Buscar

O processo de inventário e partilha:?

💡 1 Resposta

User badge image

Estela Teixeira

É obrigatório para se arrolar os bens da pessoa falecida, para que possam ser divididos entre os herdeiros, nos termos do art. 1791 e seu parágrafo único: "Art. 1.791. A herança defere-se como um todo unitário, ainda que vários sejam os herdeiros. Parágrafo único. Até a partilha, o direito dos co-herdeiros, quanto à propriedade e posse da herança, será indivisível, e regular-se-á pelas normas relativas ao condomínio."

O inventário, desde a edição da Lei 11.441/2007, além de ser feito judicialmente, pode ser feito de forma extrajudicial, em Tabelião de Notas, desde que todos os herdeiros sejam maiores e capazes (ou emancipados) e estejam de acordo com a partilha, conforme §1º do art. 610 do Código de Processo Civil: "Se todos forem capazes e concordes, o inventário e a partilha poderão ser feitos por escritura pública, a qual constituirá documento hábil para qualquer ato de registro, bem como para levantamento de importância depositada em instituições financeiras."

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais