Buscar

Agronegócio

 

1)                Historicamente, na época seca do ano ou de frio intenso, os preços do leite tendem a aumentar, tornando-se interessante o uso de sucedâneos lácteos (substitutos do leite, leite em pó) como alternativa para baratear os custos de criação da bezerra (bovinocultura de leite). Os sucedâneos podem ser uma ótima opção para dieta líquida de bezerros pois garantem constância na composição e qualidade, trazem independência do bezerreiro quanto aos horários de alimentação, além de permitirem manipulação do teor de sólidos da dieta líquida. Na escolha de um sucedâneo, a formulação é o fator mais importante, devendo ser considerados não só os teores, mas também as fontes de proteína, carboidrato e gordura digestível.

Adaptado de: Uso de sucedâneos do leite: uma opção interessante para o momento.

Disponível em: Uso de sucedâneos do leite: uma opção interessante para o momento (nutron.com.br) Acesso em: 31/jul/2022, às13h14min

Agora, assinale a alternativa incorreta (destaque em vermelho)sobre o uso de sucedâneos do leite (Valor 0,415):

A)              O desempenho e o crescimento do animal são determinados pelos teores de proteína e energia disponíveis na dieta, além do volume de fornecimento. Quanto maior o volume fornecido, maior será o ganho de peso dos animais. No entanto, animais em crescimento acelerado têm um maior aumento na exigência em proteína do que em energia. Dessa forma, animais em aleitamento intensivo precisam receber sucedâneos com maiores teores de proteína.

B)               É importante ressaltar que o produto deve ser de fácil diluição, sem empedramento, de cor clara e com odor agradável, de boa palatabilidade e semelhante ao leite.

C)               As recomendações do NRC (2001) são de teores de proteína bruta (PB) entre 20-22%, de origem láctea ou não para sistemas de aleitamento convencional (4 litros por dia). Nas três primeiras semanas de vida, as proteínas lácteas são mais indicadas por apresentarem aminoácidos essenciais e digestibilidade entre 87-98%. Os bezerros jovens não apresentam enzimas intestinais capazes de digerir fontes de proteína ou carboidratos de origem vegetal, o que só vai ocorrer a partir de 3 semanas de vida.

D)              Os componentes lácteos do sucedâneo podem ser: o soro desidratado, soro desmineralizado e as proteínas concentradas do soro. Essas fontes têm fatores anti-nutricionais (substâncias que agem negativamente no desenvolvimento) que podem matar os animais jovens.