Buscar

Tópicos avançados em administração

Durante anos as bonecas Barbie foram vendidas no Japão com uma aparência diferente de suas congêneres america‐ nas. Elas tinham traços faciais asiáticos, cabelo preto e usa‐ vam figurinos inspirados em modelos japoneses. Entre‐ tanto, ao conduzir uma pesquisa com consumidores ao redor do mundo, a Mattel Inc. constatou algo surpreen‐ dente: a Barbie original, de cabelo loiro e olhos azuis, tinha em Hong Kong a mesma aceitação que em Hollywood. As garotas não se importavam se a Barbie não se parecesse com elas. “Tudo não passa de fantasia e cabelo”, disse Peter Broegger, gestor de operações da Mattel na Ásia. “Na Ásia, as bonecas Barbie loiras simplesmente vendem tão bem quanto nos Estados Unidos.”

Por exemplo, a Barbie Rapunzel da Mattel, com cabelo loiro até o tornozelo e vestido de baile cor‐de‐rosa, foi lan‐ çada no mesmo dia em 59 países, inclusive nos Estados Unidos – o produto mais importante que a empresa lan çou. No primeiro ano, a Barbie Rapunzel e produtos relacionados geraram US$ 200 milhões em vendas globais; quase metade delas fora dos Estados Unidos. A Mattel não fabrica mais bonecas Barbie com traços asiáticos.

Dois acontecimentos recentes mudaram os gostos das crianças. Um é a rápida expansão mundial dos canais de TV a cabo e por satélite, que, em conjunto com os filmes e a internet, expõe milhões de crianças aos mesmos ícones populares. Por exemplo, atualmente a Walt Disney Co. opera 24 canais de TV a cabo e por satélite da marca Disney em 67 países além dos Estados Unidos – um crescimento do zero em apenas alguns anos.

Julgue:

I. O objetivo comum de todos esses elementos mutuamente reforça‐dores do mix promocional é somente a venda bem‐sucedida de produtos ou serviços.

II. Em vários mercados, a disponibilidade de canais de comunicação com os clientes pode ser um fator determinante nas decisões sobre a forma de entrada.

III. A maioria dos fabricantes de brinquedos concordaria que não é possível comercializar brinquedos lucrativamente em países em que não há estratégias de promoção direcionados a crianças.

IV. A área de desenvolvimento de produtos e serviços deve se informar por meio de pesquisas sobre a disponibilidade de canais de comunicação. Quando se desenvolve um produto ou serviço para atender às necessidades de um mercado‐alvo, os clientes‐alvo devem ser informados sobre a importância e a disponibilidade dessas ofertas.

V. Com frequência, informações diferentes são apropriadas para canais de comunicação diferentes, e vice‐versa.

 


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

Tópicos avançados em ti

Gestão de Serviços em Ti

UNINTER

User badge image

Ana Carvalho

Materiais relacionados