Buscar

marxista II atividade cap 13 e 14 de " O capital" Karl Marx

Prévia do material em texto

ECONOMIA MARXISTA II
ATIVIDADE – CAPÍTULOS 13 e 14
Capítulo 13
1. Calcule a taxa de lucro.
	
	Taxa de mais-valia
	Composição orgânica do capital
	Taxa de lucro
	
	m’ = m/v
	q = c/v
	l’
	1
	1
	4
	20%
	2
	1
	5,333
	15,79%
	3
	1,174
	5,333
	18,54%
2. Qual a razão da queda da taxa de lucro na situação 2? E na situação 3?
Na situação dois, a composição do capital aumentou, o que segundo Marx decorre devido a diminuição do capital variável mesmo a taxa de mais-valor se mantendo constante. Já na terceira, como mesmo que a taxa de mais-valia aumente a queda da taxa de lucro continuará acontecendo, isso está dentro do progresso do modo de produção capitalista.
3. Qual a tendência da composição orgânica do capital no curso do desenvolvimento capitalista, segundo Marx?
Continuar aumentando, isso se o capital variável continuar decrescendo em relação ao constante.
4. É adequado afirmar que a tendência da taxa de lucro a cair se deve ao aumento da produtividade do trabalho?
Quando diz que a jornada de trabalho de um trabalhador é prolongada, por mais que ele produza mais que antes, não irá conseguir produzir a quantidade que 3 trabalhadores conseguiriam juntos nesse tempo, como consequência disso menos capital variável vai ser empregado (salário), a composição orgânica do capital aumenta e a taxa de lucro cai,
5. Marx formula a lei da queda tendencial da taxa de lucro supondo taxa de mais-valia constante ou crescente? Explique.
Constante. se não vai haver mais contratações então não terá maiores gastos com salários, a mais-valia não vai aumentar em grande escala dado o fato de que a apenas a jornada de trabalho de cada trabalhador aumentará.
6. A lei da queda tendencial da taxa de lucro é compatível com um aumento da massa de lucro? Explique.
Sim, pois segundo Marx “ O decréscimo da taxa de lucro se apresenta aqui como um efeito do aumento do capital e do conseguinte cálculo do capitalista, de que com uma taxa menor de lucro ele embolsará uma massa de lucro maior”
 
Capítulo 14
7. Por que Marx considera a queda da taxa geral de lucro como “tendencial”?
O mesmo diz que as causas para a queda da taxa de lucro ser tendencial se deve a algumas causas como: Aumento do grau de exploração do trabalho, compressão do salário abaixo de seu valor, barateamento dos elementos do capital constante, a superpopulação relativa, o comércio exterior e o aumento do capital acionário. 
8. Entre as “causas contrariantes” à queda da taxa de lucro, Marx aponta a elevação do grau de exploração do trabalho. Explique como a referida elevação favorece a taxa de lucro no caso de ela ocorrer por meio do prolongamento da jornada de trabalho e da intensificação do trabalho.
9. Entre as “causas contrariantes” à queda da taxa de lucro, Marx aponta o barateamento dos elementos do capital constante. Explique a razão desse barateamento e em que circunstâncias ele favorece a taxa de lucro.
10. Explique a seguinte afirmação de Marx:
“[...] as mesmas causas que acarretam a queda da taxa geral de lucro provocam efeitos contrários, que inibem, retardam e em parte paralisam essa queda” (p. 181).

Continue navegando