Buscar

Exercicio Citopatologia Clinica

Prévia do material em texto

Disciplina: Citopatoligia Clínica
1) Enumere os órgãos que compõem os Trato Genital Feminino e descreva, de forma resumida, as principais características de cada um desses órgãos.
I. VULVA: é a região genitália feminina externa.
II. VAGINA: é o canal que conduz a vagina ao útero.
III. ÚTERO: órgão semelhante a uma pera, que se compõe de corpo, cérvice, istmo, óstio.
IV. Tubas de falópio: inseridas no útero em suas regiões angulares, tem as extremidades fimbrilares, com quatro camadas: peritônio, serosa, muscular e epitelial.
V. Ovários: estrutura ovoide, apresentam superfície lisa até a puberdade, irregular após a puberdade.
2) O TGF apresenta vários tipos de epitélio e tecidos de sustentação:
A) Quais são os principais epitélios que compões o TGF: são: epitélio escamoso queratinizado, Epitélio escamoso estratificado não queratinizado e epitélio endocervical.
B) Onde encontramos cada um desses epitélios no TGF: epitélio escamoso queratinizado: encontrado na pele, lábios maiores, e algumas condições patológicas da vagina e do endométrio. Epitélio escamoso estratificado não queratinizado: pequenos lábios da vulva, porção vaginal da cérvice, vagina. Epitélio endocervical: é uma célula, composto por uma camada única, o tamanho destas células pode variar razoavelmente de acordo com o ciclo menstrual.
3) Explique o que é a Junção Escamocolunar e onde ela se localiza (de acordo com a idade):
Área do colo no qual o epitélio do tipo endocervical encontra o epitélio estratificado escamoso, importante no estudo dos eventos neoplásicos que tem lugar no colo uterino, e deve estar localizada na região do orifício externo da cérvice, sua posição varia de acordo com a idade da mulher; Pré púbere: alta no colo; Púbere: exterioriza; Menopausa: endocérvice.
4) Em relação a citologia do TGF, caracterize:
a. Células Escamosas (basais, intermediárias e superficiais)
Basais: Uma ou duas camadas de células basais, situadas sobre a lâmina basal; Células esféricas, com núcleos grandes e pouco citoplasma; Representam a principal área de atividade mitótica, permitindo a renovação do epitélio a cada 4 dias em média; Hiperplasia de células basais do epitélio escamoso: qualquer aumento anormal do número destas células.
Intermediarias: Várias camadas de células; Núcleos esféricos com cromatina irregular; Citoplasma basofílico contendo glicogênio; A quantidade de glicogênio aumenta sob efeito da progesterona e pode ser significativa durante a gravidez; Unidas por junções celulares como os desmossomos.
Superficiais: Composta por três a seis camadas de células maiores; Fase final da maturação do epitélio; Núcleos picnóticos circundados por halos claros; não apresentam as junções celulares; Células de Langerhans: pequenas, citoplasma claro, forma ovoide, núcleos pálidos – papel importante nos fenômenos imunológicos relativos e este epitélio
b. Células endocervicais
Se caracteriza em duas fases: a fase proliferativa, que são células menores; citoplasma opaco e núcleo em forma esférica, posição central; Presença de muco que pode se cristalizar. E a fase secretora, que se caracteriza por células maiores e distendidas pela presença de muco;
citoplasma claro e núcleo deslocados para a periferia e contornos irregulares.
c. Células endometriais
A superfície do endométrio é recoberta por uma camada de células em formato cuboide ou colunar; Glândulas tubulares simples; Grossa camada de músculo liso. Aspecto se altera em função do ciclo menstrual.
Fase proliferativa: Regida pelo estrogênio ovariano; Reparação do endométrio que foi destruído na menstruação; Formação de um epitélio superficial e depois as glândulas
Fase secretora: Ação progestacional; Presença de vacúolos de glicogênio nas células glandulares; Células epiteliais mais inchadas com citoplasma claro e núcleo esférico
5) O processo de maturação do epitélio escamoso não queratinizado que reveste a porção infravaginal do colo útero e a vagina é controlado por hormônios. Responda:
a. Quais são os principais hormônios envolvidos nesse processo de maturação?
Os principais hormônios envolvidos no processo são estrogênio e progesterona.
b. 	Como se caracteriza histo e citologicamente cada uma dessas fases do ciclo menstrual?
Primeiro por meio de células nervosas do hipotálomo mediante a secreção de CNRH. Posteriormente, a hipófise anterior, secreta os hormônios FSH e LH. Nesse contexto, os ovários, por meio da secreção dos hormônios estrógenos e progesterona.
c. Como se caracteriza o exame de Papanicolau (esfregaço vaginal) de uma grávida, no puerpério e na menopausa?
Por meio de lâminas de células escamosas intermediárias, em que é possível observar células musculares e citólise. Assim, por meio do
esfregaço é possível observar células com núcleos desnudos e bordas que tendem a se dobrar.
No período de puerpério há um quadro de atrofia composto por células parabasais e intermediárias. Além disso, apresentam um aspecto “sujo”, com presença de leucócitos, macrófagos e muco. Nesse contexto, a atrofia pode persistir durante o período de lactação. Assim, tende a desaparecer progressivamente com o reinício da atividade menstrual regular.
Já no período de menopausa, a fase inicial é semelhante à fase pós- ovulatória. Assim, há pouca atividade estrogênica. Por conseguinte, há predomínio de células escamosas intermediárias.

Continue navegando