Buscar

Diante disso, considerando a formação de Joana, como você conduziria o desfecho da conversa com a fisioterapeuta em relação à conduta ética?

A área de estética é uma área em ascensão, visto que a busca pela melhoria da aparência vem crescendo nos últimos tempos. Com isso, mais profissionais estão buscando trabalhar nesse setor e, assim, diferentes formações vêm incorporando a estética em sua área de atuação.

Você, biomédico, é proprietário de uma clínica de estética tradicional em um bairro nobre do Rio de Janeiro. Em sua clínica, você tem funcionários de diversas formações atuando como esteticistas. Joana é técnica em estética e trabalha com você há anos. Ela é responsável por aplicar o procedimento de drenagem linfática e tem pacientes fidelizados que a acompanham desde o início de sua prática profissional, justamente por estar sempre fazendo cursos de atualização para conhecer novas técnicas.

Certo dia, uma jovem recém-formada em fisioterapia, aparece na clínica interessada em juntar-se à equipe. Durante a entrevista, ela afirma para você que é preciso acompanhar as novas tendências e estar sempre atento à legislação, pois, técnicos em estética, como Joana, não podem realizar o procedimento de drenagem linfática.

Respostas

User badge image

Elisa Urchnjak Hepp

Primeiramente, é importante conversar com a jovem fisioterapeuta, porque de acordo com o projeto de lei n.º 2.332-A de 2015, técnicos em estética podem atuar realizando a aplicação de procedimentos estéticos com recursos manuais para aplicar cosméticos, ativar a circulação, trabalhar a gordura localizada e realizar o procedimento de drenagem linfática e massagens, desde que não invasivas.

Além disso, é importante deixar claro que uma das condutas éticas do profissional é o respeito às diferentes formações profissionais. Assim, o esteticista dito como ético é aquele que atua de acordo com o seu próprio código de ética, mas com a consciência de que existem competências interdisciplinares que podem ser desempenhadas por profissionais de diversas formações. Nesse contexto de relações interprofissionais, a ética em saúde ressalta que é proibido praticar atos de deslealdade com os colegas de profissão, como a difamação e o constrangimento.

2
Dislike0
User badge image

elisa hepp

gjhgjv

1
Dislike0
User badge image

elisa2

46464

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando