV1.
Orientadora: Profª. Karolline Helcias Pacheco Acácio
 MACEIÓ
JUNHO /2021
 
SUMÁRIO 
 
1. INTRODUÇÃO .........................................................................
1.1 RESUMO
 
2. OBJETIVO ................................. ............ ........... ............ ............ . 
2.1. Geral ......................... .............. ............ ......... .............. ......... 
 
2.2. Específicos ............................. ............ ......... .............. .......... 
 
3. MÉTODO ................................... ............... .................... ....... .......
3.1. Sujeito............................... ............ ............ ........... ............ .... 
3.2. Local....................... ................ ..................... .................... .....
3.3. Materiais........................... .................. .......... ........................
3.4. Procedimentos................... ............ ............ ........... ............ .... 
 
4. RESULTADOS E DISCURSÕES.......................... .................. 
4.1. Experimento Clássico 01: Aquisição de uma CR ..................
4.2. Experimento Clássico 02: Extinção ......................... ............. 
4.3. Experimento Clássico 03: Recuperação Espontânea ..............
4.4. Experimento Operante 01: Treinamento para o comedouro .... 
5. CONCLUSÃO 
6. REFERENCIAS 
INTRODUÇÃO
 
Desde a época antiga o homem se preocupou em se conhecer e em desvendar os mistérios que há na mente humana. Com tudo, o avanço dessa preocupação tornou-se ainda maior ,assim existiram duas grandes correntes do pensamento filosófico na época: empirismo e racionalismo. No ano de 1879, nasce a Psicologia enquanto ciência, quando Wilhelm Wundt influenciado pela corrente empirista criou o primeiro laboratório de Psicologia na Universidade d e Leipzig (Alemanha), averiguando os processos de percepção humana sobre as sensações. “Wundt é o fundador porque ele casou a fisiologia com a filosofia e fez seu resultado (filho) independente. Ele também trouxe os métodos empíricos da fisiologia para as questões da filosofia ” ( LEAHEY, Tomas - 1987, p 182). Wudth inspecionava no laboratório a verbalização dos seres humanos, sendo assim o objeto de estudo da época os processos conscientes. Em 1913, J. B. Watson publica um artigo clássico Psychology As The Behaviorist Views It (A Psicologia Como o Behaviorista a Vê), conhecido hoje como uma espécie de manifesto behaviorista, foi então que surgiu a teoria do behaviorism o, substituindo mais adiante o rompimento dos processo conscientes, pelo interesse do comportamento observável. Daí surge um leque de modelos teóricos com seus respectivos pressupostos para contribuição para tal teoria. 
“O próprio Watson adotou estratégias de pesquisa empírica, especialmente em laboratório, para construir os princípios de uma ciência comportamental, como os trabalhos sobre aquisição de comportamentos de medo e de outras atividades emocionais em crianças e criou estratégias de intervenção, derivadas dos princípios científicos do comportamento, como suas seminais técnicas de propaganda “(Marcos e Carvalho Neto, 2001). 
 Outro teórico que se destacou para contribuição dessa ciência comportamentalista é Ivan Pavlov definindo o papel do condicionamento como reflexo condicionado, que por meios de estudos com um cão, foi possível exemplificar sua teoria. Sobretudo, estudava a salivação do cão, ao apresentar ao cão um pedaço de carne (estímulo incondicionado-US) ele por sua vez, salivava ( resposta incondicionada-UR), em seguida ao tocar uma campainha (estímulo neutro-NS),o cão levantava as orelhas e abanava a cauda (resposta incondicionada-UR). 
 A etapa seguinte era apresentar, inúmera vezes a carne e tocar a campainha simultaneamente, onde resultaria em um emparelhamento entre carne e campanhia 
sendo assim mais tarde ao tocar a campainha o cão salivará mesmo sem a visão da carne. O som da campainha, que era um estímulo neutro, transformou -se em (estímulo condicionado -CS). A salivação, que era uma resposta incondicionado, tornou -se uma(resposta condiciona do –CR). A essa devida experiência surgiu a teoria do reflexo condicionado ou aprendido, onde um as respostas incondicionadas são inatas e que de certo modo são provocados por estímulos também incondicionados.
Depois de Watson o teórico mais importante foi B. F. Skinner que criou, na década de 40, o Behaviorismo Radical, como uma proposta filosófica sobre o comportamento humano. Nota-se, então, que em 1945, Skinner chama a sua versão de Be haviorismo de “Behaviorismo Radical” que seria a filosofia por trás da Ciência do Comportamento que 
ele estava tentando erguer e que deveria no futuro substituir a própria Psicologia, 
profunda e irremediavelmente impregnada por pressupostos mentalistas. Tal ciência foi chamada de “Análise Experimental do Comportamento”. (Skinner ,1945) 
 A base do trabalho d e Skinner refere -se a compreensão do comportamento humano através do comportamento operante, Skinner diz ia que o seu interesse era em compreender o comportamento humano e não manipulá -lo. (Schultz D.P., Schultz S.E.) Para Bock et al (1993), S kinner tem influenciado as práticas psicológicas dos profissionais da América e outros países da América Latina, inclusi ve o Brasil. Considerando a contribuição da teoria comportamental para a educação, o conhecimento de alguns conceitos se faz necessário para melhor compreensão desta abordagem. Dentre as qualificações abordadas, os principais teóricos obtiveram conclusões relacionadas as suas preliminações abordadas por meio da experimentação e análise dos objetos usados como estudo .Conclui-se então, a importância dos mesmo para melhor compreensão da abordagem experimental usando para entendimento experimentos pavlovianos e skinnerianos monitorados em uma caixa virtual computadorizada o rato sniffy para a construção do conhecimento amplo da disciplina psicologia experimental.
1.1 RESUMO 
 
 
O vasto campo da ciência, continuou e continua influenciando o crescimento da psicologia, onde a própria tem por foco o comportamento humano e seus respectivos 
processos mentais. Além disso, estuda também os comportamentos de animais de forma 
a fazer comparações para melhor compreensão. Portanto, o pressuposto relatório tem como discussão a história da psicologia enquanto ciência, baseada nos teóricos contextualizados da época, destacando suas teorias e objetos de estudo. O surgimento da 
análise experimental do comportamento para construção de possibilidades objetivas 
para as diversas áreas do conhecimento, visando o melhor aperfeiçoamento das mesmas. 
É de máxima importância salientar, os experimentos realizados no programa computacional para aplicar a teoria a experimentação, sendo objeto de estudo o rato 
virtual sniffy pro2.0.A eficácia do experimento amplia as perspectivas dapsicologia, admitindo cada vez mais o interesse pela área do comportamento. 
. 
Palavras-chave: psicologia enquanto ciência; análise experimental; contribuição 
para o conhecimento, rato virtual sniffy 2.0 
 
 
2. OBJETIVOS 
 
2.1. GERAL 
 A propósito a pesquisa foi feita para aquisição geral do conhecimento relacionado a teoria da análise experimental do comportamento. No mais, para ter uma noção do funcionamento comportamental com bases nas teorias e aplicações no rato sniffy. 
 
2.2. ESPECIFICOS 
Aplicar a teoria abordada aliando a prática reali zada em laboratório. Com observação nos diversos comportamento do rato virtual, manifestados nos estímulos comandados pelo meio externo; 
 
Enfocar cada situação em que se passa o rato virtual, destacando a influencia da teoria vista, treinando o comportamento para modelar mais adiante; 
 
 
Principais discussões, acerca das fases do condicionamento clássico e con direcionamento operante que seguem as seguintes regras para aplicação e obtenção de gráficos fundamentado na área da psicologia experimental.
3. METODOS 
 
3.1. SUJEITO 
É de súmula importância destacar que todos os experimentos foram realizados com o rato virtual sniffy 2.0 do software sniffy 2.0. 
 
3.2. LOCAL 
Rua Dr Jorge de Lima, nº 370, trapiche da Barra Maceió AL (residência Claudionor Vasconcellos da silva Junior)
 
3.3. MATERIAIS 
Os Instrumentos para facilitação foram: folha de dados, folha de rascunho, caneta, notebook, cronometro , a principio o programa do sniffy pro2.0 usado como principal meio de acesso para os experimentos realizados. 
 
3.4. PROCEDIMENTOS 
Foram realizados quatro experimentos, no qual os três primeiros foram o de Pavlov e consequentemente o ultimo de Skinner. Com base na identificação de cada pro cesso para o condicionamento.
4. RESULTADOS E DISCURSSÕES 
 
 
4.1. CONDICIONAMENTO CLÁSSICO 1: AQUISIÇÃO DE UMA CR 
 
 Dia: 28 /05 / 2021 Horário de Início: 08:00 Horário de Término: 08:50 
 
No experimento Clássico 1 ocorre a associação de uma resposta incondicionada gerada pela resposta produzida incondicionada ,onde o estimulo acontece automaticamente ,sem qualquer aprendizagem prévia ,eliciando assim determinas respostas - CR. 
 
 
 
 
 
Com o rato sniffy na caixa de Skinner percebe-se inúmeros comportamentos inatos, o objetivo do experimento era provocar para que o rato associasse som com o choque ,onde o mesmo sentia medo entendendo melhor, o estimulo neutro que é som foi emparelhado com o choque que é um estimulo incondicionado. No momento em que a sirene tocava o rato pegava choque , com isso aprendeu que o som e o choque distribuía uma pelota de alimento e contudo seu movimento tendeu a aumentar mais e mais .Entretanto em tal experimento foi usado 5 tentativas em 5 minutos, com apresentação de estímulos de som e choque de média intensidade. 
 
 
 
 
4.2. CONDICIONAMENTO ClÁSSICO 02: EXTINÇÃO 
 
Dia: 28/ 05/ 2021 Horário de Início:10:00 Horário de Término: 11:50 
 
Nesse experimento o processo de desaparecimento e redução da resposta aprendida reduz , com intuito de aniquilar o comportamento do rato que já foi aprendido. Houve apresentação somente do som sem a necessidade de utilizar o choque, com base nisso é possível perceber que a razão desse experimento é a retirada do comportamento aprendido no experimento anterior ,onde foi retirado o choque e apresentado somente o 
som.
	De acordo como os gráficos compreende-s e que o rato aos poucos associa que não há apresentação de choque após o som, com isso o comportamento vai se extinguindo, com duração de 50 minutos com intervalos de 5 tentativas em 5 minutos.
4.3. CONDICIONAMENTO CLÁSSICO 03: RECUPERAÇÃO ESPONTANEA 
 Dia: 29/ 05/ 2021 Horário de Início: 08:00 Horário de Término: 08:50 
 
O retorno do comportamento volta a aparecer por mais que seja enfraquecido, agora o rato quando ao se aproximar da barra será oferecido uma pelota de alimento, condicionando-o para q ue sozinho possa bater a barra, quando este recuperar o comportamento já pode ser finalizado o experimento clássico. 
 
 
 
 
 
4.4. CONDICIONAMENTO OPERANTE 1: TREINAMENTO PARA O USO DO 
ALIMENTADOR OU COMEDOURO 
 
 Dia: 29/05/ 2021 Horário de Início:10:00 Horário de Término: 10:50 
 
A base desse experimento visa o objetivo de propiciar que o rato se aproxime do bebedouro assim que ou vir o seu som de funcionamento. Entretanto, o rato depara com a gota de água cada vez que o bebedouro é ligado, iniciara a aproximação do bebedouro quando o mesmo escutar o som produzido quando estiver acionado. Desse modo, é de suma importância para que o fundamento posterior do condicionamento da resposta de bater na barra, visto que a sucessão imediata as reposta de bater n a barra consisti rá no ruído, e não na agua em si. Em resumo, o rato irar aprender a bate r na barra para que o ruído seja produzido, dessa forma vai mostrar o desimpedimento ao bebedouro que possui água. 
 
Com a demonstração do gráfico, toda vez que a barra sound—food culminar a altura de ¾ mostrar que o rato aprendeu a associação entre o ruído e a pelota de alimento.
 
 
A
 Representação 1 associação operante
5. CONCLUSÃO 
 
No levantamento ao estudo da disciplina psicologia experimental evidencia-se uma breve síntese do quão grande significa a necessidade de tempo para se estudar profundamente o rato virtual sniffy, porém, vale lembrar que nada impediu proceder o experimento por etapas , onde o objetivo da etapa primeira era observar o rato, e respectivamente o rato deveria associar o som assim que o reforço fosse apertado e logo mais tarde aconteceria a modelagem e em seguida observar quantas vezes ele pressionava a barra para obter a pelota de alimento, fica subentendido então, a qualificação e detalhes dos movimentos e comportamento do rato, desde ao iniciar objetivamente o experimento. Concluímos que o rato pode ser modelado d e acordo com as teorias de Skinner. Onde o comportamento é toda ação relacionado ao estimulo/ambiente e ,que o comportamento operante é a ação que opera sobre o ambiente gerando uma consequência. Promovendo contudo, ao discente uma experiência cientificamente pautada e objetiva em prol da disciplina para despertar mais ainda o interesse para o conhecimento em laboratório e cientifico. 
 
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 
 
MOREIRA, M. B.,& Medeiros, C. A. de . (200 7). Princípios básicos de análise do comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2007. 
SHULTZ, Duane. SHULTZ, Sidney Ellen. História da Psicologia Moderna. São 
Paulo: Thomson Learning, 2005.. 
 
 SITES: http://www.cemp.com.br/analise-do-comportamento / (acessado em: 28 de maio de 2021 as 10:11) 
 
http://www.scielo.br/psicologia - experimental/2010/08 (acessado em: 29 de maio 
de 2021 as 11:00)

Continue navegando