Buscar

Contextualizada de Literatura Infaltil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Analise o caso a seguir:
Considere a seguinte situação: Mônica acabou de assumir uma turma de 6º ano na disciplina de redação. Durante as aulas iniciais observou que os estudantes serão competentes para produzir os textos com três parágrafos com introdução desenvolvimento e conclusão os problemas no entanto começaram a surgir quando tentaram desenvolver textos com estruturas mais complexas.
Os alunos não entendia como uma redação poderia possuir mais de três parágrafos, pois foram ensinados dessa maneira. Além disso tiveram dificuldades quando se começou a abordar as variações da tipologia narrativa: para eles, narrativa era narrativa e não havia diferenciação.
Por fim os problemas não se limitaram apenas abordagem dos gêneros literários. Os alunos também apresentavam dificuldade na interpretação dos enunciados e não percebiam que, por exemplo, quando apontamos que uma narrativa é uma fábula, já são delimitadas as suas características essenciais.
Se alfabetizar de ser letrado não são sinônimos. Constantemente nos deparamos com alunos inseridos em um sistema mecânico de aprendizagem, no qual, como no exemplo da turma da professora Mônica, aprenderam a ler em um contexto diferenciado e limitado de leituras. Eles não aprenderam o que o texto em suas múltiplas funções e potencialidades e passaram a interpretar com dificuldades enunciados de acordo com blocos de interpretação. 
Assim como Mônica devassa educadores encontra-se diante deste problemas: somos levados a pensar que o analfabetismo funcional é uma marca de uma geração que já concluiu os estudos mas temos diferentes alunos dentro da escola que carregam tal dificuldade durante todo o seu período formativo. Por esse motivo, a prática do letramento literário buscar bordão potencial do texto e não apenas o seu caráter técnico mecânico.
Você deve pesquisar alternativas para o problema métodos e práticas que Mônica poderia utilizar em sala de aula para superar essa dificuldade. Realize uma pesquisa no qual você buscar a por ideias para resolução do caso, porém atende-se para as seguintes questões:
1: produza um texto dissertativo de pelo menos 30 linhas no qual você discorra sobre as estratégias que poderia ser utilizada para resolver o problema apresentado.
2: pesquise na internet sobre projetos que utilizam a literatura infantil e práticas de letramento e como isso pode ser agregado à sua resposta.
3: ao citar textos da internet apresente os corretamente e, ao térmico do texto faça as devidas referências de acordo com as regras da ABNT.
4: você deve produzir seu trabalho em arquivo do word com fonte Arial tamanho 12.

Outros materiais