Buscar

plano de atividades cores e formas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PLANO DE ATIVIDADE
	AUTOR
	CAMPO DE EXPERIÊNCIA
Traços, sons, cores e formas.
	INDICAR O GRUPO ETÁRIO
Crianças bem pequenas. (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)
	OBJETIVOS E CÓDIGO DA BASE
(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
(EI02TS03) Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
	CONTEXTOS PRÉVIOS
Será feita uma atividade com as cores primárias. Decorar a sala com balões vermelhos, azuis e marelos. Prepararar previamente massinha caseira utilizando farinha de trigo, água, sal e óleo. Usar gelatina ou suco de cores primárias para que a massa fique colorida, encher vários potes reutilizáveis transparentes com a massa colorida. Providenciar música "Gugudada", A música das cores, relembrando os alunos sobre as cores que serão introduzidas nas atividades. Fichas nas cores primárias em um saco TNT. A criança irá identificar e nomear as cores primárias, despertando assim a criatividade para a expressão do desenho e pintura, identicando na natureza e nos objetos comuns ao cotidiano.
	MATERIAIS
Balões, vídeo com a música, gelatina,ficha e potes reutilizáveis de diferentes formas e texturas, massinhas nas cores primárias.
UNIDADE 3
ATIVIDADE DE APROFUNDAMENTO ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE ATIVIDADE
	ESPAÇO
Será em sala de aula, forrar o chão com toalha ou tapete, a fim de que as crianças possam se acomodar nesse espaço. Arrumar também as mesinhas e cadeiras para que possam fazer as atividade seguintes.
	TEMPO SUGERIDO
40 a 50 minutos.
	PERGUNTAS PARA GUIAR AS OBSERVAÇÕES DO PROFESSOR
Que gestos e olhares quanto a observação do video sobre as cores?
Com o as crianças se expressam e suas sensações ao contato das cores e objetos?
Como ocorre a suas explorações sobre a mistura das cores?
Quais descobertas sobre as propriedades dos materiais que as crianças fizeram nessa atividade? Cores, formas, texturas.
	 ETAPAS (O QUE FAZER DURANTE A ATIVIDADE)
Colocar o vídeo referente as cores, onde a professora fará a interação com eles com gestos e canto. Em seguida colocar várias fichas nas cores primárias (vermelho, amarelo e azul) em um saco de TNT. Formando uma fila as crianças deverão pegar um cartão sem olhar, tentar dizer o nome da cor e em seguida procurar objetos em sua volta que contenha a mesma do cartão. Deixar que as crianças brinquem com os objetos achados por cada um deles. Em seguida distribuir massinhas dentro das embalagens reutilizáveis,para que eles percebam seua formatos e texturas e tentem formar objetos, de acordo com os objetos achados e o vídeo que assistiram, com a ajuda e cuidado da professora e auxiliar fazendo com que as crianças interajam entre eles, fazendo mistura das cores e mostrar aos coleguinhas o que cada um fez. E ao final servir como lanche gelatina nas cores primárias.
	 FINALIZAÇÃO
Para finalizar, organizar a sala , cada criança guarda o objeto correspondente a cor que achou. Guardar a massinha para levar para casa. Presentear cada criança com um balão amarelo, azul e vermelho.

Outros materiais