Buscar

DANI ESTAGIO 2 PRONTO 002

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

(
Módulo 51/2021
) (
AE2
Estágio Supervisionado II
)	
__________________________________________________________________________________
ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PLANEJAMENTO E
 ORGANIZAÇÃO
Daniela Chaves Rodrigues Moraes
O trabalho aborda sobre a rotina na educação infantil, assim como a relevância do planejamento e organização no ambiente escolar. Apresenta como objetivo demonstrar a importância da elaboração de atividades pedagógicas levando em consideração a rotina como prática que organiza a instituição e auxilia no processo de ensino aprendizagem. Desta forma, justifica-se que é imprescindível a participação de todos os gestores organizacionais para um planejamento que visa segurança e desenvolvimento, respeitando o espaço e tempo da criança.
A rotina é uma prática do dia a dia, capaz de proporcionar aos alunos situações que se repetem no cotidiano, mas que podem ser diferenciadas no ambiente escolar. Ela representa uma sequência de atitudes fundamentais na vida dos educandos que frequentam a educação infantil. A programação e a estruturação do cotidiano proporcionam confiança, sentimento de acolhimento, pertencimento, coordenação de tempo-espaço, além de nortear o trabalho do professor.
Ao estabelecer a rotina, o docente deve incluir a criança no processo, estabelecendo com ela as regras, determinando a ordem em que ocorrerão e o valor de cada uma delas. Vale ressaltar que as atividades não precisam ser rígidas ou monótonas é preciso adaptá-las ao ritmo dos alunos e caso seja necessário fazer alterações. Segundo Vagula e Steinle (2013, p. 44).
As rotinas são organizadas por meio do planejamento e fazem parte do projeto político pedagógico, permitindo a organização do tempo-espaço no centro de educação infantil, espaço rico onde a criança permanece mais tempo do que no convívio familiar ou social.
Logo, a rotina é indispensável para a composição do espaço, pois permite à criança desenvolver sua identidade social e autonomia. É importante reiterar que a rotina desempenha papel fundamental no desenvolvimento dos alunos, na sua formação, nas escolhas a serem feitas, nas decisões a serem tomadas, como posicionar-se diante das dificuldades. Cabe ao professor planejar de maneira criativa ações novas e significativas, considerando os mesmos espaços e tempos disponíveis na instituição escolar, desde brincadeiras e cuidados como: higiene, alimentação, horário do início das aulas entre outros. Ribeiro, (2020, p. 85) acrescenta:
[...] acredita-se que a continuidade do trabalho pedagógico, a rotina e a dinâmica investigativa do professor podem propiciar o desenvolvimento da criança de maneira a organizar seu pensamento nos aspectos que ela ainda não conseguiu estruturar.
É de grande importância a participação do professor na aprendizagem do aluno e em suas experiências vividas no ambiente escolar. Para ele, manter uma rotina na organização do trabalho pedagógico proporciona maior domínio para desenvolver as atividades diárias em sala de aula aumentando sua confiança e autonomia. Sendo assim, o professor desenvolverá as atividades com êxito auxiliando seus alunos no processo de ensino e aprendizagem.
Este estudo teve como objetivo identificar como o planejamento e a organização são elementos essenciais no desenvolvimento da rotina no ambiente educacional. Dessa forma, conclui-se que a rotina na educação infantil e na organização do trabalho pedagógico é extremamente importante, pois, além de nortear as ações da escola, contribui para a noção de espaço e tempo, promovendo segurança e contribuindo para a formação de alunos autônomos, facilitando assim, o trabalho do professor em sala de aula.
REFERÊNCIAS
MARQUES JUNIOR, O; ROCHA, T. M. A rotina do tempo infantil: A importância da rotina no desenvolvimento da educação infantil. REDIVI – Revista de divulgação interdisciplinar do núcleo de licenciaturas, Itajaí, v. 3, n. 1, p. 152- 170, 2015. Disponível em:https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/redivi/article/view/8413. Acesso em 16 jun. 2021.
RIBEIRO, M. R. M. Prática de ensino das matérias pedagógicas do ensino médio. Maringá: Unicesumar, 2020.
VAGULA, E.; STEINLE, B. C. M. Organização do trabalho pedagógico na educação infantil: reflexão e pesquisa. São Paulo: Unopar virtual, 2013
	
	CRITÉRIOS AVALIATIVOS DA ATIVIDADE DE ESTUDO 2 - AE2 - 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
	CRITÉRIOS
	Valor do critério
	A sua Nota
	1. CONTEÚDO: equilíbrio entre o tema proposto e o desenvolvimento do texto; fundamentação teórica consistente; uso de citações – direta e indireta de 2 obras de autores diferentes; seguir as normas da ABNT para citações diretas, citações indiretas, citações de citações e referências. 
	3,0
	
	2. ESTRUTURA do GÊNERO SOLICITADO: apresentar o tema; o objetivo (verbo no infinitivo); a justificativa do texto; o desenvolvimento com coesão e coerência; considerações finais: resumo final das principais ideias apresentadas no decorrer do texto e o seu posicionamento a respeito do assunto abordado.
	1,0
	
	3. CARACTERÍSTICAS DE REDAÇÃO CIENTÍFICA: apresentar uma argumentação com base em citações para o desenvolvimento do texto. Utilizar citações diretas ou indiretas ao longo de todo o texto, evitando parágrafos com senso comum.
	1,0
	
	4. ORTOGRAFIA: ortografia e conjugação dos verbos de modo correto. Clareza e coerência entre as ideias argumentadas nos parágrafos.
	1,0
	
	5. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO GRÁFICA: formatação do texto dentro das normas da ABNT (tipografia e tamanho da fonte, margens da página, espaçamento entre as linhas nos parágrafos, citações recuadas, entre outros). 
	1,0
	
	6. CASOS EM QUE A ATIVIDADE PODE SER ZERADA: cópias indevidas (plágio acadêmico) e fuga do tema.
	0,0
	
	ARQUIVOS ENVIADOS EM FORMATO PDF: não serão corrigidos.
	
	
	NOTA FINAL
	7,0

Continue navegando