Buscar

Ledor e Transcritor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

NOTA 100
1. Sobre as propostas de aplicação das chamadas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ambiente escolar, a década ainda era a de 1990 quando o Sistema J. Piaget foi “desenhado” dentro do colégio de mesmo nome, que foi um dos primeiros a fazer parte do programa Escola do Futuro. Dentro deste conceito qual era o objetivo de Piaget na década de 90?
a) O objetivo era a utilização da tecnologia na aprendizagem.
b) O objetivo era a educação.
c) O objetivo era a informação.
d) O objetivo era a interação.
2. Ledores e Transcritores são profissionais que há muitos anos desempenham suas funções em escolas e em ambientes avaliativos na promoção da acessibilidade de informação para pessoas com limitações na execução da leitura e/ou da escrita.De acordo com este conceito, o que é ledor?
a) Pessoa responsável por realizar leituras para aqueles que não podem ler.
b) Um profissional qualificado.
c) Uma leitura diferenciada da metodologia de ensino.
d) Pessoa que faz uso de tecnologias digitais.
3. O sistema Braille, criado por Louis Braille, em 1825, na França, constituiu-se, desde então, o meio fundamental de leitura e escrita para as pessoas cegas em todo o mundo. No Brasil, há uma instituição que é referência no trabalho com deficientes visuais e esta, por sua vez, é um órgão do MEC. De acordo com este conceito, assinale a alternativa CORRETA:
a) Instituto de Cegos do Brasil.
b) Instituto Benjamin Costant.
c) Instituto Imperial de Cegos do Brasil.
d) Instituto Nacional de Educação de Cegos.
4. O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os estudantes de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. Com a LBD (Lei e diretrizes de base da educação) Lei nº 9.394/96, qual o princípio das políticas educacionais atuais?
a) Com a LBD (Lei e diretrizes de base da educação) Lei nº 9.394/96, as políticas educacionais atuais têm como princípio a inclusão de crianças no ensino regular.
b) Com a LBD (Lei e diretrizes de base da educação) Lei nº 9.394/96, as políticas educacionais atuais têm como princípio a educação.
c) Com a LBD (Lei e diretrizes de base da educação) Lei nº 9.394/96, as políticas educacionais atuais têm como princípio a exclusão.
d) Com a LBD (Lei e diretrizes de base da educação) Lei nº 9.394/96, as políticas educacionais atuais têm como princípio o atendimento de alunos.
5. No DSM-IV, os Transtornos Globais do Desenvolvimento englobavam cinco transtornos caracterizados por grave comprometimento em inúmeras áreas do desenvolvimento. Quais são?
a) Transtorno Autista, Transtorno Grave, Transtorno Moderado, e Transtorno de Asperger.
b) Transtorno de Asperger, Transtorno Autista, Transtorno Grave, Transtorno Moderado, e Transtorno Global.
c) Transtorno Autista, Transtorno de Rett, Transtorno Desintegrativo da Infância, Transtorno de Asperger e Transtorno Global do Desenvolvimento Sem Outra Especificação.
d) Transtorno Autista, Transtorno de Rett, Transtorno Desintegrativo da Infância, Transtorno Normal e Transtorno Simples.
RESP: Conforme o DSM-IV, as crianças podiam ser diagnosticadas com cinco diferentes transtornos: Transtorno Autista, Transtorno de Rett, Transtorno Desintegrativo da Infância, Transtorno de Asperger e Transtorno Global do Desenvolvimento Sem Outra Especificação. No entanto, o DSM-V traz uma nova visão para a realização desse diagnóstico.
De acordo com o DSM-IV, os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) englobam cinco transtornos caracterizados por grave comprometimento em inúmeras áreas do desenvolvimento. Esse grupo de transtornos é caracterizado por severas anormalidades nas interações sociais recíprocas, nos padrões de comunicação estereotipados e repetitivos, além de um estreitamento nos interesses e atividades da criança. Geralmente, os sintomas se manifestam desde a primeira infância, e são frequentemente associados a algum grau de Retardo Mental.
Ainda há muita divergência quanto à forma de classificá-los; Além disso, muitos médicos, hesitando diagnosticar crianças muito novas com algum transtorno específico, utilizam o termo TGD, por abarcar um sentido mais geral. O reflexo dessas controvérsias pode ser identificado através das atuais reformulações realizadas no DSM-V.
Conforme o DSM-IV, as crianças podiam ser diagnosticadas com cinco diferentes transtornos: Transtorno Autista, Transtorno de Rett, Transtorno Desintegrativo da Infância, Transtorno de Asperger e Transtorno Global do Desenvolvimento Sem Outra Especificação. No entanto, o DSM-V traz uma nova visão para a realização desse diagnóstico.
A partir dessa, qualquer pessoa diagnosticada com algum dos transtornos supracitados ainda cumprirá os critérios para o Transtorno Autista, ou outro transtorno mais especificamente diagnosticado pelo DSM-V. Será utilizado um novo termo -“Autism Spectrum Disorder" (ASD)- o qual abrangerá todos esses transtornos. Assim, serão realizadas distinções de acordo com o nível de gravidade do transtorno.
De acordo com essa nova versão do DSM, os critérios para ASD serão mais restritos, quando comparados aos da versão passada (DSM-IV). O critério de algum atraso no desenvolvimento da linguagem, por exemplo, não é mais necessário para o diagnóstico de ASD.
Um diagnóstico preciso é o primeiro passo para um tratamento bem sucedido. Logo, pesquisadores atentaram para o fato de esses diagnósticos separados que envolvem os Transtornos Globais do Desenvolvimento não estarem sendo bem aplicados em diferentes clínicas e centros de tratamento. Enfatizando a necessidade de reformulação acerca desses critérios. Apesar de necessária, essa mudança provavelmente causará grande impacto naqueles que possuírem o diagnóstico para algum destes transtornos, fator que ainda gera muita preocupação.

Continue navegando