Buscar

Orientações para Relatorios VD e ONG(2)

Prévia do material em texto

Seguem alguns esclarecimentos para a construção do Relatório da Entrevista na ONG e da realização da Visita Domiciliar.
Em relação ao Relatório da Entrevista na ONG
Deve ser construído em linguagem narrativa. O objetivo principal é fornecer ao leitor informações colhidas durante a entrevista, relacionadas à pessoa entrevistada, sua família, as questões de moradia (domicílio e comunidade), seu modo de vida, as questões de saúde daquele grupo familiar, as questões da criança que provavelmente foi elemento-chave para a chegada da família a ONG... Enfim, futuramente vocês realizarão consultas, terão determinado um tempo para se apropriar de questões de indivíduos e famílias, e assim traçarem seus projetos terapêuticos.
Esta é a proposta deste exercício. Através do encontro entre duas (ou mais) pessoas promover uma troca de informações. Tomem como base o conceito ampliado de saúde, que inclui uma serie de elementos diretamente relacionados à produção ou danos a saúde. Descreva elementos de proteção e vulnerabilidades daquele grupo familiar.
Aplique a Escala de Coelho e classifique o risco.
Para facilitar a leitura, agrupe informações individuais, de moradia, composição familiar, de planejamento, de saúde evitando construir o texto em primeira pessoa. Reserve-a para a parte final do relatório onde você pode dar sua impressão pessoal, do ponto de vista das vulnerabilidades percebidas evitando qualquer forma de “julgamento” ou “conclusões” precipitadas.
Em relação ao Relatório da Visita Domiciliar (VD)
Este relatório segue a mesma lógica do anterior. Só que agrega a observação mais direta das informações colhidas. É evidente que num contato inicial e rápido muitas informações não são obtidas. Na prática também será assim. Algumas visitas são mais proveitosas que outras. É uma questão de oportunidade. Também requer vínculo e continuidade. Observando o cenário de vida das pessoas você agrega o olhar de novos elementos que concorrem no processo saúde-doença. Lembre-se que esse deve ser o enfoque. Qual a contribuição que a ciência traz através do profissional de saúde para a melhoria da qualidade de vida de pessoas? Espera-se não policialesco. Esse tempo ficou na história.
*1. A avaliação ficará em função dos elementos percebidos e da construção do texto (clareza da idéia, riqueza das informações, formato, edição e correção ortográfica). 
*2. Não esqueçam: os relatórios são individuais. Não serão aceitos trabalhos idênticos, mesmo a prática tendo sido realizada por mais de um aluno.

Continue navegando