Buscar

Matrizes do Pensamento em Psicologia - Behaviorismo atividade discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Ana Karolline de Araujo Ferreira
Curso: Psicologia- 4º semestre
Matrizes do Pensamento em Psicologia - Behaviorismo
atividade discursiva
Pensando a respeito do que você aprendeu de Behaviorismo e Abordagem Análise do Comportamento (aspectos históricos, filosóficos, psicológicos, pressupostos básicos, outros). Explique a diferença entre Comportamento de Esquiva e Estímulo Aversivo. Mas, principalmente, refletindo a respeito do Behaviorismo sobre os aspectos principais da Psicologia, e do olhar para questões sociais.
Explique a diferença entre Comportamento de Esquiva e Estímulo Aversivo.
Com base no estudo de Skinner, comportamento é a relação do indivíduo com o espaço (ambiente) que está a sua volta, exemplo disso é o comportamento operante- o indivíduo modifica o ambiente, o mundo, onde vive, tem controle sobre esse espaço- e como diz o mesmo: “o comportamento altera o meio com suas ações”. Com isso, a esquiva vem como uma resposta do estímulo;
O estímulo aversivo- também conhecido como fuga- é conhecido pela resposta negativa do comportamento operante, o estímulo aversivo muitas vezes pode ocasionar lesões físicas dependendo da situação, contudo, não é algo que acontece sempre. Essa aversão pode ser percebida de imediato dependendo da situação, exemplo disso é ouvir um barulho alto e de imediato tapar os ouvidos e se afastar; Assim como colocado a questão de Reforço positivo como algo prazeroso, o Negativo se torna algo incômodo, desagradavel.
Em suma, o comportamento de esquiva é a prevenção do reforço negativo, já o estímulo e a consequência que o reforço trás.

Continue navegando