Buscar

78e3c414-7a81-4ac5-b46a-a5129d6b28ac.docx

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Sistema de Ensino A DISTÂNCIA
Curso de pedagogia
VANESSA E SILVA DE ABREU GORZIZA
RELATÓRIO DO
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III
GESTÃO ESCOLAR E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
GUAÍBA
2021
VANESSA E SILVA DE ABREU GORZIZA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III 
 GESTÃO ESCOLAR E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
Relatório apresentado à Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial para aproveitamento da disciplina de Estágio Curricular Obrigatório III – Gestão Escolar e Espaços não escolares.
GUAÍBA
 2021 
 
SUMÁRIO
1	Leitura Obrigatória	4
2	Conhecer o Regimento Escolar/PPP e sua utilidade no âmbito da gestão escolar, com destaque para a atuação da equipe diretiva (diretor/ coordenador pedagógico)	6
3	Atuação da Equipe Diretiva	8
4 Plano de Ação	10
5 Considerações finais	12
	
	
	
	
	
	
INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem o objetivo de mostrar os aspectos relacionados ao Estágio Curricular Obrigatório de Gestão Escolar e Espaços não escolares, apresentando diversas áreas de atuação do pedagogo e apresentando itens importantes como o que é Regimento Escolar e o Projeto Político Pedagógico (PPP), e sua utilidade no âmbito da gestão escolar com destaque para a atuação da equipe diretiva (diretor, vice e coordenador pedagógico), com se inter-relacionam com as competências e função do regimento no ambiente escolar, todo processo foi feito baseado em textos e vídeos relacionados aos assuntos trabalhados durante o semestre, visando o aprendizado dos temas abordados e a conclusão do Estágio Curricular Obrigatório presente no curso de Pedagogia. Ainda nesse trabalho será apresentado um Plano de Ação, no qual elabora-se práticas que possam auxiliar o trabalho da equipe diretiva, como um projeto que promova mais a participação da comunidade escolar.
1 Leitura Obrigatória
Pedagogia em ação: O papel do pedagogo e suas diversas atuações.
Nesse artigo foi apresentada as possibilidades de atuação do egresso da pedagogia, de modo preliminar, sobre a temática de formação do pedagogo. O Parecer CNE/CP 5/2005 (Conselho Nacional de Educação, 2006) dispõe que pela graduação de licenciatura, o pedagogo poderá assumir papéis que vão desde a atuação na educação infantil, educação dos anos iniciais, cursos de nível médio, educação profissional em âmbito de serviços e apoio escolar e formação docente até áreas não escolares, como pedagogo hospitalar, pedagogo empresarial entre outros.
Criado em 1939, o curso de pedagogia tinha como princípio a educação de crianças nos anos iniciais e também Gestão Educacional. Como atribuição o curso recebeu o nome de “estudo da forma de ensinar”. Tinha também a denominação de “técnicos em educação”, estes assumiam concursos com funções de administradores, planejadores de currículo, entre outras funções, mas nenhuma delas envolvia sala de aula. Após alguns anos, o método de formação profissional passa por algumas reformulações.
Somente a partir de 1968, com a reforma universitária e o Parecer CFE n 252/69 que o curso passou a ter quatro anos e as atividades práticas, como os estágios, já estavam dentro dos quatro anos de formação, antes era dividido, durante os três anos aprendia-se a teoria, formava-se bacharéis, que atuariam em departamentos técnicos. Para atuar como licenciados era preciso mais um ano de formação prática, só depois de concluir essa etapa o aluno poderia atuar como professor.
Em 2001, o Ministério da Educação e uma comissão de especialistas de ensino de pedagogia, definiram um documento norteador que reconhecia o curso de pedagogia. Nesse documento ficou estabelecido o perfil do pedagogo da época como:
Profissional habilitado a atuar no ensino, na organização e gestão de sistemas, unidades e projetos educacionais e na produção e difusão do conhecimento em diversas áreas da educação, tendo à docência como base obrigatória de sua formação e identidade profissional. (Brasil,1999, p.1).
Atualmente o profissional dessa área realiza tarefas educativas na formação e construção da humanidade, portanto o pedagogo amplia seu campo de conhecimento em duas vertentes: a escolar e não escolar.
O Pedagogo Escolar desempenha o papel de supervisor e orientador dentro do ambiente escolar, nos diversos níveis de ensino.
Já o Pedagogo Hospitalar é um apoio a mais na área da educação para transmitir e levar conhecimento. Segundo Matos e Mugiatti (2007), a Pedagogia Hospitalar:
É um processo alternativo de educação continuada que ultrapassa o contexto formal da escola, pois levanta parâmetros para o atendimento de necessidades especiais transitórias do educando em ambiente escolar e/ou domiciliar (Matos; Mugiatti, 207, p.37).
Já na ótica do ambiente empresarial, o pedagogo atua no departamento de Recursos Humanos, para treinamento e aperfeiçoamento dos funcionários, com foco na melhoria da prestação de serviços e vida pessoal do indivíduo.
Então vimos que são diversos os espaços que o pedagogo pode atuar, como: Escola, Hospitais, Empresas, Meios de comunicação, Sindicatos, Turismo e Museus.
2 Conhecer o Regimento Escolar/PPP e sua utilidade no âmbito da gestão escolar, com destaque para a atuação da equipe diretiva (diretor/ coordenador pedagógico)
Vamos falar um pouco sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP), é um documento que reflete a proposta pedagógica da instituição de ensino. Deve ser produzido por todas as escolas, segunda a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). 
Nesse documento são registrados ações e projetos que uma determinada comunidade escolar busca para seu ano letivo, sendo auxiliados de forma política e pedagógica por professores, coordenação escolar, alunos e familiares. Sua importância está no desenvolvimento de uma instituição de ensino que almeja uma educação eficiente e de qualidade. É um documento flexível, podendo ser mudado conforme as necessidades dos alunos e da escola. Assim, sua construção deve conter: Política de Gestão; Educação e Currículo; Rotina Escolar; Processo de Avaliação; entre outras particularidades da escola.
É através do PPP que é feito também o regimento escolar, no regimento escolar é detalhada as funções de cada profissional da instituição de ensino. O objetivo do regimento é o cumprimento das ações educativas estabelecidas no PPP da escola. Pode-se dizer que o regimento escolar é essencial para uma instituição que busca a qualidade de ensino democrática. Tanto o PPP como o regimento devem ser analisados de tempo em tempo, fazendo possíveis mudanças necessárias, com o foco sempre na melhor aprendizagem dos alunos.
Cabe ao diretor e coordenador pedagógico ter essa visão de quando deve-se fazer mudanças no PPP/ regimento Escolar de acordo com as necessidades de cada escola.
O PPP é a lei da escola, pois regula todo o funcionamento da instituição de ensino. Isso porque por meio dele que toda a legislação educacional, da Constituição Federal até os Pareceres Normativos do Conselho Estadual de Educação, passando pelas Deliberações e Resoluções da Secretária de Estado de Educação, chegam até o âmbito escolar, onde os preceitos são institucionalizados no Regimento Escolar.
Dessa forma, o regimento disciplina toda a organização e funcionamento da escola, definindo-a enquanto instituição educativa.
O regimento deve seguir padrões determinados pela Secretária de Educação, pois deve estar de acordo com a legislação que é aplicada no país, estado e município. O que cada escola deve fazer é adequá-lo à sua própria realidade.
No regimento deve conter as etapas da educação básica oferecidas, a organização administrativa e técnico pedagógica (direção, corpo docente, secretária e serviços auxiliares), o funcionamento dos órgãos colegiados, o calendário escolar, as normas para matrículas e transferências, normas de convivência, regras para utilizar os espaços da instituição escolar, controle de frequência do aluno, assim como critérios de aprovação e reprovação, entre outros. Depois de concluído esse regimento é passado pelo conselho escolar e
por homologação em um órgão regional da Secretária de Educação Estadual ou Municipal.
	
	
	
3 Atuação da Equipe Diretiva
A gestão administrativa existe para assegurar a manutenção do espaço físico e do patrimônio da escola, a administração dos recursos para que a escola esteja organizada em todos seus setores.
O gestor escolar é a figura central de uma instituição de ensino, com responsabilidades que vão desde a gestão de contas até a gestão de relacionamentos, ele precisa ser polivalente para conseguir desempenhar com maestria todas as responsabilidades do cargo.
Além disso o diretor precisa ter a capacidade de enxergar as possibilidades e inovar sempre para conduzir a escola da melhor maneira possível, estar sempre estudando e inovando é um dos desafios, pensando sempre na importância de uma função de liderança em um ambiente onde são formados cidadãos do futuro, sendo assim o preparo é fundamental.
O bom funcionamento de uma escola abrange muitos aspectos, entre eles: a estrutura física da escola, a formação dos docentes, o bom relacionamento entre a equipe diretiva e pedagógica, tudo isso faz parte para ter uma escola que traga uma educação de qualidade para o aluno.
Muitas vezes na escola o diretor assume as funções administrativas e pedagógicas, dividindo as suas atividades com o vice diretor e a equipe pedagógica, auxiliando os professores no processo de ensino-aprendizagem e dando condições necessárias para o desenvolvimento das ações pedagógicas. Toda atuação da gestão administrativa e suas estratégias devem estar presentes no Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar.
O atendimento seja ele interno, dos docentes e alunos, ou externo com as famílias e comunidade escolar, se faz sempre importante ter um bom relacionamento entre todos os públicos da instituição, visando uma gestão democrática e participativa.
São muitas as atribuições da gestão administrativa escolar, algumas delas são a adoção de estratégias que favorecem a prevenção de problemas na instituição escolar e de todo o funcionamento da escola, acompanhando a legislação, as normas educacionais, buscando sempre por um ensino de qualidade.
O diretor tem que buscar atender todos os setores da escola desde funcionários, até pais e alunos, promovendo a participação da comunidade escolar e garantindo uma maior participação da família dentro da escola, favorecendo as relações interpessoais.
 
