Buscar

Elaborar um plano de aula que problematizasse a unidade temática de Dança atrelado ao componente lúdico, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental.

Das coisas simples da vida às grandes aventuras! Com simples objetos desprovidos de muitas cores, sons e até mesmo material sofisticado, a criança adentra, por meio da ludicidade, no mundo das brincadeiras. Você se lembra dos seus brinquedos de criança de que mais gostava? Para muitas crianças, um pedaço de papel pode se tornar um avião, uma sacolinha de plástico, um balão, ou até mesmo caixinhas de fósforo podem ser tijolos que alicerçarão uma casinha de papel. E o interessante é que, diferentemente dos brinquedos de hoje, brincar a partir de objetos aparentemente desprovidos de ludicidade é a porta de entrada para o mundo da brincadeira infantil.

Com isso em mente, os professores de Educação Física que atuam no Ensino Fundamental devem estar cientes de que, nessa fase da escolarização, o objetivo da proposta pedagógica passa longe de uma formação de futuros atletas. A unidade temática do jogo e da brincadeira ganha destaque e, atrelados a esta, os demais conteúdos da Educação Física escolar podem ser tematizados por meio do contexto lúdico.

Foi justamente o que aconteceu com você, ao ser contratado para atuar no Ensino Fundamental em uma escola particular de seu Município. Durante a licenciatura em Educação Física, você havia estudado a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e como esse documento norteador da educação nacional traçava os contornos e entornos de sua prática docente em contexto escolar.


💡 1 Resposta

User badge image

weviston albuquerque

Plano de aula

Disciplina: Educação Física.

Tuma: 6º ano do ensino fundamental.

Unidade temática: Danças.

Objeto de conhecimento: Danças comunitárias e regionais.

Tempo da aula: 60 minutos.

Tema da aula: Ludicidade como recurso didático para aprender a dançar.


Introdução.

o professor irá tratar todo o conteúdo na dimensão conceitual, procedimental e atitudinal a partir da ludicidade como meio para vivência da prática corporal. Ao abordar danças comunitárias e regionais o docente poderá identificar o que os alunos entendem por dança e quais gestos e movimentos trazem consigo, além de problematizar como poderiam tornar coletiva a vivência da dança em sala de aula.


Objetivo.

trabalhar a noção de espaço e tempo, assim como o ritmo, valendo-se da ludicidade e de materiais didático-pedagógico alternativos.


Material Didático-Pedagógico.

Cadeiras da sala de aula, músicas.


Vivência.


Dança da cadeira.

O professor solta a música e as crianças dançam em roda com gestos livres ao redor do circulo de cadeiras. Ainda durante a música o professor retira uma das cadeiras e com discrição, pausa a música. Cada aluno deve, então, buscar um assento. Todavia, aquele que ficar de pé, em vez de ser excluído da brincadeira, poderá escolher o gesto que a turma fará durante a nova rodada da dança da cadeira (ex: movimentos de braços, pernas, etc.) e, inclusive, voltar para a dança a fim d participar novamente. A cada nova rodada da dança, mais crianças ficarão sem assento, daí elas jogarão par ou impar (em caso de duplas) ou pedra, papel e tesoura (com maior número de alunos). a fim de decidir quem escolherá o gesto engraçado a ser incorporado na dança.


Avaliação.

Ao término das atividades , o docente poderá avaliar verbalmente a aula com os alunos, solicitando que eles falem o que mais gostaram, o que foi para eles mais fácil, difícil e o que gostariam de repetir em uma próxima aula.





0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais