Buscar

Atividade Lipideos

Prévia do material em texto

EMESCAM – CURSO FISIOTERAPIA – 2020
GD – METABOLISMO DE LIPÍDIOS
Estes exercícios deverão ser resolvidos por cada grupo e enviados ao professor (via portal) até a data presente.
GRUPO Nº 5
Alunos/as componentes do grupo
	Ana Carolina Carvalho
	Juliana Massariol
	Daniela Gomes
	Rafael Rosa
	João Vitor Marque
	Victória Morozini
	Júlia Cazzoto
	
1) Por que os ácidos graxos (armazenados nos adipócitos como triglicerideos), são os nutrientes de maior valor calórico?
R: Porque são a parte dos lipídeos que são utilizadas como combustível pelas células, constituindo uma das principais fontes de energia junto com a glicose e as proteínas.
2) Qual o percentual calórico aproximado correspondente a lipídeos para uma necessidade calórica de 2.000 kcal/dia? A quantas calorias isso corresponde?
R: O percentual médio calóric é de 25% á 30%. 
 2000Kcal/dia----------100% 1g= 9Kcal
 X -----------25%
 X= 500 kcal/dia---------500/9= 55,55 g/dia
3) Cite cinco alimentos de alto valor calórico lipídico!
R: Abacate, Azeite de oliva, Coco, Linhaça, Manteiga
4) Como é a estrutura de um ácido graxo e de um triglicerídeo?
R: Ácidos Graxos: São formados por cadeias de átomos de carbono que se liga a átomos de hidrogênio com um radical ácido em uma de suas extremidades. Podem se apresentar na forma saturada (carbono em ligações simples) ou não-saturada (uma ou mais ligações duplas).
Triglicerídeo: A reação do glicerol com os ácidos graxos é de condensação, havendo liberação de moléculas de água. Como o glicerol é um triálcool (possui três terminações OH na molécula), três ácidos graxos a ele se ligam, formando-se o chamado triglicerídeo.
5) Quais os possíveis produtos de hidrólise de um triglicerídeo (hidrólise parcial e total).
R: A hidrólise dos triacilgliceróis resulta em dois produtos hidrolisados por lipase: Acidos graxos: tem como destino a B-oxidação. Os ácidos graxos que são liberados dos adipocitos são transportados pelo sangue ligados á albumina e são utilizados por tecidos como fonte de energia. Glicerol: é oxidado á diidroxiacetona fosfato, esta faz parte na sequência da glicólise. Esse composto pode ser convertido em glicogênio no fígado e tecidos musculares ou em ácido pirúvico, que vai entrar no Ciclo de Krebs.
6) Descreva resumidamente o processo de digestão de lipídeos.
R: O evento inicial da digestão de lipídeos da alimentação começa na boca. Embora, nenhuma hidrólise de triglicérides ocorra na boca, os lipídeos estimulam a secreção da lipase das glândulas serosas na base da língua e posteriormente quantidades de gorduras são digeridas no estômago pela lipase gástrica, hidrolisando parte dos triglicerideos em ácidos graxos e glicerol. A digestão dos lipídios acontece também, propriamente dita, no começo do intestino delgado, o chamado duodeno. Os lipídios sofrem primeiramente a ação de agentes emulsificantes e depois sofre a ação das enzimas pancreáticas. Os ácidos graxos são absorvidos pela mucosa do intestino formando algo que chamamos de triacilgliceróis que logo em seguida, juntamente com o colesterol e as apoliproteínas formam o quilomítron migrando-se para o sistema linfático, corrente sanguínea até a chegada aos tecidos. Os Lipídios se encontram distribuídos em todos os tecidos, principalmente nas membranas celulares e nas células de gordura. Lipases intestinais hidrolisam os triacilgliceróis.
 7) Descrever o papel dos sais biliares no processo de digestão dos lipídeos.
R: Os papeis do sais biliares são : Ajuda na digestão na quebra de gorduras ,Ajuda a absorver vitaminas lipossolúveis e Elimina produtos residuais.
 8) O que é esteatorréia?
 9) Qual a diferença fundamental no processo de absorção entre ácidos graxos decadeia longa e de cadeia curta?
 10) Quais as possíveis formas de absorção dos produtos de hidrólise de um
triglicerideo de cadeia longa.
 11) No enterócito, como é formado um quilomicron nascente?
 12) O que é um quilomicron maduro?
 13) Como se dá o metabolismo de um quilomicron maduro?
 14 ) O que é um quilomicron remanescente?

Continue navegando