Buscar

Resenha documentário Muito além do peso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CENTRO DE CIENCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA EM SAÚDE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO
RESENHA CRÍTICA 
MUITO ALÉM DO PESO
“Muito além do peso” é um documentário de 2012, dirigido por Estela Renner. Ele trata dos maus hábitos alimentares das crianças da atualidade e das sérias consequências desses hábitos. O trabalho está muito bem fundamentado por pesquisas e estudos científicos e também pela opinião de especialistas de várias áreas do conhecimento, que defendem que a falta de uma política de educação alimentar nas escolas, a ignorância de muitas famílias em relação ao assunto e o bombardeamento de campanhas publicitárias de bebidas e alimentos industrializados direcionados ao público infantil estão entre as maiores causas da verdadeira epidemia de obesidade infantil dos tempos atuais.
De acordo com o filme, o início da era dos alimentos processados se deu nos Estados Unidos, especialmente após a 2ª Guerra Mundial e posteriormente se espalhou pelo mundo. Esses produtos com alto teor de açúcar, gordura e conservantes são acessíveis a todos, uma vez que são vendidos a preços baixos, pela produção em larga escala. Aliada a uma eficiente ação de Marketing, que tem por objetivo persuadir as pessoas a desejar seus produtos, essa indústria torna-se praticamente imbatível, conquistando os clientes pelo prazer de comer um alimento que foi preparado com foco no sabor, em detrimento da qualidade da nutrição. 
Diante do exposto, Renner alerta para os riscos da obesidade infantil, especialmente no Brasil, mas também em outras partes do globo. Ela nos leva a refletir sobre o estilo de vida moderno: como o sedentarismo e a ingestão de alimentos prontos (processados) pode interferir na saúde dos indivíduos, em especial das crianças. Conforme dados do filme um terço das crianças no Brasil é obeso. E isso tem como consequência, nessas crianças, a ocorrência de doenças antes só presentes em adultos, como diabetes tipo 2, depressão, colesterol elevado, pressão alta etc.
Nesse sentido, a ocorrência de obesidade infantil é multifatorial. A sociedade moderna corrobora para o aumento dela. Fatores como a vida acelerada, a falta de tempo para preparar os alimentos e comer em família, a insegurança que dificulta a prática de atividades físicas, a falta de sérias políticas públicas de esclarecimento à sociedade sobre alimentação saudável, e a ausência de regras claras sobre publicidade infantil também facilitam o aumento do consumo de alimentos e bebidas industrializados e, consequentemente, contribui para a ingestão excessiva desses produtos. Nesse aspecto o Governo tem responsabilidade, pois ao endurecer as regras pode perder arrecadação de impostos, isso talvez explique a liberdade que a indústria alimentícia possui para conquistar seu público consumidor. 
Em síntese, “Muito além do peso” convida o expectador a olhar além das aparências e fazer uma reflexão sobre a manipulação das propagandas, especialmente as dirigidas ao público infantil. É um documentário esclarecedor que merece ser visto por todos os públicos e pode levá-los a ponderar sobre suas práticas alimentares.

Continue navegando