Buscar

Discursiva Behaviorismo (final)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE PITÁGORAS UNIDADE TIMBIRAS 
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
MATRIZES DO PENSAMENTO EM PSICOLOGIA - BEHAVIORISMO
2º SEMESTRE 2022.2
Acadêmico(a): Glenda Stefanny de Oliveira Graciano
Matrícula: 130124979493
Data: 13/10/2022
Explique a diferença entre Comportamento de Esquiva e Estímulo Aversivo.
Resposta:
Skinner propõe que o comportamento é selecionado pelas consequências, ou seja, se determinado comportamento é reforçado ou punido a probabilidade de voltarmos a repetir o mesmo comportamento aumenta ou diminui. 
Pode-se dizer que os estímulos aversivos são assim denominados, quando seu afastamento do ambiente é reforçador. Dito isso, entende se que o nosso organismo tende a evitar um estímulo aversivo, isso significa que a frequência de um comportamento está ligada a ausência ou presença de um estímulo aversivo. 
Em contrapartida, o comportamento de esquiva é definido pela condição de que o estímulo aversivo não entra em contato com o organismo do sujeito. É em meio ao ambiente com estímulo aversivo que o comportamento de esquiva surge. Dito isso, o comportamento esquiva é consequência da fuga do estímulo aversivo.
Em suma, esses comportamentos são essenciais para a sobrevivência do sujeito, e são fundamentais para a explicação de muitos comportamentos que causam sofrimento e angústia no sujeito.
REFERÊNCIAS
MARTINS, Tatiana Evandro Monteiro; CARVALHO NETO, Marcus Bentes de; MAYER, Paulo Cesar Morales. B. F. Skinner e o uso do controle aversivo: um estudo conceitual. Rev. bras. ter. comport. cogn., São Paulo , v. 15, n. 2, p. 5-17, ago. 2013 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-55452013000200002&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 13 out. 2022.

Outros materiais