Buscar

APOL-Comportamento do Consumidor

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Comportamento do Consumidor
Fonte imagem: http://www.b9.com.br/57656/advertising/parmalat-aposta-mais-uma-vez-nos-mamiferos-e-talvez-volte-com-a-promocao-das-pelucias/
Quem não se lembra do clássico jingle "O elefante é fã de Parmalat…"? Foi apostando na nostalgia que a Parmalat preparou seu retorno ao mercado brasileiro, ressuscitando a "campanha dos mamíferos". A campanha original tinha sido um sucesso na década de 1990. Desta vez, foram incluídos mamíferos de espécies típicas do Brasil, como o bicho-preguiça, o lobo-guará, o tamanduá, o tatu e a jaguatirica.
A campanha também vai incluir o "Mamificator", um aplicativo em que o usuário poderá inserir a imagem de seu rosto no de um dos mamíferos, tanto em foto como em vídeo. O dispositivo será lançado nos próximos dias na fanpage da marca, segundo a BETC, agência de propaganda responsável por este retorno da Parmalat. Nas redes sociais, a Parmalat ainda afirma que está estudando retomar a ação de trocar embalagens de leite pelos bichos de pelúcia da coleção. Isso ajudou a transformar os "mamíferos" em fenômeno na década de 1990.
Fonte: http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2015/05/11/parmalat-aposta-na-nostalgia-e-volta-ao-mercado-com-campanha-dos-mamiferos.htm
 
Com base no fragmento de texto acima e no anúncio apresentado, considere os conteúdos abordados nas aulas e no referencial bibliográfico da disciplina, analise as asserções a seguir:
 
A Parmalat pretende utilizar os mecanismos de armazenagem e recuperação da memória dos consumidores com a estratégia de ressuscitar a campanha dos mamíferos da década de 1990.
 
Porque
 A empresa parte do pressuposto de que os consumidores tem uma lembrança nostálgica da campanha e vão recuperar essa sensação a partir do momento que os mesmos forem expostos novamente aos estímulos associados a ele.
 
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:
Nota: 10.0
	
	A
	As assertivas I e II são proposições excludentes.
	
	B
	As assertivas I e II são falsas.
	
	C
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.
Você acertou!
A primeira assertiva é verdadeira pois a Parmalat está contando com o mecanismo de armazenagem e recuperação da memória do consumidor. A segunda assertiva é verdadeira pois a Parmalat acredita que os consumidores que tiveram contato com a campanha na década de 1990 “estocaram” esse conhecimento sobre a marca, que está guardado na memória e precisa ser estimulado para ser recuperado.
	
	D
	A assertiva I é uma proposição verdadeira e a II é falsa.
	
	E
	A assertiva II vai de encontro da ideia expressa na assertiva I.
Questão 2/10 - Comportamento do Consumidor
Leia a matéria a seguir e depois julgue as afirmações tendo como base o que aprendemos no tópico sobre os elementos sensoriais no ponto de venda.
Chilli Beans e Beatles
Foi com o Hard Rock Café como pano de fundo que a prestigiada marca brasileira Chilli Beans, lançou a sua mais recente coleção de óculos de sol e de relógios.
Inspirada na icónica banda de rock britânica The Beatles, a marca dividiu a coleção em três linhas: a primeira simboliza o início de carreira do grupo; a segunda foca-se no período mais alternativo; e a terceira – mais hippie e zen – baseia-se na época em que os rapazes de Liverpool se aproximaram de Maharishi Mahesh Yogi, o que contribuiu para o desenvolvimento espiritual do grupo mais bem-sucedido e aclamado da história da música popular.
Apadrinhada por uma banda com milhares de seguidores em todo o mundo, o lançamento desta coleção não poderia ser feito de ânimo leve. Assim, muitas foram as caras conhecidas que se juntaram no Hard Rock Café para um final de tarde divertido e, claro, ao som dos sucessos dos Beatles.
Entre um passo de dança e conversas animadas, os convidados tiveram oportunidade de experimentar vários artigos da tão esperada coleção.
Fonte: http://www.movenoticias.com/2015/11/famosos-deixam-se-conquistar-pela-mistica-dos-beatles/
I - Não é possível afirmar que a Chilli Beans se utilizou de marketing sensorial, afinal o evento não ocorreu no ponto de venda e sim em um famoso restaurante.
II - A Chilli Beans utilizou-se exclusivamente de estratégias sensoriais relacionadas à audição no lançamento de sua nova coleção.
III - A Chilli Beans utilizou apenas estratégias sensoriais ligadas à visão e à audição na promoção de sua nova linha de produtos.
IV - Ao promover o evento em um restaurante com música ao vivo, A Chilli Beans buscava ganhar a simpatia do cliente pelo paladar.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas a afirmação I está correta
	
	B
	Apenas a afirmação III está correta
	
	C
	Somente as afirmações I e III estão corretas
	
	D
	Somente as afirmações II e IV estão corretas
	
	E
	Todas as afirmações estão incorretas
Você acertou!
A questão deve avaliar se o estudante aprendeu os conceitos apresentados no tópico e se consegue aplicar o conteúdo a um caso real. A afirmação I está incorreta pois relaciona ponto de venda somente com a loja fixa, sendo que a empresa também pode vender seus produtos em outros ambientes. As afirmações II e III estão incorretas por estarem incompletas; a Chilli Beans utilizou estratégias relacionadas à visão (ambiente do Hard Rock), à audição (música ao vivo – Beatles) e ao tato (disponibilizava produtos para serem experimentadas) durante o evento de lançamento da nova coleção. A afirmação IV está incorreta pois a realização do evento no Hard Rock Café tinha o objetivo criar um clima que colocasse os consumidores em contato com a ideia geral da nova coleção, a banda de rock Beatles.
Questão 3/10 - Comportamento do Consumidor
Leia a matéria a seguir sobre a nova cerveja Skol lançada recentemente pela Ambev:
Chega ao mercado a Skol Beats Spirit, nova integrante da família Beats. Com teor alcóolico de 7,9%, a Spirit pode ser consumida com gelo e é verde – isso mesmo: garrafinha e líquido verdes.
Assim como a Skol Beats, Skol Beats Extreme e Skol Beats Senses, a Spirit tem como público-alvo a galera da balada. Sua garrafa tem formato de S e seu rótulo brilha sob a luz negra (é, portanto, toda moderninha).
Mais na linha da Senses, a Spirit é uma bebida destilada à base de cerveja. Vem também para competir com os ices tão comuns nesses ambientes.
Fonte: http://entretenimento.r7.com/blogs/as-melhores-cervejas-do-meu-mundo/skol-lanca-versao-de-liquido-verde-para-tomar-com-gelo-20151116/
 
Agora, julgue as afirmações sobre a matéria tendo como apoio o que você aprendeu até agora na rota 06.
I - A Skol Spirit é claramente destinada aos consumidores da geração Baby Boomers, que buscam por produtos que os faça parecer mais jovens.
II - Os gestores de marketing da Ambev estão focando principalmente em consumidores das gerações Y e Z quando desenvolvem produtos para serem consumidos em baladas.
III. A Ambev está testando a Skol Spirit em baladas pois lá estão os consumidores inovadores, mas na verdade o que a empresa espera é que aos poucos a maioria dos consumidores deixem de consumir a Skol tradicional e adotem a Spirit, que é muito mais lucrativa.
IV - O desenvolvimento da Skol Spirit pode servir como um exemplo de como as gerações influenciam o comportamento dos consumidores. Pode-se dizer que os consumidores das gerações Y e Z vão adotar esse novo produto, enquanto consumidores da geração X se manterão fiéis à Skol tradicional.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Somente a afirmação I está correta.
 
	
	B
	As afirmações I e II estão corretas.
	
	C
	As afirmações II e III estão corretas.
	
	D
	As afirmações II e IV estão corretas.
Você acertou!
Quando a Ambev desenvolve produtos destinados aos frequentadores de baladas, está atendendo, em sua maioria, consumidores das gerações Y e Z, porém isso não significa que a empresa estenderá a linha de produto Spirit a ponto de descontinuar a Skol tradicional. Pelo contrário, a empresa investe pesado em comunicação para que sua linha tradicional atenda aos consumidores da geração X que já estão acostumados ao produto,mas também buscam cativar as demais gerações para consumirem o produto tradicional quando não estiverem em baladas e bares. A questão faz o estudante aplicar seus conhecimentos sobre o papel das gerações no consumo em um caso real e ainda refletir a respeito da adoção de inovações pelos consumidores.
	
	E
	Somente a afirmação IV está correta.
Questão 4/10 - Comportamento do Consumidor
Fabricantes apostam em promotores e chocolates premium                           para aumentar as vendas na Páscoa
André Laporta, gerente de marketing da Nestlé, afirma que 85% da decisão de compra é feita nas lojas. Apesar de a marca investir nas mídias digitais e em influenciadores no período da Páscoa, o promotor "facilita a escolha", diz. Ana Napolitano, gerente de marketing da Kinder, afirma que a marca terá uma equipe maior nas lojas este ano. "A guerra vai acontecer no ponto de venda". Segundo ela, os consumidores brasileiros gostam muito do contato pessoal, de pegar o produto e fazer comparações, por isso a importância de investir nesse relacionamento.
Outra aposta das marcas são os produtos mais sofisticados. Há um capricho maior nas opções de chocolate e de embalagens. “Por um lado, existe uma crise, mas por outro há a tendência de um aumento de 20% do consumo de chocolate premium", afirma Enrico Martini, gerente de marketing da Ferrero. A marca aposta que essa procura ajudará a impulsionar os resultados deste ano. Além disso, a marca vai oferecer nos pontos de venda embalagens extras para proteger os ovos e deixar as caixas de bombom com mais aparência de presente. Laporta, da Nestlé, diz que o portfólio mais sofisticado da marca está crescendo e continua sendo uma grande aposta. A Kopenhagen fez parcerias com outras marcas, como Le Lis Blanc e Pandora, para criar kits com chocolate e mais um acessório.
Fonte: Época Negócios (19/01/2016) – Por Marcela Bourroul
http://epocanegocios.globo.com/Economia/noticia/2016/01/fabricantes-apostam-em-promotores-e-chocolates-premium-para-driblar-crise-na-pascoa.html
Tendo como referência o conteúdo discutido sobre motivação, valores, atitudes e persuasão, julgue as afirmações a seguir a respeito da matéria sobre as empresas fabricantes de chocolate:
I - Pode-se afirmar que marcas como Nestlé, Cacau Show e Ferrero quando desenvolvem campanhas para a venda de chocolates na páscoa buscam atender necessidades fisiológicas dos consumidores, afinal chocolates são um tipo de alimento.
II - Quando o gerente de Marketing da Nestlé afirma que o promotor “facilita a escolha” vemos uma aplicação prática da persuasão sobre o comportamento de compra, pois a atitude do consumidor é desfavorável devido à crise, mas o vendedor consegue reverter a situação.
III - Ao investir em parcerias com outras empresas, a Kopenhagen está buscando atender necessidades mais elevadas dos consumidores, como necessidades sociais.
IV - As fabricantes de chocolate estão apostando que o componente afetivo dos consumidores leve a estados mentais desfavoráveis em relação às marcas e por isso estão investindo no atendimento no ponto de venda.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Todas as afirmações estão incorretas
	
	B
	Apenas a afirmação I está correta
	
	C
	Apenas as afirmações I e II estão corretas
	
	D
	Apenas as afirmações II e III estão corretas
Você acertou!
A questão deve levar o estudante a pensar os assuntos abordados do tópico de maneira interligada. A questão também exige que o respondente se recorde dos conceitos apresentados no texto. A afirmação I está incorreta pois o consumo de chocolate na páscoa não está relacionado à saciedade da fome, uma necessidade fisiológica básica. A afirmação IV está incorreta pois o que está sendo levado em conta pelos fabricantes de chocolate é o componente cognitivo dos clientes, o poder de julgamento em relação aos preços e à crise vigente faz com que as empresas tenham que apostar em técnicas para persuadir o consumidor a comprar chocolates.
	
	E
	Apenas as afirmações III e IV estão corretas
Questão 5/10 - Comportamento do Consumidor
Leia a reportagem a seguir sobre a volta de uma empresa americana 10 anos após deixar o Brasil.
Dez anos após sair do Brasil, a rede americana Dunkin' Donuts volta a operar no pais com um cardápio ampliado e mais adaptado ao gosto local. O cardápio limitado com um produto que não fazia parte dos hábitos de consumo dos brasileiros é apontado como um dos principais erros feitos no passado.
A marca chega agora com o conceito de cafeteria. Ou seja, além das tradicionais rosquinhas, o cardápio incluirá opções de café quente e gelado, lattes, cappuccinos, sanduíches, croissants e bagels. De olho na concorrência, a rede também decidiu incorporar o misto quente, pão de queijo e acesso gratuito à rede WIFI.
“Será uma cafeteria completa, com um mix de produtos muito forte. Até o final de 2016 vamos estar com 10 lojas abertas", afirma Leonardo Oliva, um dos sócios do Grupo OLH, franqueado master da marca e responsável pelo retorno da rede ao país.
A meta do grupo é abrir 65 lojas da Dunkin' Donuts no Brasil até 2019. A primeira loja desta nova tentativa da marca de se firmar no país será aberta em Brasília, e neste primeiro momento, a operação ficará restrita à região Centro-Oeste, no Distrito Federal e em Goiás.
Os tradicionais donuts vão custar entre R$ 5 e R$ 7 cada. As rosquinhas serão importadas até que sejam encontrados fornecedores locais que possam garantir a mesma qualidade e padrão da que é oferecida no exterior.
“Após 1 ano, a gente já deve ter condições para começar a produzir por aqui”, explica o franqueado. "Eles virão da Europa congelados e aqui será feito um procedimento para voltar a temperatura normal e a finalização. Estamos nacionalizando quase todos os recheios”, acrescenta.
Fonte: Adaptado de g1.globo.com (08/05/2015)
http://g1.globo.com/economia/pme/noticia/2015/05/apos-10-anos-dunkin-donuts-volta-ao-brasil-como-rede-de-cafeterias.html
 Julgue as afirmações a seguir sobre o texto da Dunkin’Donuts tendo como base seu conhecimento sobre os cenários do consumidor global e do consumidor brasileiro.
I - Pode-se afirmar que na primeira operação no Brasil, a Dunkin’Donuts apostou em uma estratégia de marketing padronizado.
II - Pode-se afirmar que a empresa fracassou na primeira operação no Brasil pois os consumidores não estavam acostumados com a cultura americana, sendo assim, a empresa deveria ter investido mais no ambiente de loja, explicando aos clientes como os americanos consomem esse tipo de rosquinhas.
III - Na nova tentativa no Brasil, a Dunkin’Donuts está buscando se adaptar aos costumes do país, por isso iniciará sua operação pela capital federal, assim, se os clientes gostarem do novo cardápio, a empresa pode replicar a fórmula para outras regiões do Brasil sem necessidade de maiores pesquisas.
IV - A nacionalização de quase todos os tipos de recheio é um sinal de que a empresa abandonou a estratégia de marketing padronizado e está tentando se adaptar aos elementos culturais do Brasil.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Todas as afirmações são verdadeiras
	
	B
	Somente a afirmação I é verdadeira
	
	C
	Somente a afirmação III é verdadeira
	
	D
	As afirmações I e IV são verdadeiras
Você acertou!
A empresa fracassou na primeira vez que operou no país pois provavelmente tentou replicar aqui uma estratégia que havia dados certo em outras localidades, outros países que têm características mais parecidas com os Estados Unidos. Reconhecendo o fracasso da estratégia padronizada, a empresa volta buscando conquistar o mercado brasileiro, oferecendo produtos mais adequados à nossa realidade. É provável que devido às diferenças entre as regiões brasileiras, a empresa comece a abrir lojas aos poucos, buscando estudar cuidadosamente os hábitos de consumo de cada região para melhor adaptar seus cardápios. A questão faz o estudante se lembrar das discussões sobre as características dos consumidores globais e dos consumidores brasileiros, além de ver na prática, um exemplo de decisão muitocomum em empresas multinacionais: se adaptar à cultura local ou manter os padrões seguidos em diversos países.
	
	E
	As afirmações II e III são verdadeiras
Questão 6/10 - Comportamento do Consumidor
Imagine que você é gerente de marketing de uma marca de cosméticos. A empresa para a qual você trabalha quer expandir a linha de produtos de tratamento capilar, dessa forma você contrata uma empresa de pesquisa para determinar como deve ser desenvolvida a propaganda que será veiculada na televisão e para descobrir o que deve ser mudado nas embalagens para que os consumidores se atenham à marca dos produtos e às vantagens da nova linha. Após alguns meses você recebe os resultados da pesquisa. Através da realização dos grupos de foco, descobriu-se que os clientes preferem frascos menores para o condicionador e que a cor da logomarca deveria ser mais forte para identificar o produto nas prateleiras. A empresa contratada realizou entrevistas estruturadas com 1678 clientes da marca, confirmando o que os participantes do grupo de foco haviam indicado. Com algumas entrevistas em profundida, descobriu-se que a marca tinha uma atração muito forte pois remetia à tecnologia e à pesquisa de ponta, fazendo com que os consumidores confiassem nos produtos da empresa.
Tendo o apoio do caso que você acabou de ler e de seus conhecimentos sobre as técnicas e os métodos de pesquisa com consumidor, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A empresa cometeu um erro ao utilizar somente pesquisas qualitativas para coletar dados com cliente.
	
	B
	Pode-se dizer que a empresa utilizou como uma das técnicas de pesquisa o método etnográfico, afinal realizou pesquisas em profundidade com o cliente.
	
	C
	A empresa utilizou pesquisa qualitativa com as técnicas de entrevista estrutura e entrevista em profundidade, o focus group é considerado uma técnica quantitativa pois depende da participação de vários clientes no grupo, tendo o objetivo de generalização.
	
	D
	A empresa contratada utilizou pesquisa qualitativa (grupos de foco e entrevistas em profundida) e pesquisa quantitativa (entrevista estruturada) para oferecer informações adequadas para a empresa contratante.
Você acertou!
a questão leva o estudante a aplicar o conhecimento sobre as técnicas de pesquisa ao caso apresentado. A alternativa (a) está incorreta pois diz que somente pesquisa qualitativa foi desenvolvida, sendo que a entrevista estruturada (levantamento) é um tipo de pesquisa quantitativa. A alternativa (b) está incorreta pois para classificar um estudo como etnográfico são necessárias outras características, como o convívio com os consumidores. A alternativa (c) está incorreta pois classifica o focus group como pesquisa quantitativa e a entrevista estruturada como pesquisa qualitativa. A alternativa (e) está incorreta pois os diferentes métodos de pesquisa complementam informações, não existe a melhor técnica, então dizer que uma das entrevistas foi desnecessária é um erro.
	
	E
	A empresa não deveria ter realizado entrevistas em profundidade e entrevistas estruturadas. Isso é um erro comum, que leva à sobreposição de resultados, sendo prejudicial à tomada de decisão em marketing.
Questão 7/10 - Comportamento do Consumidor
O rebuliço que as mensagens causavam a fez pensar em criar uma fan page, como são chamadas as comunidades do Facebook que reúnem potenciais clientes e admiradores de uma marca. A experiência acumulada no Twitter foi importante para que Mirna encontrasse a receita de como conquistar fãs no novo canal. "Ganho a confiança das pessoas por participar das discussões de um jeito informal, em que desabafo até mesmo sobre os problemas que acontecem em qualquer empresa, como eventuais defeitos de fabricação", diz ela. "Eu mesmo gerencio a página, que se transformou num grande fórum de ideias para a Alice Disse." Desde março de 2010, quando a fan page entrou no ar, mais de 30.000 pessoas clicaram em “Curtir” nos comentários de Mirna no Facebook. Os fãs a ajudam a aprovar estampas para os tecidos de novas coleções. Seus comentários também fizeram a empresa começar a estudar a abertura de uma loja em São Paulo - hoje, além do site, a Alice Disse tem três unidades no Rio de Janeiro. Na fan page da Alice Disse, os seguidores recebem indicações de livros e filmes e ficam sabendo de eventos como shows musicais e peças de teatro. "Os seguidores do Facebook querem conversar", diz Gabriela Hunnicutt, diretora da Bold, produtora de conteúdo para redes sociais. "Eles se irritam com empresas que só querem fazer propaganda."
Adaptado de: http://exame.abril.com.br/revista-exame-pme/edicoes/48/noticias/dicas-para-sua-marca-nas-redes-sociais
Com base no fragmento de texto acima e no anúncio apresentado, considere os conteúdos abordados nas aulas e no referencial bibliográfico da disciplina, analise as asserções a seguir:
A empresa Alice Disse possui uma comunidade de marca.
Porque
A comunidade de marca tem como pressuposto criar uma interação forte entre o consumidor e a marca
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:
Nota: 10.0
	
	A
	As assertivas I e II são proposições excludentes.
	
	B
	As assertivas I e II são falsas.
Você acertou!
A primeira assertiva é falsa pois a fan page do facebook da Alice Disse não pode ser considerada uma comunidade de marca, pois não atende a definição conceitual do que é uma comunidade de marca, que para Muniz e O’Guinn (2001) as comunidades de marca são não geográficas, especializadas, limitadas e baseadas em um conjunto estruturado de relações sociais entre admiradores de uma determinada marca. Para os autores, assim como em outras comunidades são demarcadas por uma consciência compartilhada, rituais e tradições, além de um senso de responsabilidade moral. Portanto, uma fanpage, analisada no contexto de rede social, não é uma comunidade de marca. Contudo se falarmos em uma fanpage da marca Harley Davidson, onde as pessoas se reunirão para discutir rituais da marca, combinar reuniões, debater as tradições da marca, isso seria uma comunidade de marca virtual. O que não é o caso em exemplo. A segunda assertiva é falsa pois o foco da comunidade de marca não está somente na relação entre o consumidor e a marca, mas principalmente na ligação criada entre os consumidores da própria marca, compartilhando um sentimento mútuo e criando vínculo entre eles. Assim, a comunidade de marca se estrutura em uma configuração triádica (consumidor-marca-consumidor).
	
	C
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.
	
	D
	A assertiva I é uma proposição verdadeira e a II é falsa.
	
	E
	A assertiva II vai de encontro da ideia expressa na assertiva I.
Questão 8/10 - Comportamento do Consumidor
Vivemos tempos difíceis, tempos controversos. Vivemos em um momento de busca por profissionalização no atendimento, em paralelo ao desrespeito ao consumidor. Gastam-se fortunas com treinamentos com custos jurídicos dirigidos a clientes insatisfeitos. Temos a impressão de que convivemos com várias empresas sem rosto, que mudam seus produtos de nomes e versões de quando em quando. Sempre mais do mesmo com algum sobrenome ponto zero. Acostumamo-nos a call centers com milhares de atendentes de vozes idênticas, doutrinados em comportamentos quase robóticos e decisões rasas e engessadas. Ecoam gerundismos de forma orquestrada e pedem repetidas vezes os mesmos dados que já foram entregues a uma máquina.
Fonte: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/o-que-faz-um-relacionamento-com-clientes-ser-realmente-bom
A partir do fragmento de texto acima e tomando por base os conteúdos abordados nas aulas e no referencial bibliográfico da disciplina, qual das alternativas apresenta considerações pertinentes a tendência de humanização das marcas?
Nota: 10.0
	
	A
	O texto critica a impessoalidade  contemporânea do relacionamento cliente-empresa já que os consumidores buscam cada vez mais que as marcas sejam humanizadas no sentido de terem uma linguagem mais acessível e reconhecer seus erros .
Você acertou!A alternativa A está correta pois o pressuposto que sustenta essa relação no fundo é bastante simples: as pessoas querem se relacionar com pessoas, por isso a lógica de comunicação deve ser a interação em primeiro lugar e a venda uma consequência.
A alternativa B está incorreta pois as pessoas querem se relacionar com pessoas e por isso a linguagem das empresas tem que se aproximar cada vez mais dos clientes.
A alternativa C está incorreta pois a tendência de humanização de marcas diz que as pessoas têm dificuldades em estabelecer um elo verdadeiro, se aproximar, ou realmente confiar em outros humanos que fingem não ter fraquezas, defeitos, ou erros.
A alternativa D está incorreta pois a tendência de humanização das marcas propõe que os consumidores ficarão cada vez mais desiludidos ao lidar com marcas tradicionais, insossas e impessoais.
A alternativa E está incorreta pois a tendência apontada vai contra a “pasteurização” da interação com o cliente.
	
	B
	O texto reforçou a importância de se manter a impessoalidade das marcas, pois as empresas não são pessoas e os consumidores encaram a interação com as mesmas por esta perspectiva.
	
	C
	A tendência de humanização das marcas pressupõe a padronização do atendimento em call centers para a excelência do SAC pois os consumidores buscam soluções rápidas e não se preocupam com o relacionamento desenvolvido com a marca.
	
	D
	De acordo com a reportagem e com o conteúdo visto na unidade a robotização e automação são tendências tecnológicas crescentes.
	
	E
	O texto indica a importância de se uniformizar os atendimentos e treinamentos dirigidos a clientes insatisfeitos pois somente dessa forma será possível conquistar o cliente .
Questão 9/10 - Comportamento do Consumidor
Como o cliente brasileiro se comporta em relação aos demais? Que Lacoste ele procura? No meu ponto de vista, o consumidor brasileiro tem um envolvimento emocional com as marcas que tenham algum significado para ele muito mais forte que outros consumidores. O europeu e o americano, apesar de terem um componente emocional, praticam uma compra mais racional. O brasileiro não só compra o produto, como procura interagir com a marca: saber o que ela está fazendo, no que ela acredita. Temos um banco muito bacana de consumidores que contribuem com a marca, dão opinião, sugerem, criticam. Mas essa fidelidade não vem só pelo produto. Brinco internamente que o conceito de fidelidade, hoje, é bem diferente do passado. Há 10 anos, para você falar 'esse cara é fiel à Armani', ele precisava ter calça, chapéu, camiseta, sapato, tudo da mesma marca, para citar uma. Hoje, ele é mais fiel a marcas que tem algum significado. Ao invés de uma marca específica, ele tem um grupo de marcas que tem consideração, que são importantes para ele. Aí, quanto mais relevante você for, em termos de posicionamento, mais força você ganha.
 Fonte: http://gq.globo.com/Estilo/Moda-masculina/noticia/2014/10/o-consumidor-brasileiro-tem-envolvimento-emocional-com-marcas-afirma-ceo-da-lacoste.html
 
A partir do trecho da entrevista com o CEO da Lacoste apresentado acima e tomando por base os conteúdos abordados nas aulas e no referencial bibliográfico da disciplina,  analise as afirmações abaixo e escolha a alternativa correta.
I - A afirmação do CEO da Lacoste sobre o conceito de fidelidade atual pode ser relacionada com uma das dimensões da escala CIP (Consumer Involvement Profile), desenvolvida por Laurent e Kapferer (1985).
II - De acordo com o CEO da Lacoste o consumidor pode ter um envolvimento com diversas marcas simultaneamente.
III - De acordo com a entrevista os europeus e americanos não desenvolvem envolvimento com a marca.
IV - O envolvimento com a marca deve ser medido pela quantidade de posses que uma pessoa possui de determinada marca.
Nota: 10.0
	
	A
	São corretas apenas as afirmativas I, II.
Você acertou!
A alternativa I está correta pois a primeira dimensão da escala CIP diz respeito à importância percebida, que se trata do significado pessoal que a marca possui para o consumidor.
A alternativa II está correta pois atualmente os consumidores tem um grupo de marcas que tem consideração, que são importantes para ele, ao invés de uma marca específica.
A alternativa III está incorreta pois “o grau de envolvimento com uma pessoa pode ser concebido como um continuum, que vai da total falta de interesse em um estímulo de marketing até a obsessão” (SOLOMON, 2011, p.164). Portanto, o que o CEO quis dizer é que o europeu e o americano possui um grau de envolvimento, mas de uma forma menos emocional do que o consumidor brasileiro.
A alternativa IV está incorreta pois o envolvimento com a marca não está relacionado necessariamente a posse e pode medido com escalas como a PII e a CIP que levam em consideração diversas variáveis.
	
	B
	São corretas apenas as afirmativas II, III.
	
	C
	São corretas apenas as afirmativas III, IV.
	
	D
	São corretas apenas as afirmativas I, III, IV.
	
	E
	São corretas apenas as afirmativas I II, IV.
Questão 10/10 - Comportamento do Consumidor
Leia o texto a seguir e assinale a alternativa correta sobre o comportamento do consumidor organizacional:
Ronaldo abriu o seu e-mail assim que chegou ao escritório. Viu que havia três mensagens de fornecedores a respeito da peça que precisava ser substituída em um dos caminhões de entregas que havia quebrado. Ronaldo estudou as propostas e percebeu que todas eram plausíveis de serem aceitas, então levou ao seu chefe para que ele resolvesse qual seria o fornecedor contratado.
Com base no texto e no conteúdo trabalhado na aula, assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	 O texto detalha um processo de recompra direta, afinal quem fez o levantamento das propostas foi um funcionário que não tem poder de decisão.
	
	B
	O texto demonstra um processo de recompra modificada, descreve a fase de busca de fornecedores do processo de compra.
	
	C
	O texto detalha as fases de solicitação de propostas e seleção de fornecedores, de um processo de recompra direta.
	
	D
	O texto demonstra um processo de recompra modificada, e as fases do processo de compra descritas são: solicitação de propostas e seleção de fornecedores.
Você acertou!
A substituição de uma peça poderia ser considerada uma recompra direta, já que os caminhões da empresa podem quebrar com certa frequência, mas como existe o estudo de propostas de diversos fornecedores, considera-se que o processo apresentado é uma recompra modificada. Em relação às fases do processo de compra, o texto começa com o recebimento das propostas seguido da escolha de fornecedores, que começou com Ronaldo e que terminará com seu chefe, logo, as etapas presentes no texto são: solicitação de propostas e seleção de fornecedores.
	
	E
	O texto detalha um processo de compra nova, na fase de busca de fornecedores.

Continue navegando