Buscar

como funciona o metabolismo do glicogênio?

💡 8 Respostas

User badge image

Andressa Moreira

O glicogênio pode ser encontrado principalmente no fígado e nos miócitos, que são as células musculares.

O que é estocado pelo fígado pode ser usado por outros órgãos e células do corpo, mas o mesmo não acontece com o glicogênio estocado pelos músculos, utilizado apenas por eles próprios.
2
Dislike0
User badge image

Erick Alves

A síntese de glicogênio ou glicogenogênese ocorre através da regulação da insulina. Depois de comer, o nível de glicose no sangue aumenta. O pâncreas então libera insulina, que ativa a glicogênio sintase. Esta é uma enzima que converte o excesso de glicose em glicogênio.

1
Dislike0
User badge image

Bruna Almeida

METABOLISMO NORMAL DO GLICOGÊNIO

            A síntese e degradação do glicogênio envolvem conjuntos separados de enzimas funcionando de forma irreversível, ou seja, o processo de degradação não é o inverso da síntese.  Ao todo há pelo menos 8 enzimas envolvidas. Basta que uma falte para que a síntese ou degradação fiquem comprometidas, ou a molécula de glicogênio pode ser anormal. Além disso, há enzimas que têm formas diferentes em órgãos diferentes. P. ex., a fosforilase hepática, a primeira enzima da via de degradação, é diferente da fosforilase muscular. A falta congênita de uma não influencia o nível da outra. 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais