Buscar

Lorena Moreira do Nascimento - Estudo dirigido- Orgânica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. IDENTIFICAÇÃO DOS ALUNOS
	NOME:
	Lorena Moreira e Ícaro
	TURNO:
	Noturno
	TURMA:
	
	DATA:
	
	CURSO:
	Química
	PROF.:
	
	DISCIPLINA
	
 Atividade em dupla
Estudo dirigido
1. Qual a diferença entre os compostos orgânicos e inorgânicos? (valor 0,1)
R - Compostos orgânicos são moléculas formadas por átomos de carbono ligados por meio de ligações covalentes entre si e com outros elementos, como hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo e halogênios. Já os compostos inorgânicos correspondiam aos sistemas não vivos, como rochas e minérios.
2. Quais as propriedades do carbono, que o torna tão especial para química
orgânica? (0,2)
R - O carbono tem uma propriedade especial: ele consegue realizar quatro ligações químicas diferentes. Pode não parecer, mas os dois são formados somente por átomos de carbono.
3. Dê exemplos de substâncias contendo cada uma das funções orgânicas e aponte
uma aplicação para cada uma delas. (0,4)
HIDROCARBONETOS:
GÁS DE COZINHA (GLP) - Os Gases Liquefeitos de Petróleo (GLP) são compostos por hidrocarbonetos, constituídos de Carbono e Hidrogênio. Na composição do GLP, entram hidrocarbonetos dos quais os principais são: butano, propano, isobutano, propeno e buteno.
ÁLCOOL:
ÁLCOOL EM GEL 70% - Contém etanol, conhecido como álcool etílico p. Usado para higienização das mãos e superfícies. 
FENOL:
CREOLINA - Contém fenóis misturados a cresóis e associados a hidrocarbonetos aromáticos. Usada como desinfetante de instalações pecuárias como pocilgas, galpões e estábulos, por assegurar o mais amplo espectro de ação bactericida sobre os microorganismos: Salmonella typhimurium, Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus, Listeria monocytogenes e Escherichia coli.
ÉTER:
ETOXIETANO (éter comum, éter etílico ou éter sulfúrico) - Utilizado como solvente apolar em laboratórios e indústrias, principalmente na extração de óleos, gorduras, essências, perfumes, entre outros compostos de fontes vegetais e animais
CETONAS:
ACETONA - É utilizada como solvente, principalmente em esmaltes.
ALDEÍDO:
FORMOL - Sua principal aplicação é na conservação de cadáveres ou de peças anatômicas em laboratório. Também é usado como desinfetante, na fabricação de plásticos, como a baquelite, em medicamentos, explosivos e seu uso é permitido pela ANVISA em alguns cosméticos.
ÁCIDO CARBOXÍLICO:
ÁCIDO METANÓICO (ácido fórmico) - Usado como mordente para ajudar a fixar as cores no tingimento dos tecidos, além de sua aplicação como desinfetante na medicina.
ÉSTER:
BUTANOATO DE PENTILA (essência de morango) - Usado como flavorizante em alimentos industrializados, ou seja, simula o sabor e o aroma característico de alimentos naturais. Nesse caso, do morango. 
AMINA:
CORANTES SINTÉTICOS - são usados pela indústria alimentícia em balas, sorvetes, doces, etc.
AMIDA:
URÉIA - É largamente utilizada como adubo na alimentação do gado, estabilizador de explosivos produção de resinas e medicamentos produção de chuva artificial, umectante e hidratante em cremes e pomadas e produção de fertilizantes agrícolas.
HALETO ORGÂNICO:
GÁS LACRIMOGÊNEO (α-cloroacetofenona) - É um gás utilizado como arma pela polícia.
4.O que diferencia as funções orgânicas entre si. (0,2)
R - Os HIDROCARBONETOS são compostos constituídos apenas por átomos de carbono e hidrogênio. Os ALCOÓIS são constituídos por radicais de hidrocarbonetos ligados a uma ou mais hidroxilas. Eles nunca podem ser considerados bases de Arrhenius já que não liberam essa hidroxila em meio aquoso. Os FENÓIS são cadeias aromáticas (hidrocarbonetos) ligados a uma ou mais hidroxilas. São diferentes dos alcoóis, por apresentarem estrutura em anéis rodeados por grupos OH. Já os ÉTERES são compostos por um átomo de oxigênio entre duas cadeias carbônicas. Estas cadeias também são de hidrocarbonetos (radicais alquila ou arila). Os ÉSTERES são semelhantes aos éteres por possuírem átomos de oxigênio entre as cadeias carbônicas (radicais). Mas se diferem deles por possuírem um grupo carbonilo (CO) também entre os carbonos. Os ALDEÍDOS são formados por um radical orgânico (alifático ou aromático) ligado a um ou mais grupos formilo (HCO). As CETONAS são compostas por dois radicais orgânicos (alifáticos ou aromáticos) ligados entre si pelo grupo carbonilo (CO). Os ÁCIDOS CARBOXÍLICOS são radicais alquila, alquenila, arila ou hidrogênio ligados a pelo menos um grupo carboxílico (COOH). Geralmente são ácidos fracos (liberam poucos íons H+ em meio aquoso). As AMINAS são compostos nitrogenados onde até três radicais orgânicos (arila ou alquila) se ligam a um átomo de nitrogêniopela substituição de átomos de hidrogênio da molécula de amônia (um radical liga-se ao -NH2, dois radicais a -NH e três radicais a -N). As AMIDAS são bem parecidas com as aminas, exceto pela presença do grupo carbonilo. Assim, até três radicais acila (RCO) se ligam a um átomo de nitrogênio pela substituição de átomos de hidrogênio do amoníaco. As amidas possíveis são: RCONH2, (RCO)2NH, e (RCO)3N. Os HALETOS ORGÂNICOS são compostos formados por halogênios (com Nox -1) que substituem átomos de hidrogênio pela reação dehalogenação.
5. Escolha uma substância orgânica e escreva sobre a sua composição, modo de
preparação e aplicação industrial (0,6).
R - PROPANONA (ACETONA)
COMPOSIÇÃO: C3H6O
Ela é composta por 3 carbonos, 6 hidrogênios e 1 oxigênio. 
MODO DE PREPARAÇÃO:
Ela é produzida industrialmente pela hidratação do propeno ou por oxidação do cumeno (isopropilbenzeno). O cumeno é obtido por meio da reação entre o propeno e o benzeno derivados do petróleo. Depois que essas duas substâncias reagem e geram o cumeno, ele é enviado a uma coluna de contato para a reação de oxidação com o oxigênio do ar, formando o hidróxido de cumeno. Depois ele passa para o recipiente de decomposição, onde, pela adição de ácido sulfúrico, o hidróxido de cumeno tranforma-se em fenol e na propanona.
APLICAÇÃO INDUSTRIAL:
Sua principal caracteristica é de atuar como solvente, sendo, portanto, utilizada como solvente de tintas, esmaltes, vernizes, na extração de óleos de sementes vegetais, na fabricação de medicamentos, de anidrido acético, na preparação de clorofórmio, iodofórmio e bromofórmio e como dissolvente da celulose.
Página de

Outros materiais