Buscar

av1

Prévia do material em texto

NOTA
 
CURSO: TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA 	 
Disciplina: Tomografia Computadorizada
Professor: Vivaldo Medeiros
Aluno (a): ________________________________________________________________ RA: __________
PROVA (AV II) – 2021/2 Valor 9,0 Data: 09/10/2021
Exercícios de Avaliação 
1. Após os tomógrafos computadorizados de corte único, foi desenvolvida a tecnologia de anéis deslizantes, que permitiu a rotação contínua do tubo de raios X combinada com o movimento da mesa, dando origem aos tomógrafos de volume, também chamados de tomógrafos helicoidais. Mais tarde, a evolução tecnológica permitiu o desenvolvimento dos tomógrafos multidetectores, também chamados de tomógrafos multislice, capazes de realizar cortes multâneos por rotação. (2,0)
BONTRAGER K. L, LAMPIGNANO J. P. Tratado de Posicionamento Radiográfico e Anatomia Radiológica. Rio de Janeiro. Elsevier, 8 ed., 2015 (adaptado).
Em relação às vantagens da evolução tecnológica dos tomógrafos, avalie as afirmações a seguir, respondendo se falso ou verdadeiro justificando.
Nos tomógrafos de dual slice, o tempo do exame é maior porque os cortes planos são adquiridos um de cada vez, por apneia.
R. Verdadeiro. O Dual slice são aparelhos com poucos detectores exatamente, ideia é quanto maior o número de detectores mais rápido pode ser o exame.
Os tomógrafos multidetectores proporcionam maior precisão nas reconstruções multiplanares, devido à obtenção de cortes mais espassados.
R. - Sim é verdadeiro. Porque comparado a TC helicoidal que possuem apenas uma fileira , TC multi-slice apresenta duas ou mais fileiras de detectores, hoje chegando a até 16 fileiras. Se uma tomografia helicoidal faz um exame de abdome com 8 mm de espessura, uma TC multi-slice de 4 fileiras, com praticamente os mesmos parâmetros técnicos, pode fazer o mesmo exame 4 vezes mais rápido ou com cortes 4 vezes mais finos. Nos tomógrafos de dual slice, o tempo do exame é maior porque os cortes planos são adquiridos um de cada vez, por apneia.
 2. Nos exames de abdome para avaliação de hérnias, explique a relação do contraste endovenoso, quantidade calculada e forma de administração se manual ou por meio de bomba injetora. (1,0)
3. Na análise do exame de tomografia para estudo da articulação temporo mandibular, utilizamos manobras tais como boca aberta e boca cheia, avalie a afirmação e justifique (1,0)
R. Falsa, porque o exame é realizado de boca fechada e vazia, para estudo da articulação temporomandibular.
  
4. O abdome compõe a porção média do tronco, situado entre o tórax e a pelve. Antagônico das outras estruturas do tronco, o abdome não tem proteção óssea. Sendo seu esqueleto formado unicamente pela coluna vertebral e suas paredes laterais e anteriores constituídas eminentemente por músculos, isso atribui a essa região a maior mobilidade encontrada no tronco. O abdome dos seres humanos apresenta, na parte externa, um conjunto de músculos, que servem para garantir a proteção dos órgãos internos contra choques mecânicos. O abdome está particularmente bem definido nos mamíferos, dos quais está separado do tórax pelo diafragma. (2,0 ponto)
A. Descreva as especificidades das fazes do exame de abdome com relação as ao diagnóstico de nefrolitáise. Qual fase é a mais importante para este diagnóstico.
R. Na Realização do exame se for visto, cálculos no ureter e na uretra, injete um meio de contraste e faça uma varredura do trato urinário, conhecida como fase de urotomografia.
5. O diagnóstico do tromboembolismo pulmonar é baseado na probabilidade clínica, uso do dímero D, hemograma venoso que auxilia no diagnóstico de doenças e condições que causam hipercoagulabilidade, como trombose venosa profunda e tromboembolismo pulmonar e na avaliação por imagens médicas. Um dos principais métodos de imagem utilizados no diagnóstico é a Tomografia Computadorizada multislice, apresenta elevada sensibilidade e especificidade no diagnóstico de tromboembolismo pulmonar agudo. (2,0)
Com relação a este exame muito importante no diagnóstico médico, descreva:
A. Qual o objetivo desta imagem?
B. Em relação ao TEP e TVP quais as adequações devem ser realizadas no exame?
6. Nos exames de tomografia computadorizada (TC) da região abdominal, são utilizados, em muitos casos, meios de contraste iodado para evidenciar determinadas patologias. A imagem a seguir mostra um caso de cirrose hepática, com parênquima hepático difusamente heterogêneo, de contornos lobulados, com redução de suas dimensões e hipertrofia do lobo caudado. (1,0)
Com base no texto e na imagem apresentados, responda:
Descreva os cuidados básicos a serem observados na utilização de meio de contraste iodado em pacientes
que apresentem Feocromocitoma.
R. Pode ser usada com contraste pois é usada com baixa osmolaridade.  Em Portadores de Feocromocitoma existe o risco de crise hipertensiva, pois o contraste estimula a liberação de catecolaminas, tomando sua administração contraindicada.
Questão 6
[Na tentativa de prevenir maiores complicações aos pacientes submetidos ao meio de 
Contraste, alguns cuidados devem ser tomados: não injetar o meio de contraste sem a ciência da 
Equipe multidisciplinar (médico e enfermeiro), os mesmos poderão auxiliar em caso de parada 
Cardíaca; possuir na unidade equipamentos e medicamentos necessários ao uso imediato, caso 
Ocorram reações adversas inesperadas no paciente; conhecer os dados clínicos, como as reações 
Alérgicas, antes de administrar o contraste; reconhecer o tipo de reação para a realização do 
Cuidado adequado; manter acesso venoso permeável após a injeção do meio de contraste 
Durante o exame, pois as reações fatais ocorrem dentro de quinze minutos após a injeção do 
Meio de contraste; verificar rotineiramente os equipamentos e medicamentos utilizados,
Estácio de Carapicuíba

Continue navegando