Buscar

De que maneira a membrana externa das bactérias Gram-negativas interferem com o processo de coloração de Gram?

💡 2 Respostas

User badge image

Ariane Sousa

A técnica de Gram, mundialmente conhecida como coloração de Gram, é um método de coloração de bactérias que permite diferenciar bactérias com diferentes estruturas de parede celular a partir das colorações que estas adquirem após trata com agentes químicos específicos.

Bactérias Gram-positivas são aquelas cujas paredes celulares não perdem a cor azul-arroxeada quando submetidas a um processo de descoloração depois de terem sido coloridas pela violeta de genciana. As que assumem um tom róseo-avermelhado quando submetidas ao mesmo processo são ditas Gram-negativas.

1
Dislike0
User badge image

Deygiane Xavier

As bactérias Gram positivas possuem apenas a membrana celular enquanto as Gram negativas possuem uma membrana externa na parede celular. Essa membrana externa é corada com o primeiro corante (cristal violeta) assim como as Gram negativas, no entanto, ao se usar álcool-acetona esse destrói a membrana externa da gram negativa e, portanto, remove o cristal violeta desta forma essa bactéria fica incolor e de difícil visualização, por este motivo se utiliza outro corante (safranina ou fucsina) que cora a gram negativa de rosa e a gram positiva continua com sua coloração violeta.

1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais