Buscar

Quais as DTA’s mais conhecidas?

💡 4 Respostas

User badge image

Felipe Silva

As doenças mais conhecidas são:

Gonorreia
Infecção causada por bactéria. Na mulher, tem aspecto clínico variado, desde formas quase sem sintomas até vários tipos de corrimento amarelados e com odor forte na vagina (vaginite) e uretra.

Sífilis
É uma infecção causada por bactéria. No homem e na mulher, 20 a 30 dias após o contato sexual, surge uma pequena ferida (úlcera) em um dos órgãos genitais (pênis, vagina, colo do útero, reto).

Cancro mole ou bubão
É causado pela bactéria Haemophilus ducrey. Nesse caso, surgem várias feridas nos genitais (que são doloridas) e na virilha. A secreção dessas feridas pode contaminar diretamente, sem ter relações sexuais, outras pessoas e outras partes do corpo.

Tricomoníase
É causada pelo protozoário Trycomona vaginalis. Na mulher causa corrimento amarelo, fétido, com cheiro típico, que pode causar irritação urinária. Não há sintomas em homens.

Herpes genital
É causado por vírus. Em ambos os sexos surgem pequenas bolhas que se rompem e causam ardência ou queimação, e cicatrizam sozinhas. O contágio sexual só ocorre quando as bolhas estão no pênis, vagina ou boca.

Condiloma acuminado ou crista de galo
É causado pelo HPV, uma virose que está relacionada ao câncer de colo do útero e ao câncer do pênis. Inicialmente, é caracterizado por uma pequena verruga nos órgãos genitais tanto do homem como da mulher. O tratamento deve ser realizado em conjunto pelo casal.

Candidíase
É a infecção causada por micose ou fungo chamada de Candida albicans, que produz corrimento semelhante a leite coalhado, que causa muita coceira e afeta 20 a 30% das mulheres jovens e adultas. No homem dá coceira no pênis, vermelhidão na glande e no prepúcio. Deve-se tratar o casal. Pode não ser uma doença adquirida por transmissão sexual.

Clamídia
É considerada atualmente a doença sexualmente transmissível de maior incidência no mundo, podendo atingir homens e mulheres em qualquer fase de suas vidas, desde que nasçam de mães contaminadas ou durante o contato sexual. Nas mulheres, a porta de entrada é o colo uterino. O sintoma, quando ocorre, é um discreto corrimento.
0
Dislike0
User badge image

Gislaine Carvalho de Quadros

Creio que o colega abaixo se confundiu. Ele citou as DST'S (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

As DTA´S ( Doenças transmitidas por alimentos), mais comuns são:

Salmoneloses (causadas pela Salmonella spp). Ovos crus e carne (principalmente de aves e bovina)

Vômitos ou diarréia (causadas pelo Bacilus cereus)

Outras bactérias que podem causar DTA´S:

Staphylococcus aureus - Produtos cárneos, frangos, produtos de confeitaria, doces e salgados. Produtos muito manipulados.

Clostridium perfringes - Carnes cozidas ou assadas, molhos e sopas.

Clostridium botulinum - conservas (principalmente as caseiras) de vegetais, peixes e carne.

Vibrio parahemolyticus - Pescados de origem marinha, geralmente ingeridos crus.

Listeria monocytogenes - Leite, queijo fresco, patês, carnes processadas.

Campylobacter jejuni - Leite cru, fígado de boi, mariscos crus, água.

Escherichia coli (patogênica) - Diversos alimentos, água. Outra causadora comum de DTA´S, principalmente por manipuladores sem higiene adequada das mãos.

Escherichia coli (enterohemorrágica) - Hamburguer, leite cru, embutidos, iogurte, alface, água.

Escherichia coli (enteroinvasiva) - Saladas e outros alimentos não higienizados, água.

Escherichia coli (enterotoxigênica) - Queijos frescos, água, saladas e outros alimentos sem tratamento adequado.

Todas causam sintomas semelhantes, algumas causam sintomas mais graves. Por isso a importância de tentar identificar o possível alimento causador da DTA, para facilitar a identificação do patógeno.

Espero ter ajudado.

0
Dislike0
User badge image

Melissa Dantas

As DTA’s mais conhecidas são: Salmonella e Escherichia coli.
0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais