Buscar

Atividade Contextualizada de Literatura Infantil (EAD DIGITAL Veteranos 2022.1C)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Módulo C - 91618 . 7 - Literatura Infantil - D1.20221.C
Zolito Sampaio Nunes
04083128
Licenciatura em Pedagogia
Conteúdo do exercício.
Considere a seguinte situação: Mônica acabou de assumir uma turma de 6º ano na disciplina de redação. Durante as aulas iniciais observou que os estudantes foram competentes para produzir os textos com três parágrafos com introdução, desenvolvimento e conclusão os problemas no entanto começaram a surgir quando tentaram desenvolver textos com estruturas mais complexas. Os alunos não entendiam como uma redação poderia possuir mais de três parágrafos pois foram ensinados dessa maneira. Além disso, tiveram dificuldades quando se começou a abordar as variações da tipologia narrativa: para eles, narrativa era narrativa e não havia diferenciação. Por fim, os problemas não se limitaram apenas à abordagem dos gêneros literários. Os alunos também apresentavam dificuldade na interpretação dos enunciados e não percebiam que, por exemplo, quando apontamos que uma narrativa é uma fábula, já são delimitadas as suas características essenciais. Se alfabetizar de ser letrado não são sinônimos. Constantemente nos deparamos com alunos inseridos em um sistema mecânico de aprendizagem, no qual, como no exemplo da turma da professora Mônica, aprenderam a ler em um contexto diferenciado e limitado de leituras. Eles não aprenderam o que o texto em suas múltiplas funções e potencialidades e passaram a interpretar com dificuldades enunciados de acordo com blocos de interpretação. Assim como Mônica devassa educadores encontra-se diante deste problema: somos levados a pensar que o analfabetismo funcional é uma marca de uma geração que já concluiu os estudos mas temos diferentes alunos dentro da escola que carregam tal dificuldade durante todo o seu período formativo. Por esse motivo, a prática do letramento literário busca o bordão potencial do texto e não apenas o seu caráter técnico mecânico. 
Você deve pesquisar alternativas para o problema métodos e práticas que Mônica poderia utilizar em sala de aula para superar essa dificuldade.
A literatura infantil é um gênero literário destinado às crianças, por isso, toda a estética desse material nos aspectos visuais e verbais necessitam atender ao público-alvo leitor, contendo muitas ilustrações, poucos textos. Para Meireles (1984), os livros de literatura infantil são elaborados por adultos que procuram entender os pensamentos das crianças, podendo transmitir pontos de vistas que os mesmos consideram como importantes e muitas vezes beneficiam os ideais do adulto mais que das crianças.
Neste caso de Mônica, fazer um estímulo com teorias e práticas de intensivo com os livros de literatura disponíveis nesta escola podem contribuir para os seguintes propósitos: para a alfabetização, para o letramento e também para o aumento do vocabulário, assim, acabaria com o analfabetismo funcional que estes alunos trazem.
Na prática, o letramento acontece quando explora-se sobre a estrutura do livro: capa, título, imagens, autores e a contextualização da história com a vivência dos alunos dentro de suas vivências cotidianas com a sala de aula, em família e social.. Agora, a alfabetização ocorre quando a professora faz uso da escrita de parte da história infantil no quadro branco e também com a ajuda da tecnologia através da gamificação a trabalhar de forma coletiva (e até individual) a silabação, a estrutura, a ortografia, a leitura do texto, e o significado de palavras desconhecidas para eles, assim, ocorre o ensino-aprendizagem da leitura e também da escrita.
Esta resolução pode mudar muito o cognitivo deles e fará com que possam produzir mais que três parágrafos textuais, fará com que possam interpretar textos mais complexos que irão lidar quando chegarem no ensino médio, pois a aprendizagem tem um sentido pleno quando é exercida de forma contextualizada. 
REFERÊNCIA
FARIAS, Angélica Torres Farias de, A Literatura Infantil Como Prática de Letramento Através da Oralidade, João Pessoa: Universidade Federal da Paraí­ba, 2014.
Disponível em 
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/tede/6464/1/arquivototal.pdf
Acesso em Junho de 2022.

Continue navegando