Buscar

Estado Liberal e o Estado Social, bem como discorra sobre como ambos influenciaram a formação do Estado Democrático de Direito atual.

"Embora a partir da segunda metade do século XX o Estado de Direito se tenha firmado como uma fórmula praticamente universal, o fato é que os perfis conceituais, institucionais e normativos do Estado de Direito ainda permanecem incertos e controversos, sobretudo em razão de seu desenvolvimento. Basta lembrar a frequência com que as noções de “Estado legal”, “Estado liberal”, “Estado democrático”, “Estado social”, “Estado constitucional” etc. são confundidas ou utilizadas como sinônimo de “Estado de Direito”, dada a sua ambiguidade conceitual. Em relação ao “Estado social”, em particular, a imprecisão aumenta, porque a expressão é empregada indistintamente para designar o Welfare State, o Estado intervencionista, o Estado social de direito, o Estado socialista, o Estado social constitucional etc. Que dizer, então, dos perfis conceituais do “Estado Democrático de Direito”, previsto no art. 1º da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988?

RANIERI, Nina. Teoria do Estado: do Estado de Direito ao Estado Democrático de Direito. 1ª ed., Barueri: Manole, 2013.

Considerando o excerto acima e os seus conhecimento sobre a temática, analise as características e diferenças entre o Estado Liberal e o Estado Social, bem como discorra sobre como ambos influenciaram a formação do Estado Democrático de Direito atual.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais