Buscar

TRÊS TIPOS DE GOVERNO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRÊS TIPOS DE GOVERNO: DEMOCRACIA, ARISTOCRACIA E MONARQUIA
Já nos referimos a uma cidade por instituição enquanto gênero: trataremos agora sobre as espécies em que ela pode se dividir. As cidades dividem-se conforme a diferença das pessoas a quem o poder supremo é confiado. Esse poder é concedido seja a um homem, ou a um conselho, ou a uma grande corte da qual muitos homens fazem parte. Além disso, pode ser que este conselho formado por muitos homens compreenda todos os cidadãos (enquanto cada um possua o direito a voto e o interesse na ordenação dos assuntos públicos, se este for o seu desejo) ou em apenas uma parte deles.
Aqui surgem três diferentes espécies de governo: quando a residência do poder se encontra em um conselho, no qual é dado ao cidadão o direito ao voto, é chamado democracia. Outro, quando o poder é atribuído a um conselho, onde nem todos, mas somente uma parte tem direito ao voto, chamamos de aristocracia. A terceira espécie é quando a autoridade suprema reside em apenas um homem, e recebe o nome de monarquia. No primeiro, o governo é exercido pelo que é chamado de demos, o povo: no segundo pelos nobres e, no terceiro, pelo monarca.
Apesar de que alguns antigos teóricos políticos tenham introduzido outros três tipos de governo que se opõem a estes (opondo a anarquia, ou a confusão, à democracia; a oligarquia, ou o governo de poucos, à aristocracia; e a tirania à monarquia), note-se que não se tratam de formas distintas de governo, mas apenas de três nomes atribuídos a estes pelos descontentes com a atual forma de governo, ou com aquele que exerce o poder. Isso ocorre porque os homens, ao atribuírem nomes, não significam de maneira usual apenas as coisas em si mesmas, mas também suas afeições próprias, como, por exemplo: o amor, o ódio, a ira e muitas mais. 
DEMOCRACIA
Democracia é o regime político em que a soberania é exercida pelo povo. Os cidadãos são os detentores do poder e confiam parte desse poder ao Estado para que possa organizar a sociedade. A palavra democracia tem origem no grego demokratía que é composta por demos (que significa "povo") e kratos (que significa "poder" ou "forma de governo"). Neste sistema político, fica resguardado aos cidadãos o direito à participação política. Assim, a democracia é uma série de princípios que orientam a atuação dos governos para que estes garantam o respeito às liberdades e cumpram a vontade geral da população. Na democracia, todas as decisões políticas devem estar em conformidade com o desejo do povo. Atualmente, a maioria dos países possui modelos de democracia representativa. Neles os cidadãos elegem seus representantes por meio do voto.
· Tipos de democracia
Democracia direta: exercida em Atenas, no período clássico. Dela todos os cidadãos podiam participar, diretamente, apresentando projetos de leis e votando nos projetos apresentados por seus iguais. O corpo de cidadãos atuava, então, como um Poder Legislativo, e o Poder Executivo (governo) deveria submeter-se às decisões tomadas nas assembleias legislativas. 
Democracia representativa: é um tipo que surge junto ao parlamentarismo e ao republicanismo. É uma forma mais atual que permite um exercício indireto da democracia por meio da eleição de representantes para os poderes Legislativo e Executivo. Alguns fatores atuam para o surgimento deste tipo de democracia, como o sufrágio universal (voto estendido a todos); a elaboração de constituições que impedem a segregação e regulamentam a vida pública e a vida política, instituindo a igualdade; a necessidade de alternância do poder; e a impossibilidade de uma participação direta de todos devido à ampliação da cidadania.
Democracia participativa: situada entre a democracia direta e a democracia indireta (representativa), a democracia semidireta participativa é composta pela eleição de representantes para atuarem nos poderes Legislativo e Executivo e pela possibilidade de participação direta da população nas tomadas de decisões governamentais e estatais.
ARISTOCRACIA
Aristocracia significa nobreza. É a classe social superior. O termo aristocracia tem origem no grego “aristokrateia”, que significa “governo dos melhores”. Aristocracia é uma forma de organização social e política em que o governo é monopolizado por uma class privilegiada. A palavra aristocracia tem origem grega e significa "aristos", melhor e "cracia", poder. Desta maneira, aristocracia significa, literalmente, o "governo dos melhores". Seria mais uma das formas de governo que existiu no mundo como a democracia, plutocracia, etc.
A aristocracia estaria formada por um grupo de pessoas distintas do restante da sociedade. Esta distinção se daria através da linhagem, da riqueza e da herança. Por isso recebem o nome de "aristos", os melhores indivíduos de uma sociedade ou no caso grego, cidades-Estado.
Durante a Idade Média, o termo aristocracia ganha um novo significado, com o qual estamos mais familiarizados hoje. Como aristocracia passa a se denominar o grupo privilegiado de pessoas que ocupam a posição mais abastada no estrato social das sociedades europeias durante a Idade Média e parte da Idade Moderna. Tais privilégios, quase sempre, eram repassados geração após geração de forma hereditária. O terno nobreza é um sinônimo desse conceito medieval. Hoje em dia, a palavra aristocracia é ocasionalmente usada de forma genérica como referência as classes sociais mais ricas.
MONARQUIA
A Monarquia é uma forma de governo onde o Rei (monarca) exerce um papel político, podendo ser mais ativo, governando o Estado, ou mais passivo, cerimonial, em que cumpre meras funções de representação. Dessa forma pode-se dizer que o poder e centralizado na mão de uma pessoa ou seja o rei, ele dita as leis dentre outras coisas que regem aquela sociedade. O poder do monarca dentro das monarquias, geralmente, é vitalício e hereditário, ou seja, o poder do monarca estende-se durante toda a sua vida, sendo transmitido apenas com sua morte ou com sua renúncia à posição de monarca. Além disso, por geralmente ser hereditário, o poder dos monarcas é transmitido de pai ou mãe para filho ou filha.
· Tipos de monarquias
Monarquia Constitucional: Essa é a forma de monarquia mais comum que existe atualmente e é caracterizada pela limitação dos poderes do monarca. Nas monarquias constitucionais, o poder do monarca é limitado pelas atribuições constitucionais. A maioria das monarquias constitucionais também adotam o parlamentarismo como sistema de governo e, assim, são conhecidas como monarquias constitucionais parlamentaristas.
Monarquia absolutista: Na monarquia absoluta ou absolutista, o monarca possui poderes amplos sobre o país. Assim, além de ser chefe de Estado, o monarca também é chefe de governo. Dentro da monarquia absoluta os poderes do monarca estão acima de qualquer instituição, já que o seu poder é absoluto. Usando os termos políticos atuais, o monarca dentro dessa estrutura concentra as funções dos três poderes e pode atuar como poder executivo, legislativo e judiciário.
REFERENCIAS
BEZERRA, Juliana. Aristocracia. Toda matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/aristocracia/. Acesso em: 10 de outubro de 2021. 
PORFÍRIO, Francisco. Democracia. Mundo educação. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/sociologia/democracia.htm. Acesso em: 10 de outubro de 2021. 
SILVA, Daniel Neves. "O que é monarquia?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-monarquia.htm. Acesso em 10 de outubro de 2021.

Outros materiais