Buscar

O que são células apresentadoras de antígeno

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que são células apresentadoras de antígeno?
Fazem parte da resposta imune adaptativa, são um grupo heterogêneo de células imunocopetentes que medeiam a resposta imune celular por processamento e apresentação de antígenos para as células T. Entre as células tradicionais que apresentam antígenos estão os macrófagos, células dendríticas, células de langerhans e linfócitos B.
Elas convertem os antígenos proteicos em peptídeos e apresentam os complexos peptídeo-MHC em uma forma que pode ser conhecida pelas células T.
A conversão de proteínas nativas em fragmentos de peptídeos associados ao MHC pelas APCs é chamada de processamento do antígeno.
Todas as células nucleadas processam e apresentam peptídeos via Classe I do MHC.
O termo APC é usado para as células especializadas que exibem antígenos a linfócitos TCD4.
Secretam citocinas que exercem papéis decisivos na diferenciação das células T naive.
Fagócitos mononucleares, Linfóctos B e células dendríticas apresentam antígenos via Classe II do MHC.
Quais células compõem as APC’s?
Células dendríticas são células acessórias que desempenham importantes papéis na indução da resposta imune. São identificadas morfologicamente por projeções membranosas. Apresentam o antígeno para as células T naive
As células dendríticas interdigitantes estão presentes no interstício da maioria dos órgãos, são abundantes nas áreas ricas em células T dos linfonodos e baço. As células de Langerhans estão dispersas por toda a epiderme.
Os monócitos e macrófagos fazem parte do sistema fagocitário, e representam a segunda maior população celular do sistema imune. Suas células têm linhagem comum cuja a principal função é a fagocitose. Apresentam o antígeno para as células TCD4 efetoras.
Os linfócitos B tem sua origem na medula óssea e maturação nos órgãos linfoides. São responsáveis pela produção de anticorpos (proteínas denominadas de imunoglobulinas que exercem várias atividades de acordo com seu isotipo). Promovem a ativação das células T.
Apresentação de antígeno
Processo pela qual o antígeno é apresentado ao linfócito de forma que eles o possam reconhecer. Esse processo é realizado pelas APC’s. Alguns antígenos exigem processamento prévio para serem reconhecidos O processamento de antígenos consiste na ingestão e digestão parcial do antígeno pela APC, seguida pela apresentação dos fragmentos na superfície celular.
MHC
O MHC é um conjunto de genes responsáveis pela tradução de um grupo de proteínas que são proteínas do MHC. Sua função é apresentar antígenos para os linfócitos.
O MCH de classe I são moléculas clássicas de histocompatibilidade. Expressas em quase todas as células nucleadas. Apresentam peptídeos antigênicos aos linfócitos T CD8+, os antígenos que apresentados serão intracelulares.
Já o MHC de classe II são expressos em células APC’s, como os linfócitos. Apresenta peptídeos antigênicos aos Linfócitos T CD4+ (auxiliares), os antígenos apresentados serão extracelulares.**************************************

Continue navegando