4 Plano de Ação
	Descrição da situação problema
	Na escola de educação Infantil Santa Isabel, as crianças estão tendo dificuldades em fazer uma alimentação saudável, os hábitos familiares contribuem de forma negativa nesse processo, pois algumas famílias não tem esses hábitos e acabam não conseguindo passar para seus filhos, ocasionando assim a rejeição de frutas e verduras pelos alunos.
	Proposta de solução
	Para solucionarmos essa situação, faremos a semana da alimentação saudável, onde as crianças cada dia da semana conheceram um grupo de alimentos e sua importância para a saúde. Pediremos para as famílias, que cada criança traga um alimento saudável para a escola num determinado dia da semana para fazermos um lanche coletivo saudável. Também faremos brincadeiras com o tema trabalhado, mostraremos vídeos e livros sobre esse tema, envolvendo a criança de forma lúdica, para ter um melhor aproveitamento da atividade.
 
	Objetivos do plano de ação
	Criar hábitos mais saudáveis de alimentação, para que as crianças comecem se alimentar melhor desde a Educação Infantil, promovendo assim uma melhor aceitação dos alimentos oferecidos na alimentação escolar.
	Abordagem Teórico-Metodológica
	É preciso ser criado na criança o hábito correto de alimentação. Levar o aluno a entender a importância dos hábitos alimentares, o valor que os alimentos têm para a nossa saúde, conscientizando-os para uma alimentação saudável e natural. A aprendizagem do comportamento alimentar inicia-se na infância, tendo a família e todo o contexto sociocultural onde as refeições ocorrem, um papel determinante no processo de formação dos hábitos alimentares da criança, tendo estas grandes possibilidades de prevalecerem na vida adulta.
Reconhece-se, hoje, que uma alimentação saudável durante a infância é duplamente benéfica, pois, por um lado facilita o desenvolvimento intelectual e o crescimento adequado para a idade, e, por outro, previne uma série de patologias relacionadas com uma alimentação incorreta e desequilibrada, como a anemia, obesidade, desnutrição, cáries dentárias, atraso de crescimento, entre outras (Rego et al.,2004).
	Recursos
	Alimentos saudáveis trazidos pelos alunos, livros, jogos lúdicos sobre alimentação e vídeos e músicas com o tema.
	Considerações finais 
	Compreender os benefícios dos alimentos saudáveis, e assim ter uma melhor aceitação desses alimentos no dia a dia na escola e nas suas casas.
5 Considerações finais
Neste presente trabalho vimos a importância do PPP e Regimento Escolar e sua utilidade no âmbito da gestão escolar com destaque para a atuação da equipe diretiva.
Como vimos a gestão escolar é uma das peças principais de uma escola.
Nesse trabalho realizado foram adquiridos conhecimentos de suma importância para a minha vida profissional como futura gestora escolar ou coordenadora pedagógica. Conhecendo melhor cada função do cargo assim como a rotina do diretor dentro da instituição escolar e a importância de agregar os fundamentos teóricos e práticos para exercer um trabalho de qualidade. Percebi também as dificuldades enfrentadas por diretores e equipe pedagógica no ambiente escolar para garantir um ensino de qualidade e uma boa relação interpessoal com toda a equipe escolar, bem como a importância de um trabalho voltado para a participação das famílias no ambiente escolar.
Concluindo assim essa experiência de Estágio Obrigatório com um plano de ação voltado para a importância da alimentação saudável durante a infância.
REFERÊNCIAS
Adaptação para fins pedagógicos de um PPP de uma escola. Disponível em: https://arquidiocesano/proposta-pedagogica/sintese-do-ppp/. Acesso em: 20 abril de 2021.
OLIVEIRA, Emanuelle. Regimento Escolar. Disponível em: https://www.infoescola.com/educacao/regimento-escolar/ Acesso em: 26 de abril de 2021.
Pedagogia em ação: O papel do pedagogo e suas diversas atuações. ALVAREZ, Adrian; RIGO, Mariana.
Principais conceitos de gestão escolar. Disponível em: http://www.connectescolas.com.br/blog/principai-conceitos-de-gestao-escolar. Acesso em: 26 de abril de 2021.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando