Buscar

Na cidade A, com 50.000 habitantes, foram verificados 800 casos de Aids, sendo 300 novos e 500 antigos. Nesse sentido, a prevalência de Aids é de:

Respostas

User badge image

milene messner

1,6 %

0
Dislike0
User badge image

milene messner

1.Uma pesquisa mostrou que 28% da população de uma cidade foi infectada com o vírus da gripe. Numa amostra de 1000 pessoas, quantas não estariam infectadas?

720

280

28

72

620




Explicação:

A chance da pessoa não ter sido infectada é de 72%, logo multiplicamos o tamanho da amostra 1000 x 0,72 a chance da pessoa não ter sido infectada. Resposta: 720.




 2.Em 2005, a Assembleia Mundial de Saúde aprovou o novo Regulamento Sanitário Internacional (RSI/2005) que modificou a estratégia anterior para notificação internacional de problemas de saúde. Eventos recentes, de interesse em saúde pública, como a pandemia de Influenza A (H1N1), que repercutiram no quadro de morbidade e mortalidade da população brasileira comprovam a necessidade de:Erradicar a circulação de patógenos não-biológicos do território brasileiro.Responsabilizar as autoridades nacionais da ameaça para a população brasileira.Comunicar à autoridade sanitária local somente a ocorrência de fatos comprovados da doença.Proibir o consumo de alimentos de origem animal, principalmente a carne de porco e de frango.Disponibilizar o RSI em português para conhecimento de todos.



 3.Temos diversos tipos de amostras. Amostra casualizada, randômica ou aleatória é aquela obtida quando todos os elementos da população têm a mesma chance de pertencerem à amostra, amostra sistemática é aquela obtida por meio de um sistema intervalar de tempo ou de espaço, amostra estratificada é aquela onde os elementos da poopulação são divididos em estratos e dentro de cada estrato, são obtidos os elementos da amostra, amostra estratificada proporcional é aquela onde os elementos da população são divididos em estratos e dentro de cada estrato são obtidos os elementos proporcionalmente ao tamanho de cada estrato, amostra por conglomerados a população é dividida em estratos e sorteia-se um ou mais estratos e trabalha-se com os elementos dos estratos sorteados e amostra por conveniência é quando se adota um processo prático e conveniente para se obter os elementos da amostra. Assim, quando o médico escolhe uma amostra obtida de seus pacientes, ela é denominada amostra:

Por conveniência

Estratificada

Casualizada

Por conglomerados

Sistemática




 4.Numa doença de alta mortalidade, qual efeito a incorporação de um novo tratamento que evita a morte, porém não leva à cura, nem interfere no surgimento de novos casos, produz sobre a prevalência de uma doença?

Não seria afetada.

Aumentaria.

Diminuiria.

Reduziria pela metade.

Triplicaria.




 5.O Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica é um subsistema do Sistema Único de Saúde (SUS), baseado na informação-decisão-ação de doenças e agravos específicos. Seus principais objetivos são elaborar, recomendar e avaliar as medidas de controle e o planejamento.Dentro desse contexto, a Vigilância Epidemiológica pode ser definida como atividade de informação para decisão/ação, desenvolvendo várias funções específicas, tais como, exceto:Divulgação de informações pertinentes; normatização.Tomada de decisão/ação; avaliação;Descentralização.Coleta de dados e informações;Processamento, análise e interpretação dos dados coletados;



 6.Em séries estatísticas, têm-se espécies, locais e tempos. Quando os locais e tempos ficam fixos, variando somente as espécies, ela é dita ser uma série específica. Por exemplo:

Doenças na cidade A, em setembro de 2017.DoençasQuantidadesSífilis1.500Aids500Tuberculose1.000Câncer2.000

Da Tabela, conclui-se:

Das doenças, o Câncer ocorre com maior frequência, em 40% dos casos

Das doenças, o Câncer ocorre com maior frequência, em 30% dos casos

Das doenças, o Câncer ocorre com maior frequência, em 10% dos casos

 

Das doenças, o Câncer ocorre com maior frequência, em 50% dos casos

Das doencças, o Câncer ocorre com maior frequência, em 20% dos casos




 7.Na cidade A, com 50.000 habitantes, foram verificados 800 casos de Aids, sendo 300 novos e 500 antigos. Nesse sentido, a prevalência de Aids é de:

1,5%

2,0%

0,6%

1,6%

1,0%

0
Dislike0
User badge image

milene messner

QuestãoUma parte da população retirada para analisá-la denomina-se:

Pedaço

 Amostra

Universo

Parte

Dados brutos

Respondido em 22/02/2022 09:46:55

 2

          QuestãoNo Brasil, desde o final da década de 1980, vêm sendo desenvolvidas iniciativas com o propósito de melhorar a cobertura e a qualidade das informações sobre mortalidade materna. Entre essas iniciativas, destacam-se a implantação e estruturação de comitês de mortalidade materna e a institucionalização da Vigilância do Óbito Materno. Ao mesmo tempo, os governos federal, estaduais e municipais vêm implantando políticas públicas que visam à expansão e à melhoria da atenção à saúde da mulher, tendo como consequência a diminuição na taxa de mortalidade materna, principalmente nos óbitos por causas obstétricas diretas, como revela o gráfico a seguir.

 

Considerando as informações do texto e do gráfico apresentado, conclui-se que

 

a taxa de mortalidade materna por causas obstétricas indiretas tem-se mantido estável, fato que pode ser atribuído às medidas adotadas na atenção humanizada ao abortamento.

 a taxa de óbito materno por causas diretas apresentou uma queda, fato que pode ser atribuído aos investimentos nas ações preconizadas na política de atenção integral da saúde da mulher e ao programa de humanização no pré-natal e nascimento.

a taxa de mortalidade materna por causas obstétricas indiretas vem aumentando consideravelmente, podendo-se indicar a eclampsia como a causa principal desse aumento.

a taxa de mortalidade materna por causas obstétricas diretas vem diminuindo consideravelmente, o que justifica as medidas adotadas para a redução da transmissão vertical do HIV/AIDS e da sífilis congênita.

a taxa de óbito materno por causas obstétricas diretas manteve-se estável devido ao controle dos óbitos maternos pelo âmbito federal.

Respondido em 22/02/2022 09:47:00

 3

          QuestãoAs novas tecnologias e o empenho dos organismos públicos, associados aos interesses e boas práticas da iniciativa privada, ampliaram a rede de esgotos.

Considere que em 1990, a população era de 145 milhões de habitantes e, em 2010, de 190 milhões

Com base nos percentuais apresentados na reportagem, o número de habitantes no Brasil que contam com saneamento básico aumentou, de 1990 para 2010, em, aproximadamente:

25 milhões

10 milhões

45 milhões

 50 milhões

65 milhões

Respondido em 22/02/2022 09:47:10

 4

          QuestãoA razão de dependência é definida pela razão entre o segmento etário da população definido como economicamente dependente (os menores de 15 anos de idade e os de 60 e mais anos de idade) e o segmento etário potencialmente produtivo (entre 15 e 59 anos de idade), na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado. Ela mede a participação relativa do contingente populacional potencialmente inativo, que deveria ser sustentado pela parcela da população potencialmente produtiva. Valores elevados indicam que a população em idade produtiva deve sustentar uma grande proporção de dependentes, o que significa consideráveis encargos assistenciais para a sociedade. Deste modo, a razão de dependência é considerada:

 Um índice.

Uma taxa.

Um coeficiente.

Um número absoluto.

Uma proporção.

Respondido em 22/02/2022 09:47:19

 5

          QuestãoAnalise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:

O Brasil observa um processo de transição epidemiológica semelhante ao de países desenvolvidos, onde observa-se um esgotamento da morbimortalidade por doenças infecciosas e parasitárias, dando lugar a um perfil de doença e óbitos por doenças crônicas não transmissíveis.

O aumento da fecundidade e o aumento da longevidade impulsionaram o envelhecimento da população brasileira.

O aumento das causas externas representa um dos maiores e mais difíceis desafios do novo perfil epidemiológico do Brasil. As mulheres idosas são as mais afetadas pelos homicídios e acidentes de trânsito.

A mortalidade de crianças por doenças infecciosas e parasitárias (DIP), diarreia e desnutrição no Brasil vem aumentando desde a década de 1940 até os dias de hoje.

 O envelhecimento, a urbanização, as mudanças sociais e econômicas e a globalização impactaram o modo de viver, trabalhar e se alimentar dos brasileiros. Como consequência, tem crescido a prevalência de fatores de risco para o desenvolvimento das doenças crônicas não transmissíveis, como a obesidade e o sedentarismo.

Respondido em 22/02/2022 09:47:27

 6

          QuestãoAs variáveis: número disciplinas cursadas, tempo de dedicação aos estudos por semana, quantidade de livros retirados da biblioteca por semana são, respectivamente, exemplos de variáveis quantitativas:

Contínua, Contínua e Contínua

Contínua, Contínua e Discreta

Continua, Discreta e Contínua

 Discreta, Continua e Discreta

Discreta, Discreta e Discreta

Respondido em 22/02/2022 09:47:33

 7

          QuestãoA Razão de Mortalidade Proporcional de 50 anos ou mais mede a proporção de mortes a partir da idade mencionada em relação à totalidade de mortes. Em um determinado local onde o Indicador de Swaroop Uemura é alto, pode-se afirmar que:

I - o coeficiente de mortalidade infantil desse local deve ser alto;

II - a desnutrição protéico-calórica nesse local deve ser pouco prevalente;

III - a expectativa de vida nesse local deve ser baixa;

 IV - as afecções perinatais e as anomalias congênitas devem constituir as principais causas de morte entre menores de 1 ano de idade.

Está(ão) correta(s) somente a(s) afirmativa(s):

II e III

II

 II e IV

I e III

I e IV

Respondido em 22/02/2022 09:47:44

 8

          Questão

Um determinado Instituto realizou uma pesquisa sobre a intenção de voto do eleitorado brasileiro para presidência do Brasil. De maneira aleatória, foram entrevistados um total de 2500 indivíduos que guardavam características (idade, sexo, escolaridade, distribuição regional) representativas dos 136 milhões de eleitores do país. A pesquisa teve como resultado uma intenção de voto de 46% para o candidato João de Souza. Identifique, respectivamente, a população, a amostra e o nome dado ao resultado encontrado na pesquisa.

Eleitores brasileiros, 2500 indivíduos que foram entrevistados e parâmetro

 Eleitores brasileiros, 2500 indivíduos que foram entrevistados e estimativa

2500 indivíduos que foram entrevistados, Eleitores brasileiros e estimativa

Eleitores brasileiros, 46% e censo

2500 indivíduos que foram entrevistados, Eleitores brasileiros e parâmetro

Respondido em 22/02/2022 09:47:54

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina