Buscar

Quais são as fontes das Obrigações?

💡 5 Respostas

User badge image

Caroline Mendes Ferreira

Existem inúmeras obrigações . Mas segundo o Código Civil existem 3 Tipos : 1 - O contrato que é principal fo te de obrigação 2- Ato Ilícito 3 - Atos Unilaterais
4
Dislike0
User badge image

Giovanni Klettenberg

O Direito se origina dos fatos (ex facto iur oritur). Logo, as fontes do Direito são a lei, a jurisprudência, a doutrina e os costumes.

2
Dislike0
User badge image

Felipe Rodrigues

A lei é a fonte imediata e primária de todas as obrigações. No Código Civil de 1.916 considerava fontes de obrigações que decorriam de manifestações bilaterais ou plurilaterais (contratos) e unilaterais (título ao portador, promessa de recompensa) da vontade, bem como os atos ilícitos (violação culposa ou dolosa da lei). Bem como a lei também gerava obrigações, por exemplo, a obrigação de alimentar.

O Código Civil de 2.002 manteve esse critério do Código Civil de 1.916, porém, ele não disciplina as fontes das obrigações em dispositivo específico, ele deixa a cargo da doutrina e da jurisprudência, posto que, ele reordena e introduz novos contratos e regulamenta os Atos Unilaterais (igual ao modelo do Código Suíço). Os Atos Ilícitos, definidos nos arts. 186 e 187.. Outro exemplo é a obrigação de alimentar que o art. 1.696 impõe aos parentes, ou de outras obrigações que decorrem de uma declaração de vontade.. 

O principal a se entender é que esses fatos só geram obrigações porque a lei dispõe! Ela dá o respaldo para que os fatos jurídicos gerem seus efeitos obrigacionais (arts. 389, 854 e seguintes; 186, 187 e 927, CC).

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais