Buscar

Sistema Nacional de Auditoria RESUMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sistema Nacional de Auditoria (SNA)
Foi instituído pela Lei n° 8.689, de 27 de julho de 1993, como um mecanismo de controle técnico, patrimonial e financeiro para regular as ações e os serviços de saúde, em todo o território nacional, para verificar a sua conformidade com os padrões estabelecidos ou detectar situações que exijam maior aprofundamento, deve proceder à avaliação da estrutura, dos processos aplicados e dos resultados alcançados, sob competência do Sistema Único de Saúde (SUS) e em cooperação com os estados, Distrito Federal e municípios, de forma descentralizada. 
O SNA integra o Sistema Nacional de Auditoria uma Comissão Corregedora Tripartite composta por representantes da direção nacional do SUS, do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems). Na esfera federal, o componente do SNA é o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS) da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde (MS). O DENASUS é o órgão central coordenador do SNA e conta com unidades desconcentradas em todas as unidades da Federação
A contribuição do SNA com a gestão é por meio da análise dos resultados das ações e dos serviços públicos de saúde. Tem como foco o acesso oportuno e a qualidade da atenção oferecida aos cidadãos. Desempenha papel importante no controle do desperdício dos recursos públicos e colabora para a transparência e a credibilidade da gestão. Possibilita o acesso da sociedade (controle social) às informações e aos resultados das ações e dos serviços de saúde do SUS. O componente do SNA estruturado traz benefícios à gestão apontando as fragilidades e potencialidades do sistema de saúde. Subsidia o planejamento e a adequação das políticas e das ações de saúde.

Continue navegando