Buscar

Há concurso de crimes em crimes sexuais?

Há concurso de crimes em crimes sexuais?

💡 1 Resposta

User badge image

Mariana Pinheiro

SIM, Informativo 125 STJ -> https://criminal.mppr.mp.br/pagina-980.html

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça concluiu pelo concurso de crimes entre as condutas consistentes em conjunção carnal e outro ato libidinoso, mesmo após o advento da Lei 12.015/2009, que promoveu alteração do Código Penal relativamente aos crimes contra a dignidade sexual.

É de conhecimento geral que essas condutas passaram a compor um só tipo - estupro, motivo pelo qual algumas vozes (inclusive dentro do próprio STJ) se levantaram no sentido de afastar a possibilidade de concurso. Neste sentido a 6ª. Turma decidiu nos processos de HC 129398/RJ, HC 114054/MT (continuidade delitiva) e HC 144870/DF (crime único).

Entretanto, com raciocínio diametralmente oposto, a 5ª. Turma, segundo notícia veiculada no site do STJ, “ao interpretar a Lei n. 12.015/2009, que alterou a redação dos artigos do Código Penal que tratam dos crimes contra a liberdade sexual, a Turma adotou a tese de que o novo crime de estupro é um tipo misto cumulativo, ou seja, as condutas de constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso, embora reunidas em um mesmo artigo de lei, com uma só cominação de pena, serão punidas individualmente se o agente praticar ambas, somando-se as penas. O colegiado entendeu também que, havendo condutas com modo de execução distinto, não se pode reconhecer a continuidade entre os delitos.” (Grifamos).
2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais