Buscar

AULA PRÁTICA 4 - EXTINÇÃO -.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AULA PRÁTICA 4 – EXTINÇÃO DA RESPOSTA DE PRESSÃO À BARRA
Grupo: Jucivânia Menezes dos Santos, Juliana Cabral Santana, Maira de Macedo Barbosa, Maria Alice Santiago Farias, Maria Amélia Aragão Santos e Valdielle Anjos de Jesus.
Hora do experimento: _12__:_23__ às _12__: 37_.
PASSO A PASSO:
Refazer passo das duas últimas aulas (reforçar o Sniffy até que as duas barras fiquem completamente vermelhas: sound-food e bar-sound). Para isso, pressionem a barra somente quando o Sniffy estiver perto do comedouro. Dê preferência a apertar a barra quando o Sniffy se levantar perto da barra, para acelerar a modelagem. Após as barras subirem completamente, siga os passos abaixo: 
1. Experiment -> Design Operant Experiment -> Extinction (deixar marcado também Mute Dispenser) -> ok.
2. Agora o Sniffy não receberá alimento quando pressionar a barra. Vocês não devem pressionar a barra, pois isso pode reforçar o comportamento dele e agora nós queremos extinguir o comportamento, isto é, fazer com que ele não pressione mais a barra com frequência. A extinção se dará a partir do momento que o comportamento do Sniffy de apertar a barra não será reforçado com alimento. 
3. Agora seu papel de experimentador consiste apenas em observar ele pressionar a barra sozinho e anotar a frequência da resposta de pressão à barra minuto a minuto, durante 15 minutos. 
4. Anote a frequência absoluta e acumulada na tabela abaixo. 
5. Ao final vocês poderão observar que as barras sound-food e bar-sound, mostrando que as associações som-comida e barra-som estão sendo desfeitas, isto é, extintas. 
6. Ressalta-se que não se extingue completamente um comportamento, uma vez que o Sniffy já teve contato com ele. Sempre pode haver a recuperação do comportamento. A única garantia que temos de um comportamento nunca ocorrer é que ele nunca tenha ocorrido, caso contrário pode haver recuperação espontânea. 
OBS: Observe sempre as instruções do Lab Assistent.
	Minuto
	Frequência da resposta de pressão à barra
	Freq. Abs.
	Freq. Acum.
	1
	IIIIIIIII
	9
	9
	2
	IIIIIIIIIIIIII
	14
	23
	3
	IIIIIIIIIII
	11
	34
	4
	IIIIIIII
	8
	42
	5
	II
	2
	44
	6
	IIIII
	5
	49
	7
	IIII
	4
	53
	8
	II
	2
	55
	9
	I
	1
	56
	10
	I
	1
	57
	11
	I
	1
	58
	12
	III
	3
	61
	13
	IIII
	4
	65
	14
	I
	1
	66
	15
	IIII
	4
	70
QUESTÕES
1) O que é extinção e como este processo se relaciona com o comportamento humano?
De acordo com Skinner (1953): 
“ Naquilo que é chamado extinção operante, uma resposta torna-se cada vez menos frequente quando o reforçamento não mais acontece.”
Esse processo ocorre com bastante frequência no desenvolver da vida de todos nós. Digamos que eu semanalmente ligue ou envie mensagem para uma amiga e quase sempre em retorno eu receba frieza ou indiferente como resposta, é muito provável que eu vá aos poucos me afastando ou mesmo deixe de procurar contato.
Outro exemplo pode ser a conta de energia alta, e a pessoa usa secador diariamente. Diminui a frequência para uma vez na semana, ou mesmo deixa de usar por um período.
 
2) Até aqui como vocês acham que o Sniffy pode ajudar os estudantes de psicologia a entender e modificar o comportamento humano?
A partir da observação do Sniffy, sendo este um rato virtual podemos fazer diversos experimentos sem que aja desgaste do mesmo, no qual podemos testar diversas experiências. Tais experiências nos mostram o melhor caminho para obtenção de um comportamento. Tal experimento nos possibilita a entender que o comportamento humano pode ser modificado, diminuído ou " extinto" . Podemos observar que quanto maior for o reforçamento, maior será a aquisição de um comportamento. Que quando somos recompensados positivamente a tendência é de continuar cada vez mais repetindo o mesmo.
3) Na sua opinião como é possível extinguir um comportamento humano desadaptativo? Exemplifique com um caso hipotético (comportamento em questão que precisaria ser extinguido e como poderia ocorrer a extinção do mesmo). 
Sim é possível extinguir um comportamento humano ( extinção termo utilizado para retirada de um reforçador, já que um comportamento aprendido pode ser repetido. Exemplo: uma pessoa que posta muitas coisas na redes sociais, no início tem muitas curtidas, ao passo que as curtidas vão diminuindo, ocorre também o menor número de publicações ao ponto de não postar mais nada
4) Assista ao vídeo anexado no Teams junto à atividade (Behaviorismo - A Diferença entre Reforçadores e Punições) e responda: extinção e punição são iguais? Justifique sua resposta. 
Punição e extinção não são iguais, mas se assemelham pelo fato de que os dois tem como objetivo diminuir a probabilidade de um comportamento acontecer. 
A punição vai acontecer quando um comportamento inapropriado precisa ser retirado. Ou seja vai adicionar um estímulo aversivo (punição positiva) ou retirar um estímulo positivo (punição negativa).
A extinção tem como objetivo a diminuição de um comportamento voltar a acontecer, porém, na extinção o reforçador do comportamento é retirado do ambiente.

Outros materiais