Buscar

Princípios Constitucionais do Direito Penal

Considere que um sujeito, com o intuito de receber indenização ou valor de seguro, lese o próprio corpo ou agrave as consequências de uma lesão. Após recebido o valor do seguro, o mesmo foi investigado pela polícia e denunciado pelo Ministério Público com no art. 171, CP. Segundo o princípio da Lesividade e da intervenção mínima, a atuação dos orgãos Estatais estaria correta? Justifique comentando os princípios supracitados. 

💡 2 Respostas

User badge image

Ari Rigodanzo

Verificado, pois, em rápidas linhas, que a missão do Direito penal em um Estado Democrático de Direito é a de exclusiva proteção de bens jurídicos, e que esses bens jurídicos, cada vez mais imateriais, possuem qualidade de valor, cumpre buscar na Constituição, como guardiã da finalidade da ordem jurídica, os princípios que orientam a interpretação desse Direito penal valorado.

Por começo, não pode haver dúvida de que a criação de tipos penais pelo legislador encontra muralhas constitucionais intransponíveis.

O legislador não pode p. ex., criminalizar condutas que derivam dos direitos de liberdade, como se dá com a liberdade de associação e reunião13.

Por outro lado, a Constituição pode sugerir a criminalização, conforme ocorre no Brasil no art. 5º, incisos XLI e XLII, que determinam o castigo à discriminação contra os direitos e liberdades fundamentais, e a prática do racismo, respectivamente.

Para além desses dois parâmetros constitucionais, os autores costumam relacionar princípios que irradiam da Constituição e conformam o Direito penal determinando a estrutura da dogmática jurídico-penal, de forma que constituam em instrumento limitativo do poder punitivo estatal, em benefício dos cidadãos.

São eles: 

1. Princípio da exclusiva proteção de bens jurídicos

2. Princípio da intervenção mínima

3. Princípio da materialização do fato

4. Princípio da ofensividade ou lesividade

5. Princípio da responsabilidade pessoal

6. Princípio da responsabilidade subjetiva

7. Princípio da culpabilidade

8. Princípio da proporcionalidade

9. Princípio da humanidade

10. Princípio da dignidade humana

11. Princípio da igualdade

12. Princípio da legalidade

 

1
Dislike0
User badge image

Lourdes Medeiros

Obrigada!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais