Buscar

QUESTAO CULTURA RELIGIOSA??????

Questão Associativa. A questão trata a respeito dos diversos movimentos religiosos que se estabeleceram no Brasil ao longo de sua história. Faça a leitura atenta dos enunciados abaixo e, com auxílio de leituras adicionais, assinale (1) para as questões VERDADEIRAS e (2) para as questões FALSAS

1    1 VERDADEIRA

 

2    2 FALSA

 

    a) ( ) No período colonial do Brasil havia plena separação entre Igreja e Estado, o que levava ambas a cuidarem especificamente dos assuntos de suas competências específicas. Após a Proclamação da República, o Catolicismo passou a constituir-se na religião oficial. A partir de então, as religiões tiveram sua liberdade de culto limitada pelo que a igreja oficial determinasse.

 

    b) ( ) A liberdade religiosa, confirmada pela 1ª Constituição da República, fez com que a Igreja Católica fosse obrigada a conviver com outras religiões, tais como as denominações protestantes históricas e outras manifestações religiosas. Isto, no entanto, não fez com que a Igreja Romana perdesse totalmente a sua influência no cenário político e social brasileiro.

 

    c) ( ) Entre as correntes religiosas presentes e atuantes no cenário brasileiro estão os pentecostais e neopentecostais, modificando o espaço religioso nas grandes cidades. São igrejas, cujas atividades estão voltadas a grandes públicos, de diversas camadas sociais. Entre suas características destacam-se a total ênfase em milagres e a ausência de imagens em seus templos.

 

    d) ( ) As religiões Afro Brasileiras, mesmo antes da Proclamação da República, gozavam de plena liberdade religiosa em terras brasileiras, não havendo qualquer restrição às suas crenças e ritos. Desde a sua chegada ao Brasil, os escravos foram incentivados a praticar a sua religião, conquistando com isso muitos adeptos. Hoje constituem-se no segundo maior grupo religioso do país em termos numéricos.

 

    e) ( ) A migração de fiéis para outras religiões emergentes foi um dos motivos que levou a Igreja Católica, com a realização do Concílio Vaticano II, a fazer a chamada opção pelos pobres, procurando reaproximar-se de seus seguidores, adequando-se às necessidades do povo. Tal postura da Igreja Romana também permitiu o surgimento interno de diversas tendências, tais como a Teologia da Libertação e os Movimentos Carismáticos.

💡 1 Resposta

User badge image

Gustavo Barbosa Moro Fatini

A- falsa

B- verdadeira

C- verdadeira

D- falsa

E- verdadeira

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais