Buscar

Com base nos princípios da doutrina social da igreja, responda.

1


Os princípios permanentes da doutrina social da Igreja.constituem os verdadeiros e próprios gonzos do ensinamento social católico: trata-se do princípio da dignidade da pessoa humana (...) no qual todos os demais princípios ou conteúdos da doutrina social da Igreja têm fundamento., do bem comum, da subsidiariedade e da solidariedade. Estes princípios, expressões da verdade inteira sobre o homem conhecida através da razão e da fé, promanam «do encontro da mensagem evangélica e de suas exigências, resumidas no mandamento supremo do amor com os problemas que emanam da vida da sociedade».. A Igreja, no curso da história e à luz do Espírito, refletindo sapientemente no seio da própria tradição de fé, pôde dar-lhes fundamentação e configuração cada vez mais acuradas, individualizando-os progressivamente no esforço de responder com coerência às exigências dos tempos e aos contínuos progressos da vida social. 


(Compêndio da doutrina social da Igreja, n.160)


2


Os pastores reconhecem o tempo difícil pelo qual o povo brasileiro e o país atravessam. “Nosso País está envolto numa complexa e sistêmica crise, que escancara a desigualdade estrutural, historicamente enraizada na sociedade brasileira. Constatamos os alarmantes descuidos com a Terra, a violência latente, explícita e crescente, potencializada pela flexibilização da posse e porte de armas que ameaçam o convívio humano harmonioso e pacífico na sociedade. Entre outros aspectos destes tempos estão o desemprego e a falta de acesso à educação de qualidade para todos”, pontuaram. (Carta dos bispos reunidos na 59ª Assembleia Geral da CNBB “Mensagem da CNBB ao povo brasileiro sobre o momento atual” 02/09/2022)


3


Em entrevista para a primeira edição da revista CNBB Social, o bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Ulrich Steiner, afirmou que a ação social é parte integrante da ação evangelizadora da Igreja e decorre de seu compromisso com o Evangelho.




Com base nos princípios da doutrina social da igreja, analise as seguintes afirmativas a respeito de motivo pelo qual o cristianismo católico investe fortemente em ações sociais.


I. A preocupação dos cristãos por questões sociais, como economia, política, mundo do trabalho, entre outros, causa a ideologização da fé fazendo que ideologias de gênero, neoliberais, nacionalistas e socialistas se destaquem.


II. O fundamento da ação social está na centralidade do ser humano, imagem e semelhança de Deus e objeto do amor incondicional; portanto a ação social não tem o princípio o poder, a tecnologia, etc., mas a gloria de Deus.


III. Evangelizar é ensinar doutrinas espirituais para a salvação em Deus; as preocupações por questões sociais não são expressão da espiritualidade nem do campo da evangelização propriamente dita.


 


É correto o que se afirma em


A) II e III, apenas.


B) I, II e III.


C) II, apenas.


D) I e III, apenas.


E) I, apenas.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais