Buscar

Prematuro e bilirrubina 10/10

Prévia do material em texto

Questão 1
Correto
Atingiu 20.00 de 20.00 ponto(s)
A conduta da equipe de atenção domiciliar diante de um bebê recém-nascido a termo, ictérico a partir do seu 4º dia de vida, com bom estado geral, ativo, afebril, acianótico, normocorado, eupnéico e normocardíaco, é:
Referenciar para internação hospitalar para a realização de fototerapia ou exsanguíneotransfusão.
Esclarecer aos pais a natureza fisiológica do quadro e que o acompanhamento do bebê poderá ser realizado no próprio domicílio.
Avaliar a função hepática com dosagem de TGO-TGP devido a hepatite neonatal associada.
Referenciar para uma unidade hospitalar para melhor avaliação dos níveis de bilirrubunias totais e frações (BTF), hematócrito (HT), hemoglobina (HB), reticulócitos e prova de Coombs direto.
Orientar os pais sobre a necessidade de fototerapia e administração de gamaglobulina endovenosa.
Sua resposta está correta.
Feedback: 
Faz-se necessário o acompanhamento do quadro clínico, assim como também laboratorial dos níveis de bilirrubina totais e frações (BTF). Ele aponta para uma icterícia do tipo fisiológica sendo necessário banho de sol de aproximadamente 15 minutos pela manhã (antes das 10h) e à tarde (depois das 16h) e reavaliação do RN no sétimo dia de vida.
Questão 2
Correto
Atingiu 20.00 de 20.00 ponto(s)
Considerando o importante papel da equipe de atenção domiciliar no tratamento de um recém-nascido com icterícia, é correto que:
Dentre as limitações dos cuidados domiciliares, a fototerapia deve ser realizada sempre em ambiente hospitalar.
O banho de sol deve ser indicado nos casos de icterícia moderada e nos casos graves, fototerapia.
O objetivo principal no manejo do RN com icterícia é impedir complicações no sistema nervoso.
A regressão do quadro fisiológico de icterícia ocorre, normalmente, em torno de um mês.
A criança deve ser avaliada semanalmente, em luz ambiente, por no mínimo um mês.
Sua resposta está correta.
Feedback: 
O objetivo principal no manejo do recém-nascido com icterícia é impedir os efeitos tóxicos/deletérios dos níveis elevados de bilirrubina indireta no sistema nervoso.
Questão 3
Correto
Atingiu 20.00 de 20.00 ponto(s)
Dona Joana há seis dias deu à luz um menino Júlio, que nasceu pesando 2,0kg. Ela, muito cuidadosa, tem estado sempre atenta ao aleitamento materno exclusivo e de livre demanda de Júlio. No entanto, apesar do seu bom estado geral, o bebê começou a apresentar uma coloração amarelada na pele e mucosas, com aparecimento céfalo-caudal, devido a deposição de bilirrubina nesses tecidos.
Diante disso, a conduta médica ideal seria orientar dona Joana que:
A mãe deve ser estimulada a realizar a complementação ao aleitamento materno para favorecer o ganho de peso do seu filho e a diminuição das taxas de bilirrubina.
É indicada a utilização do método Canguru sendo colocado o bebê entre as mamas da mãe, com a continuidade do aleitamento materno exclusivo e de livre demanda.
O aleitamento materno deve ser suspenso, apesar do baixo peso do bebê, pois a prioridade é o controle dos níveis de bilirrubina.
Os cuidados com o bebê são relacionados apenas à manutenção da amamentação, pois nesses casos não se tem terapia específica de tratamento.
O aleitamento materno exclusivo não precisa ser suspenso, pois os níveis elevados de bilirrubina não têm potencial de causar maiores danos ao bebê, regredindo espontaneamente sem qualquer intervenção.
Sua resposta está correta.
Feedback: 
O método Canguru é um tipo de assistência neonatal que implica em contato pele a pele do recém- nascido (RN), de forma precoce, com seus pais (de preferência), de forma crescente e pelo tempo que ambos entenderem ser prazeroso e suficiente. O RN deve ser colocado em posição vertical contra o peito do adulto. Este método proporcionará melhor controle térmico, maior frequência e duração das mamadas, menor permanência no hospital e consequentemente menor número de infecções hospitalares, que pode garantir o ganho de peso de forma saudável e eficaz.
Questão 4
Correto
Atingiu 20.00 de 20.00 ponto(s)
Carmem, 35 anos de idade, e tabagista desde os 25, nas suas últimas gestações deu à luz dois meninos nascidos com 39 semanas de gestação, pesando 2000g e 2500g. De acordo com o peso ao nascer dos bebês, a equipe de saúde os considerou, respectivamente, com:
Baixo peso e peso normal.
Extremo baixo peso e baixo peso.
Peso insuficiente e peso normal.
Baixo peso e peso insuficiente.
Muito baixo peso e baixo peso.
Sua resposta está correta.
Feedback: 
O primeiro recém-nascido nasceu com peso < 2500g, por isso classificado como RN de baixo peso. O segundo filho nasceu com peso insuficiente por estar entre 2500 e 2999g.
Questão 5
Correto
Atingiu 20.00 de 20.00 ponto(s)
O Método Mãe Canguru foi oficialmente apresentado pelo Ministério da Saúde como norma de atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso. Sobre é isso é correto afirmar que:
A experiência de contenção propiciada pelo Método Canguru minimiza a sobrecarga de estímulos visuais e auditivos no RN, além de garantir efeito positivo no aleitamento materno exclusivo.
É uma proposta de cuidado neonatal que implica no contato pele a pele exclusivamente entre a mãe e o filho recém-nascido de baixo peso.
O contato pele a pele entre mãe e recém-nascido deve ser estabelecido por tempo de escolha da mãe, sendo contraindicado o tempo integral.
Na posição canguru, o recém-nascido deve ser posicionado estaticamente na mesma posição, não devendo ser modificada sua posição de cabeça enquanto estiver no seio materno.
Todas as etapas do Método Canguru devem ser executadas no ambiente hospitalar, estando o recém-nascido completamente estabelecido quando no ambiente domiciliar.
Sua resposta está correta.
Feedback: 
O Método Canguru fornece um equilíbrio entre os sistemas tátil e proprioceptivo (desenvolvimento mais precoce) e os sistemas visual e auditivo (desenvolvimento mais tardio), ambos sob estimulação inadequada. Promove também uma experiência de contenção minimizando a sobrecarga de estímulos visuais e auditivos. Tem um efeito positivo no aleitamento materno exclusivo na alta, no desenvolvimento do apego e na confiança e satisfação materna.

Mais conteúdos dessa disciplina