Buscar

Relatório de Atendimento Médico - Claudia Regina Soares

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá
Curso de Medicina – Campus ARCOS DA LAPA
ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA FAMÍLIA I
Professores: Lúcia Ramos e Luciana Borges
Aluna: Priscilla Costa do Nascimento
RELATÓRIO
1. Identificação
 
 No dia 18 de maio de 2011, na ONG Ressurgir – Rio Comprido foi entrevistada a Stª Claudia Regina Soares, jovem de 19 anos, nascida no dia ‎15 de fevereiro de 1991, do sexo feminino, de naturalidade brasileira, estudante do 1º ano do Ensino Médio na instituição de ensino EBS.
 A entrevistada é solteira, namora há 7 meses e tem uma filha, fruto de um relacionamento passado, Kethellyn Soares, de 2 anos, a qual amamentou até 1 mês e 15 dias após o nascimento. Kethellyn é portadora de bronquite e é submetida a tratamento no hospital Sales Neto. A criança vai ao pediatra mês sim, mês não, e está matriculada na Creche dos Sonhos, localizada em uma favela diferente da qual vive junto com sua mãe.
 Claudia Regina é moradora do Morro do Turano, o qual possui a instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora há menos de um ano.
 Vive em uma casa própria, de alvenaria, de 3 quartos, 1 sala, 2 banheiros e 1 corredor, onde possui energia elétrica e abastecimento por água encanada. Consome água filtrada.
 Claudia Regina dorme em um dos quartos com sua filha e relata não haver notado a presença de ratos e/ou baratas em seu domicílio.
 
Moram na mesma casa:
 Sua mãe, Rosineide, dona de casa de 47 anos, ainda não aposentada, portadora de diabetes e de dislipidemia. Faz uso de medicamentos, porém não respeita a dieta recomendada pelo médico;
 Seus dois irmãos: Lauro, o mais velho, de 28 anos, e Cláudio, de 22 anos. Ambos piscineiros, fumantes e que consomem bebida alcoólica socialmente;
 Sua irmã Sirlene, de 26 anos, recepcionista, não fuma e nem consome bebida alcoólica.
 
 Ambos os seus irmãos são alfabetizados, porém não completaram o Ensino Médio.
 Possui animais de estimação: 1 gato e 2 cachorros, todos vacinados e sob cuidados de veterinário.
 O tratamento do lixo proveniente de sua casa é a céu aberto, mas obras estão sendo feitas para a resolução deste problema.
 A rua em que vive não é pavimentada e não há coleta de lixo regular, porém existe o auxílio de garis comunitários da COMLURB. 
 Revela ter vontade de se mudar.
 Claudia Regina e sua família possuem uma renda mensal, no total de R$ 1530, valor que diz ser suficiente para suprir necessidades de todos que vivem com ela. E utilizam a cesta básica cedida pela ONG Ressurgir. Não utilizam o Bolsa Família, cedido pelo Governo.
 Faz 3 refeições diárias em média. Alguns dos alimentos comuns nas refeições feitas por Claudia Regina são: arroz, feijão, carne, ovo e salsicha. Verduras não são incluídas por não apreciar.
 Não há nenhum caso de desnutrição grave em sua família.
 Possui vida sexual ativa, e faz uso de anticoncepcional e preservativo. Tem acompanhamento ginecológico, indo de 6 em 6 meses ao ginecologista. 
 Durante a sua única gavidez, a qual não foi planejada, houve acompanhamento pré-natal e o parto foi normal, assistido pelos médicos. Nunca realizou nenhum tipo de aborto.
 Claudia Regina não fuma, não consome bebida alcoólica e não pratica nenhuma atividade física.
 Nunca foi internada e nunca foi submetida a nenhuma cirurgia. 
 Utiliza os serviços de saúde do Hospital Sales Neto, o qual julga ser um bom hospital, com um ótimo atendimento.
 2. Considerações:
 Claudia Regina, se revelou durante a entrevista ser uma pessoa feliz. É muito simpática e de boa vontade.
 Ao final da entrevista, foi revelado que poucas semanas atrás, a casa em que morava Claudia Regina havia sido destruída em uma das chuvas torrenciais vividas pelo Rio de Janeiro. Felizmente, atualmente ela mora em uma casa que está localizada em uma região não considerada região de risco.
 Apesar de muito jovem, já apresenta experiência em questões de planejamento familiar, adquirida com a maternidade. Alega não pensar, no momento, na possibilidade de engravidar outra vez. 
 A entrevistada se mostrou desinteressada em cursar o Ensino Superior, mas determinada em prosseguir e alcançar o seu próprio sonho: ser cabeleleira. 
 
 3. Risco Familiar
 Segundo a Escala de Coelho, o risco familiar apresentado para a família da entrevistada é RISCO MENOR.
 
Sentinelas de Risco Encore de Risco
Baixas condições de Saneamento ...............................................................3
Diabetes Mellitus ..........................................................................................1
Relação Morador/Cômodo igual ou aproximadamente igual a 1 .................2
TOTAL = 6 -- RISCO MENOR (R1)

Continue navegando