Buscar

Pergunta 3 - Atividade 4 - Elementos de Mecanismos

Considere o sistema planetário de engrenagens da figura adiante. Nele, a engrenagem sol (componente 1) tem 80 dentes externos, a engrenagem planetária (componente 2) tem 20 dentes externos, e a engrenagem anel (componente 4) tem 120 dentes internos. Considere também que o braço tem velocidade de 10 rpm no sentido anti-horário e a engrenagem anel está parada.

Nessas condições, a razão de transmissão e a velocidade da engrenagem sol são respectivamente iguais a:

Fonte: Elaborada pelo autor.

#PraCegoVer: a figura mostra um sistema planetário. No centro, está a representação de uma engrenagem azul-escuro (componente 1), sendo ela a maior delas. Uma engrenagem menor, na cor azul-claro (componente 2), está conjugada à engrenagem azul-escuro; um braço (componente 3) une as aludidas engrenagens, azul-claro e azul-escuro. Uma engrenagem interna azul-escuro (componente 4), em formato de anel e maior, engrena também com a engrenagem azul-escuro. Demais componentes estão dentro do anel, e três linhas indicam que a engrenagem anel azul-escuro está fixa.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A razão de transmissão é dada pela fórmula: Razão de transmissão = (Número de dentes da engrenagem sol) / (Número de dentes da engrenagem planetária) No caso, a engrenagem sol tem 80 dentes externos e a engrenagem planetária tem 20 dentes externos. Portanto, a razão de transmissão é: Razão de transmissão = 80 / 20 = 4 A velocidade da engrenagem sol pode ser calculada utilizando a fórmula: Velocidade da engrenagem sol = (Velocidade do braço) / (Razão de transmissão) No enunciado, é informado que a velocidade do braço é de 10 rpm. Substituindo na fórmula, temos: Velocidade da engrenagem sol = 10 / 4 = 2,5 rpm Portanto, a razão de transmissão é 4 e a velocidade da engrenagem sol é 2,5 rpm.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais