Buscar

APS Gestão em Enfermagem

Prévia do material em texto

ENFERMAGEM – VALUE
Atividade Prática Supervisionada, feita pelas alunas Ana Beatriz Rêgo Vilasbôas com matrícula - 154192047 e por Giuliana da Fonseca Ferraz com a matrícula - 154192096
 (
ATIVIDADE
 
PRÁTICA
 
SUPERVISIONADA
Gestão
 
em
 
enfermagem
Implantação
2019/2
)
	OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM	COMPETÊNCIAS RELACIONADAS
	1. Analisar os processos de trabalho do enfermeiro com ênfase no processo administrar
2. Categorizar os casos de acordo com os processos de trabalho
3. Planejar soluções gerenciais para os diversos casos descritos.
	I, III, VIII, IX, XV, VXI
I, III, VIII, IX, XV, VXI
 ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS	
As Atividades Práticas Supervisionadas - APS têm seu detalhamento publicado no ambiente virtual de aprendizagem (Blackboard. da disciplina. São publicadas na primeira quinzena de aulas e devem ser realizadas pelos estudantes até o limite do prazo da N1, em conformidade com o calendário acadêmico.
As APS devem ser realizadas pelos estudantes no próprio ambiente virtual de aprendizagem (Blackboard. ou ter seu upload realizado lá, onde também serão corrigidas pelo docente, ficando registradas em sua integralidade.
ATIVIDADE 1
Ler os casos e responder o solicitado
Caso 1: Você é enfermeiro(a) de uma unidade básica de saúde e percebe que as gestantes não estão participando das consultas de pré-natal. Você deve atingir a meta de seis consultas por gestação no mínimo e precisa reverter o quadro atual.
a) Categorize o caso no processo de trabalho predominante;
b) Enumere motivos de ausências s consultas de pré-natal (pesquisar em literatura cientifica)
c) Elabore uma estratégia para atrair e manter as gestantes no pré-natal
Resposta Caso 1: 
a) Assistir/ensinar e educar.
b) Os motivos de ausências as consultas pré-natal são: ocultação da gravidez; o desconhecimento do programa; o preconceito com o serviço público; o desinteresse das usuárias; o medo da violência doméstica...
c) Minha estratégia para atrair e manter as gestantes no pré-natal é visita domiciliar e conversas no centro de atendimento, feitos pelos profissionais da saúde, para salientar a importância das consultas pré-natais. E assim, convencendo a gestante a fazer todos os exames para garantir sua segurança e do seu bebê.
Caso 2. Você é enfermeiro(a) de uma unidade de internação de 25 leitos, a referida unidade foi inaugurada hoje e já há 20 leitos ocupados. Você precisa fazer a sistematização da assistência de enfermagem para todos eles.
a) Categorize o caso no processo de trabalho predominante
b) Elabore uma estratégia para atender a todos com qualidade, considerando que seu plantão é de seis horas e há enfermeiros nos turnos Manhã, Tarde, Noite Par e Noite Impar.
Resposta Caso 2: 
a) Administrar / Gerenciar
b) Aplicaria a SAE: Sistematização da Assistência à Enfermagem. Assim, atenderia a todos os profissionais.
Caso 3. Você recebe a informação de que o indicador de queda da instituição aumentou significativamente. Como você faz parte do setor de qualidade e pesquisa, deverá criar um protocolo.
a) Categorize o caso no processo de trabalho predominante
b) Dê um titulo para sua pesquisa
c) Elabore a hipótese
d) Elabore a justificativa
e) Elabore o(s) objetivo(s)
Resposta Caso 3: 
a) Pesquisar
b) Protocolo de Segurança do Pacinete
c) Número ineficaz de profissionais de enfermagem; ruins orientações ao paciente quando ao seu estado; má organização do ambiente hospitalar ao redor do leito.
d) O Programa Nacional de Segurança do Paciente mostra que os pacientes que estão hospitalizados tem maior risco de queda. Quadros de saúde débil, administração de muitos medicamentos acabam aumentando este risco. Essas quedas podem provocar até mesmo óbito destes pacientes. Esse protocolo deve permitir que esta instituição tenha um foco nas prevenções dessas quedas.
e) Capacitação dos profissionais de enfermagem; reavaliação do grau de dependencia de cada paciente para redimensionar os profissionais de enfermagem de forma eficiente.
BIBLIOGRAFIA
Sanna MC. Os processos de trabalho do enfermeiro. Rev Bras Enferm, Brasília 2007 mar-abr; 60(2):221-4. Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/reben/v60n2/a17v60n2.pdf
Sanna MC. A estrutura do conhecimento sobre Administração em Enfermagem. Rev Bras Enferm, Brasília 2007 maio-jun; 60(3):336-8. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v60n3/a17.pdf
Kurcgant, Paulina (coord.). Gerenciamento em enfermagem. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2005.
Marquis BL; Huston CJ. Administração e liderança em enfermagem: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed; 2005. Cap 12, 13 e 14
AVALIAÇÃO
A avaliação da APS será baseada nos princípios de autonomia pedagógica, feedback significativo e metacognição,
culminando na autoavaliação do estudante. A nota da APS será atribuída no valor de 0,0 (zero) até 1,0 (um) ponto e vai compor a nota da A2, com base na rubrica de autoavaliação disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Só poderá realizar a autoavaliação o estudante que finalizar a atividade conforme instruções deste documento, postando-a até o dia solicitado pelo professor.
ATIVIDADE 2:
Elabore um caso de rotina de enfermagem e destaque competências de gestão do enfermeiro necessárias para resolve-
lo.
Resposta: A enfermeira chefe está resolvendo um problema de escala de folgas, portanto não é um trabalho fácil, pois gera bastante briga. Nesta tarefa, exige da profissional um pulso firme, educação saber escutar tratar todos igualmente, ser honesto, para que esta profissional não favoreça mais um do que o outro, dando todos as mesmas oportunidades e assim resolvendo o caso com mais competência.

Continue navegando